FALANDO SÉRIO

Exposição de armas: Prefeitura e Estado ganham mais prazo fazer proposta ao MP

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 25/02/2023 às 20:12Atualizado em 01/03/2023 às 21:07
Compartilhar

Prefeitura e Estado pediram mais quinze dias de prazo, ainda não vencidos, para reformularem suas propostas de acordo com o Ministério Público sobre a exposição de armas feita na festa do Dia das Crianças do ano passado.

Multa
Aos dois o MP da Infância e da Juventude propôs à Justiça a aplicação de multa individual de R$ 500 mil e a efetivação de campanhas contra o armamento. Na audiência de conciliação não houve acordo. Estado e Prefeitura não querem pagar.

Irredutível
E o MP se mostrou irredutível, o que levou o juiz Marcelo Geraldo Lemos a dar quinze dias de prazo aos denunciados para a apresentação de uma proposta de acordo. Prazo prorrogado por mais quinze dias.

Sem culpado
A prefeita disse ter desautorizado a exposição, mas a Controladoria Geral nunca apurou responsabilidade  pelo não cumprimento da ordem. E isso torna o próprio Executivo responsável pelo evento.

Túlio quer uberabense de olho no painel da Codau (Foto/Reprodução)

Túlio quer uberabense de olho no painel da Codau (Foto/Reprodução)

Transparência
Câmara Municipal vota na segunda-feira projeto de lei de autoria do vereador Tulio Micheli voltando para a transparência da reservação de água em Uberaba. Ele prega que o painel de dados em tempo real existente na Codau seja exibido para todos pela Internet.

Intervenções
Micheli diz que a medida possibilitará ao cidadão o acompanhamento indireto do abastecimento, principalmente quando a Codau anuncia o fechamento do fornecimento de água a alguma região para “recompor os reservatórios”. A vazão do rio Uberaba também figura no painel.

Transferência
Todos os pedidos de apuração contra a Prefeitura e a SMS protocolados em Uberaba pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira foram transferidos para Ituiutaba. Na reorganização do Ministério Público Federal, os procuradores tiveram as suas atribuições redefinidas.

Especialidades
Os procuradores da República lotados em Uberaba deixaram de apurar denúncias na área da Saúde e da corrupção, ficando com as questões ambientais e outros delitos que não passaram à atribuição de outras representações do MPF na região.

Descumprimento 
Entre as denúncias de Jurandir está o descumprimento do TAC celebrado pelo Executivo, em que ficou determinada maior transparência do boletim epidemiológico sobre a Covid-19, com a inclusão de dados que dele não constam.

Alteração
Também tramita no MPF pedido de médicos para a mudança de normas que permitam o atendimento imediato pelo Hospital de Clínicas de qualquer cidadão ou funcionário que passe mal em áreas do entorno do complexo. Sem ser regulado.

Burocracia
Ainda hoje prevalece primeiro o encaminhamento desse paciente à UPA, o que significa perda de tempo na prestação da assistência necessitada pela pessoa. O que pode fazer a diferença entre a vida e a morte, segundo os denunciantes.

Irmandade
Na pauta da sessão do Legislativo da 2ª feira, projeto de lei de autoria do Executivo declarando Uberaba e Currais Novos/RN cidades irmãs. Município com pouco mais de 46 mil habitantes, Currais Novos tem geopark e a Prefeitura de Uberaba busca uma aproximação para a troca de informações e de conhecimento tecnológicos.

Mais essa!
Em meio à movimentação da UFTM para a realização da consulta informal interna para a indicação de quem a comunidade gostaria de ver como reitor, a EBSERH resolve também fazer consulta interna para a escolha do RT de Enfermagem no Hospital de Clínicas.

Regras
Como será realizada essa consulta informal ainda depende de uma reunião do colegiado executivo da Ebserh e HC, programada para a segunda-feira. Nos dois casos, do reitor e do RT de Enfermagem (chefe da divisão), o resultado da consulta não garante a escolha do primeiro colocado.

Exoneração
A atual chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital de Clínicas já foi informada de que deixará o cargo após a consulta informal convocada. A competência para nomear a chefia é do superintendente do HC.

Agenda
A partir do final de março, qualquer cidadão poderá verificar qual é a agenda de compromissos diários da prefeita e do secretariado. O decreto de Elisa determinando a providência já foi publicado, dando 30 dias de prazo para a entrada em vigor.

Abarrotada
Sobrecarregada, a UPA São Benedito foi alvo de duras críticas na noite desta sexta-feira. Pacientes ficaram na fila de espera por até 6 horas. Alguns desistiram e foram embora. Até a triagem de prioridades estava prejudicada. Mas, quem se importa, além de quem necessita, não é? 

Clandestinidade
Na coordenadoria das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente são processados vários expedientes abertos contra fazendeiros e rancheiros às margens do rio Uberaba. Todos eles acusados de captação clandestina de águas.

Para cima
O diretor Administrativo e Financeiro e o diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da CODIUB vão ganhar uma correção salarial. Será aumentado o percentual incidente sobre a remuneração do presidente na fixação dos seus rendimentos. Decisão sairá no dia 1º de março.

Plano Diretor
A Codau vai criar o seu plano diretor de micro e macrodrenagem. Para isso está contratando a paulista KF2 Engenharia por R$ 990 mil.

Segredo
Bem ao estilo adotada pela administração, a exoneração do secretário Sétimo Bóscolo foi tratada como “segredo de Estado”. Todos os membros do alto escalação do município consultados a respeito ao longo do dia simplesmente se fizeram “de mortos”. Não houve esclarecimento sequer sobre o horário em que Sétimo comunicou à prefeita que estava de saída.

Rabo de foguete
E o “rabo de foguete” acabou caindo nas mãos do secretário de Governo Beethoven Oliveira. As consultas a médicos não têm surtido efeito. Nos últimos 17 anos, a Secretaria de Saúde teve um único secretário de Saúde (João Franco) sem formação para a área. O que se repete agora, ainda que interinamente.

Aumento de jornada
Codau detalhará aos seus servidores, às 7h desta 2ª feira, o seu Plano de Cargos e Salários e de Carreira, em que é prevista a eliminação das jornadas de 20h e 30h na autarquia. Todos os servidores passariam a cumprir carga horária de 40h semanais (8h/dia).

Aumento
O aumento da carga horária viria acompanhado de uma correção salarial de 33%, em compensação, o que é financeiramente vantajoso, desde que o servidor não tenha outra ocupação mais rentável. De qualquer forma, o trabalhador precisa concordar com a alteração. 

Pra decidir
Para o dia 1º de março está programada assembléia do sindicato dos servidores da Codau para aprovar ou rechaçar os termos do PL.

Susto
Vereador Caio Godoi viveu momentos de tensão no fim de semana ao retornar de Ubatuba para Uberaba. Viu-se em meio a um temporal e ainda teve problemas mecânicos com o carro. Chegou a Uberaba em veículo alugado por seguradora. E nesta 2ª feira, ele estará no JM News 1ª edição (das 7h às 8h30).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por