Em ato solitário na manhã de sábado, no calçadão, o ex-vereador José Severino empunhava e tremulava, silencioso, uma bandeira do PT. De dentro de um carro passando pela avenida Leopoldino de Oliveira, um homem lançou uma série de impropérios dirigidos a Severino.
Deus evitou...
E bastou o ex-vereador levantar o braço para que o motorista diminuísse a velocidade como que querendo briga. Tempo suficiente para ouvir: “Vai com Deus, irmão”, desejado a ele por Zé Severino, comprovadamente um homem de paz. No veículo não havia propaganda política nem o desconhecido fez qualquer referência a outra sigla ou candidato.
Fiasco
Uberaba “pagando mico” aos olhos de palestrantes gabaritados convidados para o Seminário de Turismo no CitTur. A cadeia de turismo, que reúne os maiores interessados no tema, não compareceu, com honrosas exceções.
A pergunta
De cara a primeira palestrante perguntou: quem dos restaurantes está aqui? Ninguém; quem das agências? Duas; quem dos hotéis? Zero. Platéia era formada, em sua maioria, por pessoas interessadas no turismo, mas que não são do ramo.
Culpa do sistema
Secretaria de Saúde volta a atribuir a falhas no encaminhamento de informações para o sistema do SUS a decepcionante posição (798º em Minas e 5322º no Brasil)) de Uberaba no ranking da Assistência Primária à Saúde nos municípios.
Há um ano
O argumento foi também usado nos primeiros meses da vacinação contra Covid-19: o preenchimento a mão dos indicadores, “o que prejudica o envio de dados em tempo real”.
Correção
A SMS diz que está com ações em andamento para sanar falhas no encaminhamento das informações para o SUS. Uma das ações é a licitação de sistema de gestão integrada da tecnologia de informação da Saúde.
Recuo
No 1º quadrimestre, o baixo cumprimento de metas na saúde primária havia deixado Uberaba em 825º. O recuo do 2º quadrimestre reflete a morosidade na solução de problemas que tiram recursos da assistência à saúde do município. Ainda que estar em 825º lugar não seja nada animador.
Rotatividade
O fraco desempenho da Atenção Primária à Saúde tem vários motivos. Um deles é pontuado pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira: a rotatividade de chefes no Departamento e Assistência Básica. Três profissionais já passaram por lá.
Dados corretos
Na alegação de que houve transmissão de dados incorretos, prejudicando o desempenho de Uberaba, a coluna se dispôs a publicar aqueles que seriam os “dados corretos”. Embora pedidos à SMS, eles não chegaram até o fechamento desta edição.
Antenado
Delegado Tiago Cruz fez questão de acompanhar de corpo presente a sessão da Câmara de Veríssimo, quinta-feira, quando foi votado o pedido de licença do investigado vereador Marçal Monteiro. E mais do que iss filmou a reunião dos vereadores.
Os votos
Votaram a favor da licença, que evita, por 4 meses, Marçal ser cassado por estourar as faltas às reuniões, os vereadores Daniel dos Reis, Délio Vitório e Muniany Santos. Dos três, somente ela é do Patriotas, partido do vereador que está foragido.
Contra
Contra a concessão da licença votaram Antônio Donizete, Carlos Henrique, Luciano Matheus, Joel Marques e Sebastião Júnior. Foram maioria, mas perderam por um voto. Eram necessários seis.
Promotor Rafael Moreno aguardou por manifestações que não chegaram.
Descaso
Passados mais de cinco meses desde a recomendação do Ministério Público à Prefeitura e ao “Hélio Angotti”, para que se entendessem quanto às suas divergências na prestação de contas de repasses em 2019, nenhuma das partes se manifestou.
Perícia
Como a SMS disse que o hospital não usou os recursos na forma combinada e o “Hélio Angotti” alega que sim, na ausência do entendimento sugerido e de qualquer resposta ao MP, o promotor Rafael Moreno pediu uma perícia nas contas.
Muito dinheiro
A diferença em discussão e de cerca de R$ 5 milhões de uma verba de R$ 8 milhões, e o resultado da perícia pedida nos últimos dias de setembro será fundamental para uma posição do MP. “Eu não sei quem está certo” – afirmou o curador da Saúde.
Tribunal
Mesmo tendo a expectativa de que não precisará fazer isso, Rafael Moreno não descarta a possibilidade de encaminhar o impasse para o Tribunal de Contas da União.
Terá ajuda
Outro que falou ao JM News 1ª edição foi o reeleito deputado federal Zé Silva, segundo o qual ele e Romeu Zema ajudarão Elisa a cumprir metas do seu plano de governo. Compromisso do Governo do Estado que não se viu neste 1º mandato.
Recapeamento
Outra afirmação do deputado foi que ajudará Elisa a viabilizar um programa de recapeamento asfáltico em Uberaba. Para isso serão precisos muitos milhões de reais, um dinheiro que a Prefeitura não tem para investimento.
Simples assim
Apesar de o secretário-geral do SDD em Minas ter divulgado nota, em papel timbrado do partido, anunciando no fim de semana o apoio da sigla a Lula. Presidente do SDD, Zé Silva, minimiza o episódio. Diz ele que Luiz Carlos Miranda estava falando apenas por si.
Luiz Cláudio faz ressalva: se números estiveram corretos.
Virada é difícil
Para o estatístico e analista de pesquisas eleitorais Luiz Cláudio Campos, um dos dados mais importantes do resultado divulgado pelo IPEC nesta segunda-feira está nos fotos definidos. Nada menos do que 94% dos eleitores disseram que não mudarão o voto. “Se os números estiveram corretos, será muito difícil uma virada em favor de Bolsonaro” – sentenciou, citando a diferença de 10 pontos percentuais pró-Lula dos votos válidos.
Segurança
A prioridade de execução das metas constantes do Plano Municipal de Segurança Pública estará definida em breve, sabendo-se das particularidades existentes. O plano traça ações costuradas a várias mãos, algumas delas dependendo de órgãos estaduais.
Preto no branco
O secretário-executivo do Comseg, que costurou o entendimento entre todos os órgãos ligados à segurança pública, pretende tornar público as metas prioritárias e o prazo de execução de cada uma. Coronel Alexandre Marcelo Costa explica que algumas reuniões serão necessárias antes disso.
E agora?
Solidariedade e Pros acertaram a fusão dos dois partidos no fim de semana. Elisa, certamente, está pensando em reeleição, mas agora surge uma sombra dentro do novo grupo que está por vir. Tiago Mariscal se coloca como pré-candidato a prefeito.
Vandalismo
Nos últimos meses em pelo menos quatro ocasiões a pista de skate do “piscinão” foi alvo de vândalos, lamenta a Secretaria de Serviços Urbanos.
Contaminações
Na semana passada Uberaba teve um dos menores números de pacientes ativos da Covid-19. Apenas 160 pessoas consideradas sem riscos e 8 pacientes internados. As contaminações do período foram somente 69, contra 129 na semana anterior, conforme dados apurados por Jurandir Ferreira.
Óbitos
As duas últimas semanas do levantamento tiveram dois mortos em cada uma, enquanto a taxa de positividade caiu de 10,85% para 5,97%. Por outro lado, Uberaba se mantém com taxa de mortalidade acima de Minas Gerais e do Brasil.
“Uma vida não questionada não merece ser vivida”
(Platão)