FALANDO SÉRIO

Falta de CRLV pode gerar punição interna para 20 policiais

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 22/01/2024 às 20:43Atualizado em 23/01/2024 às 20:19
Compartilhar

A possibilidade de punição disciplinar de cerca de vinte PMs de Uberaba, coloca em alerta a Aspra – Associação de Praças da PM e do CB. Um dos seus advogados, Luís Novais já saiu a campo na defesa de um desses militares, para os quais a Corregedoria Geral da PM sinaliza com punição por utilizarem veículo sem o licenciamento de 2023.

Surpresa
No ano passado, a Corregedoria Geral da PM deslocou homens de BH até Uberaba apenas para fazer a fiscalização de veículos estacionados no interior do 4º Batalhão. E constatou que vinte deles estavam sem o documento de 2023. Todos foram notificados para se defender em comunicação disciplinar.

Punição vetada
Na defesa concluída de um dos notificados, e formalizada à Corregedoria Geral da PM, o advogado Luís Novais afirma a existência de equívocos no procedimento. Um deles representado pela falta de previsão regulamentar objetiva, como transgressão, do cometimento de infração de trânsito. E mais, o veículo estava estacionado e não em circulação. 

Protesto
Ainda nesta 2ª feira, o vereador cabo Diego colocaria em suas redes sociais vídeo em defesa dos PMs uberabenses notificados.

Denunciação...
Em nome da médica conduzida no sábado à delegacia de plantão sob acusação de transfobia feita pela namorada do filho, o advogado Guilherme Pessato Pena irá à Justiça contra a autora da acusação. Ação de denunciação caluniosa será formalizada a mulher trans ainda esta semana.

Fora do ar
Antes disso, o advogado requererá à Justiça que determine a retirada de circulação de publicação no Instagram em que outras denúncias foram feitas pela mulher trans contra a médica.

Outra ação
A matéria veiculada também renderá ação judicial. Nesta 2ª feira, Guilherme Pessato aconselhou a médica a se submeter a exame toxicológico para alicerçar pedido de reparação.

Excludente
O advogado, por outro lado, buscará a absolvição da médica, que, para o delegado de plantão no sábado cometeu crimes de sequestro e cárcere privado ao fazer a internação involuntária do filho dependente químico. Pessato alegará excludente de ilicitude em defesa da mãe.

Abuso
Para ele, houve abuso de autoridade na prisão da mulher, que chegou a ser levada à penitenciária e foi liberada pela juíza plantonista horas mais tarde. O advogado argumenta que a mãe, ao internar o filho em clínica de recuperação, está apenas tentando afastá-lo do uso de drogas.

Perda de tempo
Vereador China anuncia a produção de abaixo-assinado para “pressionar” a ANTT a incluir a duplicação da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana na nova licitação da rodovia. Fará nem cócegas na agência, que é movida a viabilidades técnicas.

Pedágio
A licitação deserta da BR-381 assustou Brasília e a duplicação pretendida aumentaria custos.

Escanteado
Elisa é a responsável por ter Franco Cartafina como adversário. Isso não chega a ser novidade, assim como a disposição do ex-deputado em tentar viabilizar a própria candidatura a prefeito. Durante os seus dois anos de mandato em Brasília com Elisa na Prefeitura, Franco foi simplesmente ignorado. E não esconde isso.

Gastando sola
O que não faltam são notícias de Anderson Adauto fazendo caminhadas pela cidade. E ele está mesmo se cercando de juristas em busca de uma luz que possa significar a sua redenção quanto à inelegibilidade que até aqui tem brecado sua condição de pré-candidato a prefeito.

Conselho
Eleitos em 16 de janeiro os integrantes do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais, presentes a juíza Solange Reimberg e o promotor Thiago de Paula. Presidência está confiada a Lúcia Helena Gonçalves de Araújo.

Sempre elas
As mulheres são maioria absoluta no grupo previsto em legislação para acompanhar a assistência do Estado aos detentos e tentar resolver algumas carências da população carcerária, além de promover ações objetivando a ressocialização. Conselho é formado por dez mulheres e apenas dois homens.

Não é fácil
Integrante do Conselho da Comunidade da VEP, o advogado Guilherme Silva Árabe lembra que a ressocialização de preso é um dos objetivos da lei penal brasileira. Mas, ressalta que nem sempre isso é possível exclusivamente pela Justiça, exigindo o engajamento da sociedade.

Vai sair
Afirma ele ser mais barato para a sociedade tentar a recuperação de um condenado do que as consequências da fomentação da exclusão dessas pessoas. “Um dia, todos deixarão o presídio” – pontua.

Saidinha
Guilherme Árabe se diz contra o instituto da saidinha (saída temporária de detento), na ausência de estudos criminológicos que demonstrem a eficiência disso na recuperação do detento, além da inexistência de acompanhamento do condenado enquanto em liberdade.

Queda
No ano passado, o movimento de passageiros no aeroporto de Uberaba teve uma queda de 27,04% na comparação com os números de 2022, segundo dados divulgados pela AENA. Quanto aos pousos e decolagens, a redução foi de 18,3%. 

Ranking
Dos 17 aeroportos sob a gestão da empresa espanhola, Uberaba ocupa o 15ª lugar em movimentação, superando apenas os de Ponta Porã e Corumbá.

Concorrente(sic)
Na lista divulgada pela AENA, Uberlândia perde apenas para as capitais São Paulo (Congonhas), Recife, Maceió, Campo Grande, João Pessoa e Aracaju. Teve crescimento, em 2023, tanto de passageiros quanto do número de pousos e decolagens.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por