FALANDO SÉRIO

Excesso de energia inibe novas usinas fotovoltaicas no Triângulo Mineiro

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 17/02/2025 às 21:36Atualizado em 18/02/2025 às 20:37
Compartilhar

Sem investimentos em linhas de transmissão e subestações, a cada dia está mais difícil arrancar autorização da CEMIG para a implantação de fazenda solares e, em alguns casos, até mesmo para o uso da energia fotovoltaica em residências. Restrições atingem cidades do Triângulo Mineiro.

No limite
O sistema elétrico da CEMIG chegou no limite para a injeção de energia, em especial no Triângulo, que, em alguns momentos gera mais do que consome. A isso se dá o nome de inversão de fluxo nas análises técnicas de pedidos à companhia.

Sem riscos
Para o uberabense que já dispõe de energia fotovoltaica, uma boa notícia: não há riscos de reversão da autorização. Também estão asseguradas as três usinas em implantação como resultado da PPP celebrada em 2020 pela Prefeitura.

A favorita
A uberabense Natália Resende é a “supersecretária” do governo Tarcísio de Freitas. Titular da pasta do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, ela surge como a preferida de Tarcísio para a sua sucessão ou mesmo composição de chapa. Natália foi braço direito do governador também no Ministério da Infraestrutura.

Falência
Episódios de violência do fim de semana em Uberaba retratam a falência do sistema penal brasileiro. A impunidade reinante não está em “penas brandas”, mas em penas não cumpridas. E também resulta de muitos outros fatores como omissão, conivência, incompetência e corrupção em todos os segmentos.

Não é isolado
O episódio do homem acusado de matar a companheira a tiros não é caso isolado de demonstração de ineficiência do sistema de proteção social. E não se trata de culpabilizar essa ou aquela autoridade que decide de acordo com a lei, mas de dizer ser preciso dar um basta na impunidade.

Pra inglês ver
Se condenado não cumpre pena é consequência das próprias leis. No assassinato de domingo, o envolvido está condenado a 16 anos de prisão, cumpriu seis e foi colocado em liberdade com tornozeleira eletrônica, equipamento que não foi feito para certos tipos de criminosos.

Flagrante
Outro crime causa discussões. O resultante de denúncia de que mulher foi esfaqueada pelo companheiro. Detido pela PM e levado à delegacia, o flagrante do inicialmente acusado não foi ratificado. 

Explicação
Há explicação da PC para a não ratificação do flagrante: o suspeito havia atentado contra a vida e precisou ser levado a hospital, não retornando até a conclusão do procedimento. Se não bastasse, a mulher agredida saiu em defesa do companheiro. Segundo ela afirmou, o homem não teve a intenção de atentar contra a sua vida.

Fragilidade
Diante do que considerou fragilidade das provas, o delegado de plantão não viu elementos para manter o suspeito preso. A testemunha arrolada também não compareceu para ser ouvida.

Cota de gênero
União Brasil enfrenta, também em Conceição das Alagoas, denúncia de fraude à cota de gênero por conta de candidata a vereadora que somou apenas três votos. Procedimento põe em risco os mandatos de três vereadores eleitos pela sigla. O advogado Geovane Soares foi contratado para defendê-los.

Inócuo
Gerente de agência bancária diz que projeto de lei determinando a obrigatoriedade de o contratante de empréstimo assinar contrato físico é desnecessário, em que pese as boas intenções do autor, o vereador cabo Diego. Segundo o bancário, as instituições possuem mecanismos para coibir fraudes em situações como essa.

Mais uma
Outra denúncia de irregularidade na área da Educação: Van escolar estaria sendo usada como transporte pessoal por diretora. E até para transportar salgados de sucos para comercialização no próprio estabelecimento.

Assessores
Aprovada resolução da Mesa Diretora do Legislativo dando liberdade ao vereador para fixar a remuneração dos seus assessores, entre o mínimo de um salário e o máximo de um terço da verba de remuneração.

Desesperador
O cenário na Biblioteca Municipal é desesperador – sentenciou o vereador Túlio Micheli, na sessão ordinária do Legislativo nesta 2ª feira. E não é de hoje. Sessenta e dois mil exemplares de livros colocados sob risco serão retirados de lá a seu pedido. Biblioteca está parcialmente interditada e à espera de obra de recuperação há anos.

Pois é...
Dividido entre dois grupos, o Avante ocupou espaço razoável nos noticiários que antecederam as eleições. Uma corrente queria caminhar com Tony Carlos e outra com Elisa. O racha foi inevitável. Resultado: agora a sigla está inativa em Uberaba. Ninguém está interessado nela. Pelo menos até às eleições de 2028.

Catarata
Hospital São Paulo e Beneficência Portuguesa responderam à chamada pública feita pela Secretaria de Saúde para a contratação de cirurgias de catarata. Contudo, ambos foram desclassificados por falta da apresentação de documentos contábeis. O HSP desistiu de recorrer, mas a Beneficência o fará.

Cuide do rim!
Instituto de Hemodiálise prepara campanha voltada para a saúde dos rins, a ser realizada no Dia Mundial do órgão, em 13 de março. Médico Antônio Hueb revela a organização de diversas ações de conscientização quanto à prevenção. No pacote, a oferta de exame de creatinina, indicador de como anda a função renal do paciente.

Gratuidade
O exame, com coleta de sangue em estrutura a ser montada na praça do Grupo Brasil, será gratuito como alerta de que doença renal é silenciosa no seu começo.

Sem transporte
Trinta estudantes da Escola Municipal Totonho de Morais estão sem transporte. Das onze Vans necessárias, o estabelecimento conta com sete neste primeiro momento. A denúncia é da vereadora Ellen Gomes (PL). 

Transição
Começa na sexta-feira a transição do comando da emissora de rádio para a qual o empresário Jota Júnior tinha concessão para Água Comprida. E que foi por ele vendida ao ex-deputado Eduardo Cunha. Sob a direção do CEO do USC, a emissora, a ser batizada “Maravilha”, será transferida para Uberaba.

Já é noivado
O que era “namoro” entre Eduardo Cunha e Rodrigão Alcino já virou noivado. O uberabense é o homem de confiança do ex-presidente da Câmara Federal na cidade.

Remuneração
Corrigida a remuneração dos diretores administrativo, de tecnologia e da comunicação da Codiub, fixada em aproximadamente R$ 12,9 mil – 63% do salário do presidente. A decisão foi do acionista majoritário – o município.

Arquibancada
Com recursos da SEDESE, de R$ 500 mil, a FUNEL construirá arquibancadas em suas quadras poliesportivas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por