Conselho de Pastores de Uberaba e Região já está trabalhando na organização da Marcha para Jesus, programada para dezembro. Um evento que, normalmente, agita a classe política. Mas fica o aviso: a maioria dos evangélicos não vê com simpatia a politização do evento religioso.
Verba pública
Este ano, a Marcha para Jesus não contará nem está sendo pedido patrocínio ao poder público, e dificilmente terá um grande show. Haverá valorização dos artistas uberabenses – tem dito o pastor David Fidélis, presidente do Conpar.
Compromisso
Não há preocupação de levar multidão para as ruas durante a Marcha. O objetivo – diz o evangélico Ronaldo Amâncio – é orar pela cidade, pedindo a Deus que Uberaba se desenvolva em todas as áreas, tenha menos criminalidade e as famílias sejam prósperas e abençoadas.
Graças ao Senhor
“Queremos acima de tudo a aprovação de Deus, e não o reconhecimento humano” – sentencia Ronaldo Amâncio.
Barulho
Reunião de novembro dos órgãos de segurança de Uberaba, Ministério Público e juízes, por iniciativa do titular da 2ª Vara Criminal terá na pauta um dos problemas que incomodam uberabenses e não é enfrentado: a poluição sonora, em especial a noturna.
Morador de rua
Outro assunto que incomoda e é de difícil solução estará na pauta: as pessoas em situação de rua. As rondas feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Social até tentam dar-lhes um abrigo, mas esbarram no direito de ir e vir desse público. Muitos se recusam a sair das ruas e alguns são, inclusive, agressivos.
Diagnóstico
Levantamento feito este ano pela SEDS mostra que Uberaba tem 270 pessoas vivendo em condições de rua e que, deste total, 11 são portadoras de curso superior. Apenas 8 não sabem ler nem escrever e somente 4 nunca frequentaram escola.
Uma luz
O envolvimento do Judiciário e do MP representa a possibilidade de surgir “uma luz” na escuridão que envolve as duas situações. No caso específico da poluição sonora, os munícipes já não sabem a quem reclamar.
Bens bloqueados
Os pais dos dois menores envolvidos no assassinato da mocinha Melissa Campos, de 14 anos, em sala de aula, tiveram os seus bens imóveis efetivamente bloqueados em cartório por determinação judicial. O crime ocorreu em maio deste ano.
Indenização
Em ação de indenização formalizada pelos pais de Melissa, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 1 milhão de bens das outras duas famílias.
Na Justiça
Contratados temporários demitidos pela Prefeitura este ano procuraram o advogado Geovane Soares. Dispensados há quatro meses, o grupo ainda não recebeu os acertos rescisórios, e suspeita que nem todos os demitidos estejam na mesma situação, mas gostaria de saber por que uns já receberam e outros não.
Falsidade
Polícia Civil instaurará inquérito contra os dois homens que se beneficiaram de falsos atestados médicos apresentados à empresa em que trabalham. A denúncia foi feita por médica da UPA do Mirante que teve a sua assinatura falsificada nos atestados levados ao seu conhecimento por terceiro.
Agressão à mãe
Uma senhora de 73 anos precisou recorrer à Polícia Militar para fazer com que o filho de 52 anos deixasse a sua residência. O homem estava morando de favor com a mãe, mas, viciado em álcool e drogas, a agredia rotineiramente, tornando-se uma presença indesejada na casa.
Qualificação
Setembro foi de muita qualificação para os Guardas Civis. Eles participaram de treinamento pré-hospitalar, ministrado pela UNIUBE, ouviram orientações de especialistas da Polícia Civil sobre a preservação de local de crime (prática importantíssima para a coleta de provas pela polícia científica) e ainda sobre doenças mentais.
Autoextermínio
SEU e direção do Instituto Maria Modesta fazem investigação interna de dois casos de autoextermínio de pacientes ocorridos no antigo Sanatório Espírita em pouco mais de um mês. O segundo deles na noite de 4ª feira.
Investigando
Ex-vereadora em Conceição das Alagoas foi denunciada ao Ministério Público pelo vereador Gustavo Carvalho (“Gutim do Natal”). A denúncia levanta suspeitas que a ex-edil estaria de posse de três áreas do município, além de participar de nepotismo na Prefeitura. Gutim do Natal pede investigação do MP.
O loco!
Autoridades federais estão se apegando ao número de motoristas inabilitados para justificar a facilitação da CNH sem gastos com Cursos de Formação de Condutores. Secretaria Nacional de Trânsito fala em 20 milhões de pessoas dirigindo sem habilitação.
Faltando
Ministério Público acolheu denúncia de falta de professor de apoio em escolas do município. Documento recebido como notícia de fato, a ser apurado em procedimento.
Acolhimento
Avançam as trativas do juiz Fabiano Veronez para dotar a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de um acolhimento qualificado às vítimas que a ela se dirijam. Veronez conta agora com o envolvimento também do colega Marcelo Geraldo Lemos, da Vara da Infância e da Juventude, igualmente interessado no acolhimento.
Parceria
Os dois magistrados estiveram reunidos com a pró-reitora da Uniube, Maria Heliodora Collaço, a diretora do Curso de Psicologia, Maria Regina Basílio, e a professora Jusseli Rodrigues, buscando a parceria da universidade. A idéia é que estudantes de Psicologia participem do acolhimento aos vulneráveis. Vítimas não teriam contato com os seus agressores.
Absolvido
Em julgamento no Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal, em que o próprio Ministério Público pediu a absolvição do réu por falta de provas, Nilton Cesar Roque deixou de responder pela tentativa de assassinato de Francisco Henrique Ribeiro Avelino. Crime ocorrido em 4 de abril de 2016, no Bairro Alfredo Freire. Francisco foi baleado, mas sobreviveu.
Fatalidade
Na defesa de Nilton atuaram os advogados Leuces Teixeira e Samara Mendes. O então réu não compareceu ao julgamento em que foi absolvido por estar acompanhando o velório do próprio pai.