Wagner Júnior
A experiência pessoal política foi acima da expectativa e Wagner Júnior voltará a residir em Uberaba no começo do ano, depois de se desvencilhar de seus compromissos na área educacional em Brasília. Seu escritório de advocacia no Distrito Federal será confiado a parceiros. Ao término do primeiro turno da eleição para prefeito, ele não teve tempo para curtir o surpreendente desempenho nas urnas, pois mergulhou na campanha de Piau.
Fortes emoções
E agora, Júnior confessa que a última semana foi de muitas saudades, impulsionadas pelas lembranças da mãe, Isabel, muito citada carinhosamente pelos eleitores em sua peregrinação pelos bairros. Ele não esperava por tamanha receptividade em meio ao período eleitoral de acirrada disputa entre várias lideranças. Wagner não nega o desejo de seguir os passos dos pais, envolvidos com a política e as causas sociais.
Apuração imediata
Os constrangedores episódios de ontem diante da Settrans serão apurados em processo administrativo – assegura o subsecretário e comandante interino da Guarda Municipal. “Nos limites da legislação, haverá resposta” – disse o coronel Antônio de Sousa Filho, frisando que o ocorrido envolve uns poucos GMs (no máximo oito), cuja ação foi filmada e a denúncia infundada contra colega documentada em boletim de ocorrência.
Muito constrangedor
A pretexto de “comemorar” a exoneração do ex-comandante da GM Gianvecchio, alguns guardas estouraram foguetes e chegaram a subir no veículo de uma colega, danificando-o. Um dos manifestantes ligou para a PM dizendo que o Gianvecchio estava armado de revólver no prédio. Com a chegada dos policiais, o ex-comandante se dispôs a ser revistado e nada foi encontrado (também no gabinete e no seu veículo).
Sem voto terá de se explicar
Pela primeira vez, os servidores municipais que concorreram à Câmara de Vereadores e fracassaram terão de explicar o baixo desempenho nas urnas. A medida vale para os vinte e dois, de trinta e nove concorrentes, que tiveram menos de 400 votos, como prevê o Estatuto do Servidor. Há suspeitas de que muitos se candidatam apenas para gozar o afastamento remunerado de noventa dias.
A mala
Oito dias após ter sua bagagem desembarcada em Barreiras (BA) e enviada a Uberaba em outro voo, o empresário José Renato Gomes continua sem sua mala. Ela está retida pela Trip, que exige do também publicitário a assinatura de documento eximindo a empresa de qualquer responsabilidade por eventuais danos lhe acarretados, com o que José Renato não concorda. Advogados entram em cena.
Reintegração
Advogado que acompanha o processo que Hilton Del Duque move contra o Estado assegura que a reintegração do ex-diretor da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” terá de ocorrer tão logo o Governo seja notificado da sentença da juíza Régia Ferreira. A ordem deve ser cumprida, a menos que a própria juíza acolha recurso do Estado ou o Tribunal de Justiça se manifeste.
Nada constatado
Denúncia de mãe – assistida ontem por dois advogados – de que o filho seria vítima de maus-tratos e abusos sexuais no Centro Socioeducativo para Menores Infratores (ex-Caresami) não encontra respaldo em exame de corpo de delito a que ele foi submetido. Laudo não acusa anormalidade. O menor, internado por homicídio, já passou também por sanatório em razão de distúrbios.
Voto de legenda
O PMDB foi o partido que mais somou votos de legenda, este ano, em Uberaba. Foram 2.639. O PT ficou em 2º lugar com 1.834 e o PSB, em terceiro, com 1.625. Decepções ficaram por conta do DEM (8º lugar com apenas 248 votos), PDT (7º com 383) e PTB (12º com 190). O PTC de Wagner Júnior surpreendeu e foi o quarto em votos de legenda (1,5 mil), à frente do PSDB (1.043 mil).
Outros
Os ecologistas também decepcionaram, pois o Partido Verde – que não elegeu vereador – somou apenas 53 votos de legenda, ficando em último lugar. O PR elegeu dois vereadores, mas teve poucos votos de legenda: 412, o PP 524, PRB 233, PPS 226, PSL 182, PSC 170, PMN 127, PRTB 108, PTN 100, PRP 88, PSDC 84, PCdoB 71, PTdoB 74 e o PHS ficou em penúltimo lugar com 54 votos.
Chapa pronta no PMDB
Os peemedebistas que não estiveram envolvidos na campanha de Paulo Piau já estão com chapa pronta para concorrer ao comando do Diretório Municipal do partido. Grupo é encabeçado pelo advogado Alexandre de Souza Pires, que espera ser recebido (com companheiros) pelo prefeito eleito ainda neste fim de semana (Piau retorna hoje a Uberaba). Pires garante que não quer o confronto, mas a reunificação do PMDB.// A Printlog (José de Alencar, 218) garante por décadas a leitura de impressões feitas por cartuchos que ela recicla, pois usa as melhores tintas do mercado.
Novo líder
Alexandre Pires não nega desejar a presidência do PMDB, mas garante que ele e seus parceiros de chapa reconhecem Paulo Piau como a maior liderança da sigla em Uberaba. O mandato do diretório presidido por Eduardo Palmério termina no dia 25.
Niver
Um dos condutores das negociações de primeiro turno que resultaram na coligação “Uberaba merece mais” e coordenador-geral da campanha vitoriosa de Paulo Piau, Antônio Sebastião de Oliveira, fica mais experiente nesta sexta-feira.
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
(Augusto Cury)