FALANDO SÉRIO

Falta investimento no enfrentamento ao crack e outras drogas

Uma das piores epidemias no Brasil, o crack foi (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 23/09/2013 às 12:09Atualizado em 19/12/2022 às 10:57
Compartilhar

 Socorro!!!

Não são poucas as decisões da Justiça simplesmente ignoradas pelos réus. Sentenças de indenizações por danos morais ou prejuízos materiais são “letras mortas” em inúmeros processos – queixam-se advogados e partes, que não sabem o que fazer para receber o que lhes é devido. As ordens de magistrados não intimidam “caloteiros” e difamadores, que não as cumprem.

 Crack

Uma das piores epidemias no Brasil, o crack foi consumido regularmente por 370 mil pessoas, nas capitais, no ano passado. Números apurados pela Fiocruz. O consumo no interior (e Uberaba não foge à regra) também é crescente. Mas, apesar disso, o principal programa do Governo para o setor (“Enfrentamento ao Crack e outras drogas”) recebeu recursos de apenas R$ 53,4 mil.

 Assaltantes condenados

Condenados os assaltantes que, em fevereiro de 2011, com o veículo estragado na BR-262, em Uberaba, no sentido Campo Florido, optaram por assaltar Gilson Ferreira da Costa, que lhes oferecia socorro. Os irmãos Fernando e Ediclécio Alves Martins, acompanhados por dois menores, renderam Gilson sob mira de revólver e lhe tomaram o carro. Pouco depois, foram interceptados e presos por policiais-militares, ainda na rodovia. A PM também apreendeu três revólveres.

 As penas

O juiz Ricardo Motta fixou em 9 anos e 6 meses o período de prisão em regime fechado para Ediclécio, condenado por roubo – com as agravantes de violência com arma de fogo e concurso de duas ou mais pessoas – e corrupção de menores. Fernando Martins cumprirá 7 anos e 4 meses de prisão no regime semiaberto. Na sentença, o magistrado ressaltou que não fixou indenização à vítima por falta de postulação, inclusive pelo Ministério Público.

 Importância do negro

Mestre François Ramos (Facthus) e doutoras Maria das Graças Vieira e Maria Gorete de Figueiredo (Universidade Federal de Pernambuco) lançam em breve obra jurídica abordando a importância do negro e do índio na construção da identidade dos brasileiros.

 Rebatismo

A CTBC está desaparecendo para dar lugar à Algar Telecom. Para os assinantes, nada muda. Há, sim, promessa de melhorias, em meio a milhares de queixas de sinal fraco de celular e internet instável.

 Sedução

Reconduzida à presidência, Sumayra Oliveira não esconde o desejo de ter o vice-prefeito Almir Silva no PCdoB, argumentando que o partido é a melhor opção para sua eleição a deputado estadual.

 Outro traficante condenado

Clóvis Nunes da Silva Júnior vai cumprir oito anos de prisão em regime inicialmente fechado, acusado de tráfico de drogas, entre outros delitos. A sentença é do juiz Ricardo Motta e a polícia chegou até Clóvis depois de abordar dependente químico, que relatou onde havia adquirido a droga que portava (fato raro no submundo do crime). Em residência da rua Silvério Cartafina/Estados Unidos – endereço de Clóvis – os PMs encontraram três tabletes de maconha, pesando quase um quilo, ácido bórico, balança de precisão e munição.

 Nem te ligo

No ano passado, o então prefeito Anderson, assinou convênio com o Hospital da Criança em termos diferentes do que havia sido aprovado pelos conselheiros de Saúde. Crítica está em ata de recente reunião do combativo e participativo conselho.

 Sem dano

Mesmo com a afirmação de conselheiros, de que Anderson “passou por cima” deles e de sua competência, os termos do convênio devem ser referendados diante do entendimento de que não referendá-lo seria danoso para quem precisa de atendimento.

 Blitze diárias

As blitze no trânsito passarão a ser diárias, e não apenas à época de cobrança do IPVA. Pelo menos é o que tem dito o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Divino Pereira, em meio ao anúncio de que Uberaba receberá base móvel para intensificar a fiscalização da Lei Seca. Base conta com equipamentos suficientes para colocar os “bebuns” na cadeia e chegará à cidade em outubro. A intenção – afirmou o oficial – é que polícias atuem juntas em blitze diárias para reduzir a violência no trânsito.

 Pra melhorar

Pelo menos oitenta servidores da Secretaria de Saúde participarão de curso de especialização em gestão de serviços e programas de saúde a ser ministrado pela Universidade de Uberaba.

De volta

O ótimo (José) Nicodemos (da Silva Oliveira), violeiro e cantor, está de volta, como instrutor, à Escola de Viola da Fundação Cultural, que é considerada uma das melhores de Minas.

 Uma e outras

Papelão o da vereadora de Campo Florido que fazia zoeira em via pública e disse a PMs ser mais importante que eles.// Políticos do tipo estão por aí, em todas as comunidades.// Prefeitura vai adotar o sistema de fixação de diárias de viagens, recomendado pelo Tribunal de Contas.// Unidades das Secretarias de Administração, Educação e Desenvolvimento Social contarão com sistemas de monitoramento eletrônico de vigilância. Processo licitatório para a contratação de empresa está aberto.// Liderados pelo professor François Ramos, alunos do 2º período de Direito da Facthus arrecadaram em gincana três toneladas de arroz, distribuídas a instituições beneficentes.

"Quando o rato ri do gato há um buraco perto.”

(provérbio africano)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por