FALANDO SÉRIO

Extinta ação contra Piau

Depois de quase uma semana de muita tensão os dois passaram o restante do dia...

Wellington Cardoso
Publicado em 12/07/2012 às 09:24Atualizado em 19/12/2022 às 18:34
Compartilhar

Extinta ação contra Piau

Piau e Almir Silva relaxaram à tarde passada com a sentença da juíza Régia Ferreira extinguindo a ação que contestava a intervenção do PMDB estadual na representação de Uberaba. Depois de quase uma semana de muita tensão - motivada por liminar do desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, do TJ/MG, que os excluía do processo eleitoral -, os dois passaram o restante do dia fazendo planos para colocar a campanha na rua. O pedido de registro da dobradinha deve ser apreciado entre hoje e amanhã pelo Ministério Público, assim como o de Rodrigo Mateus, nascido de convenção paralela ao da intervenção. A legitimidade de uma convenção implica na irregularidade da outra.

Donos da bola

Três categorias profissionais estão em alta no “mundinho político” de Uberaba: advogados, jornalistas e publicitários. Neste momento, as “estrelas” são os juristas, que travam verdadeira “queda de braços” com colegas a serviço de grupos adversários e o Ministério Público no Judiciário. Dentro de uma ou duas semanas, eles sairão os holofotes, substituídos pelos candidatos. E, aí, nos bastidores, será a vez de jornalistas e publicitários entrarem em cena (mais valorizados do que nunca por quem contrata).

Profissionalismo

Nas eleições, em Uberaba, a assessoria de marketing com produção de rádio e TV vai custar até R$1 milhão. O amadorismo na área “morreu” há quase duas décadas. Foi-se o tempo em que advogados, jornalistas e publicitários se envolviam com campanhas políticas por “puro amor à causa” (as primeiras participações do PT foram as que juntaram mais voluntários) e ficavam até três meses por conta delas apenas pelos “belos olhos” dos candidatos. Os profissionais substituíram os “apaixonados”.

Sem surpresa

Como FALANDO SÉRIO havia antecipado ontem, o Ministério Público propôs a impugnação da candidatura do ex-vereador Paulo Pires. Ele está condenado, inclusive em 2ª instância, por improbidade administrativa. Também não passaram pelo crivo dos promotores o candidato a vice pelo PPS e o ex-prefeito Zico, de Água Comprida. O criminalista Leuces Teixeira não se desincompatibilizou da vice-presidente da 14ª Subseção da OAB e Zico tem contas rejeitadas de outros mandatos na Prefeitura.

Vai feder

Ademir Vicente não esconde – e até a alardeia – sua irritação com o vereador Marcelo Borjão. Ele atribui ao filiado do DEM a exclusão do PHS, do qual é o único representante, da coligação que sustenta a candidatura de Paulo Piau e Almir Silva, depois de “ter insistentemente me convidado para fazer parte do grupo”. A irritação é tamanha que Ademir fala em ser incapaz de saber que reação terá caso se encontre ocasionalmente com Borjão.

Incoerências

Legislação eleitoral brasileiro é recheada de incoerências. Enquanto um secretário municipal (vide Samir Cecílio) é obrigado a deixar o cargo seis meses antes do pleito e uma superintendente de Ensino (Vânia Célia) a quatro meses, prefeito (governador, presidente da República) que busca a reeleição não se afasta um único dia sequer. Candidato de pleito anterior que não prestou conta de campanha é impugnado, quem teve conta rejeitada, não.

Bafão com advogada

Para “acudir” filha que se sentiu ameaçada por duas colegas, advogada correu até academia de ginástica e acabou entrando em atrito com elas. No meio da discussão, o pai de uma das mocinhas chegou e também se envolveu na briga, sem maiores consequências. Já em casa, a advogada foi procurada pela PM porque as menores denunciaram que ela estaria armada (com arma de choque), o que não se provou.

Aqui não

Como os policiais insistiam em entrar em sua residência, a advogada pediu socorro a Leuces Teixeira, vice-presidente da OAB. Prevaleceu o diálogo e a advogada foi até a Aisp/Boa Vista, mas no veículo do colega. Quatro horas depois (2h de espera resultaram de desentendimentos internos da polícia não revelados) todos foram liberados. Ficou o dito pelo não dito.

Quem banca

Se Adelmo Carneiro Leão quiser contar com a presença de Dilma em sua campanha, terá de pagar por isso, independentemente dos esforços políticos a serem despendidos para a concretização da intenção. Governo publicou nota normativa impondo aos candidatos/partidos o pagamento das despesas com os eventuais deslocamentos de Dilma (despesas aéreas e alimentação). Não estarão incluídos os gastos com avião extra para o transporte de seguranças nem o “dia de trabalho” da presidenta.

É Trator

Depois de 12 anos sem participar de uma eleição - período em que foi cassado por seus pares e tornado inelegível por oito anos -, Ademir Vicente volta a disputar votos, na coligação PHS (o seu partido), PV, PDT e PRP. Ao pedir o registro de sua candidatura, ele abandonou o “Vicente” para incluir o “Trator” no “nome de guerra”. O rótulo Ademir conquistou nos anos 90 por sua capacidade de convencimento dos colegas e de tomar decisão política enquanto presidente da Câmara Municipal.

Uma e outras

A Unimed precisa melhorar seu atendimento. Deixar o segurado esperando 1h30 pra dizer que terá de voltar no dia seguinte é dose pra mamute.// E conseguir consulta em algumas especialidades está tão difícil quanto falar com um clínico geral do SUS.// Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes, regida pelo sargento músico William, se apresentará segunda-feira na Cidade Administrativa a convite do próprio governador Anastasia.

“A dúvida é o princípio da sabedoria.”

(Aristóteles)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por