Fahim discorda de jurídico
“Não fui previamente ouvido, não fui consultado e somente tomei conhecimento disso pela imprensa”. É o que diz Fahim Sawan sobre o pedido de impugnação de Paulo Piau formalizado pela coligação encabeçada pelo PSDB. “Sou contra esse tipo de coisa; é chato” – acrescenta. O advogado João Paulo Borges Machado, a serviço da coligação, diz que, de sua parte, não houve consulta a Fahim, mas que o nome de Piau estava em lista de candidaturas a serem contestadas.
Excesso de zelo
Já o presidente do PSDB explica que, previamente, havia concordância de se contestar judicialmente tudo o que se encontrasse de irregular no processo eleitoral. “Mas não chegamos a mencionar nomes e o que se percebe no episódio é excesso de zelo” – afirma Luiz Cláudio, admitindo que a conduta jurídica foi negativa do ponto de vista político. Imediatamente após a leitura da notícia do pedido de impugnação, feita pela colega Daniela Brito (JM, ontem), Luiz reuniu o jurídico para pregar a desistência da ação.
Correndo atrás
Paulo Piau passa a segunda-feira fora de Uberaba, correndo atrás de remédio jurídico para viabilizar sua candidatura a prefeito. Até aqui, “os medicamentos” usados pelos advogados não têm sido capazes de reverter o quadro.
É pra já
Juíza Andreísa de Alvarenga determinou à prefeita Lauzita Rezende, de Delta, que entregue ao advogado Edilberto Martins Silveira documentos por ele requeridos e negados. Papéis devem alicerçar nova ação judicial.
Laudo pericial desmentido
A principal testemunha dos maus-tratos atribuídos ao delegado Heli Andrade e outros policiais civis, em denúncia do promotor Laércio Conceição, nega veracidade à prova constante no processo de que não teria assinado confissão de crime a ela atribuído em outra ação. Sendo a própria vítima na acusação do MP aos policiais, a testemunha desmentiu perícia realizada pelo Instituto de Criminalística da PC, que considerou “falsa” a assinatura dela constante em confissão de delito (que teria sido arrancada a força). Ao juiz Ricardo Motta, teria dito que a letra é mesmo sua.
Crime de tortura
Heli Andrade, Dutra, Anildo e Marcelo foram denunciados pelo promotor por crime de tortura contra Rodrigo Carlos Valério, para que confessasse o assassinato de Adair Carvalho de Mendonça, ocorrido em 2000. Por esse crime, Rodrigo foi condenado e cumpriu pena em Uberaba.
Dando exemplo
Com poucos padres se dispondo a participar de ações voltadas para os presos, dom Paulo Mendes Peixoto irá pessoalmente à Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. A visita do arcebispo aos detentos está programada para a última semana de agosto. Dom Paulo tem levado a Igreja às mais diferentes instituições.
Energia pré-paga
Termina em agosto a série de audiências públicas promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, objetivando a implantação de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica. Sistema possibilitará maior transparência quanto ao consumo diário de energia pelo cidadão e o próprio controle dos gastos.
Advogado na fila
O INSS continuará não atendendo de forma privilegiada o advogado que procurar sua agência para requerer benefício para cliente. O cidadão não precisa recorrer a serviços de terceiros para cuidar dos seus interesses no instituto e, por isso, não há justificativa para dispensar o advogado dos procedimentos a que estão submetidos todos os que procuram o instituto – afirma o gerente da Agência da Previdência Social, Sebastião Adelino Costa.
Queixa contra a OAB
A resposta de Adelino deixou irritado o advogado Mauro Morais, que havia postulado à OAB gestão para que a categoria não se submetesse à fila de atendimento na agência do INSS. Segundo ele, ao invés de se posicionar em defesa dos advogados, a 14ª Subseção da Ordem simplesmente reenviou sua correspondência à Agência.
Troca
Depois de reduzir significativamente a dívida da Fazu, provocada por cursos deficitários que estão sendo eliminados gradativamente, José Olavo Borges passou o comando da fundação ao médico Edson Luiz Fernandes, ex-diretor da Faculdade de Medicina.
Mineirinho
Tímido e evitando os holofotes, o tenente-coronel Ademir de Moura está conseguindo reverter os índices da criminalidade violenta em Uberaba. Comandante do 4º Batalhão tem recorrido à inteligência para minimizar as consequências do pequeno efetivo da unidade.
Marqueteiro “tucano”
Ex-assessor de Nárcio Rodrigues, o jornalista Chico Marcos assume a coordenação do marketing de campanha de Fahim Sawan, vindo “de mala e cuia” de Belo Horizonte, como frisou o candidato.// Também o médico Hélio Massa, vice de Lerin, terá de se defender de pedido de impugnação da coligação liderada pelo PSDB.
Uma e outras
Fim de semana de festa (Welcome to Paradise) que só a Pró-Eventos sabe fazer: sábado, na Casa do Folclore. Convites de R$ 30 a R$ 120 já à venda.// Advogado João Paulo justifica o pedido de impugnação de Piau e não de Rodrigo Mateus. Na sua análise, inexiste obstáculo jurídico à candidatura do ex-secretário, enquanto Piau enfrenta liminar que impediria seu registro.// Comece a semana se dando um presente. Fique sócio da AABB e aumente seu círculo de amigos. Ligue 3314.5570.