Vinte por cento das pacientes com procedimento agendado no Centro de Atenção Integrado da Saúde da Mulher, de maio a agosto deste ano, não apareceram para o atendimento programado. Foram 2 mil 12 faltosas e o índice é ainda maior em algumas especialidades.
Ginecologia
No ambulatório de ginecologia, por exemplo, 29% das pacientes agendadas faltaram ao compromisso. No mês de agosto, estiveram ausentes a metade das mulheres agendadas no mesmo ambulatório.
Oftalmologia
Ao atendimento por essa concorrida especialidade faltaram 835 pacientes de cerca de 3 mil agendados. Na igualmente concorrida dermatologia, foram registradas 238 ausências dos cerca de 900 atendimentos programados.
Metade
Na Unidade Regional de Saúde do São Cristóvão, os números foram ainda piores: 2 mil 897 faltaram ao atendimento agendado, representando 44% do total.
Sem carro
De 1 mil 198 domicílios de Uberaba pesquisados por técnicos da PlanMob na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, em 50% as famílias não têm carro. As que têm um deste tipo de veículo representam 43,5% e somente 6,5% contam com até três.
Moto
Das mesmas 1 mil 198, apenas 22,7% têm motocicleta e 77,3%, não.
Pior trânsito
Foi perguntado também qual é a rua de pior movimento de veículos e somente 294 pessoas dessas mesmas residências responderam. Algumas indicaram mais de uma. O centro em geral teve 33,3% de indicações, a Leopoldino de Oliveira 8,4%, a Prudente de Morais 6,8% e a Marcus Cherém, 5,7%.
Poluição
Promotor Carlos Valera instaurou procedimento para apurar denúncias de grave poluição atmosférica que estaria adoecendo moradores de Delta. A industrialização da cana é considerada a vilã. Valera requisitou a órgão ambiental que faça uma fiscalização in loco.
Assustador
É assustador o que vem acontecendo em Delta. E deve aumentar, em consequência, doenças do aparelho respiratório.
Vendas ilegais
O que seria a venda ilegal de imóveis do “Minha Casa Minha Vida” – denunciada pelo vereador Marcos Jammal - terá apuração iniciada em novembro pelo delegado Eduardo Garcia. Atrelada a essa denúncia está também a destruição de documentos públicos pela Cohagra sem as formalidades necessárias.
Agora vai
Diante da repercussão negativa do procedimento, a Cohagra decidiu recorrer ao Arquivo Público para “peneirar” a papelada. Em peça produzida para o Instagram, a Cohagra anunciou que o Arquivo, com toda a sua expertise, ajudará a fazer o correto em se tratando de eliminação de documento público.
Seleção
A presidente Érika Martins aproveitou para anunciar que, em breve, a Cohagra fará o processo de seleção para os imóveis do Residencial Jardim das Magnólias, no Vallim de Mello.
Marcha lenta
Algumas apurações de denúncias pela própria Prefeitura caminham a passos de tartaruga. Uma delas é a de irregularidades na Codiub, em 2024. Assim como são desconhecidas eventuais multas aplicadas à Soluções Serviços Terceirizados (da merenda escolar) e à Gathi (transporte rural).
Sintomático
Apuração do Ministério Público sobre os serviços prestados pela Soluções deixou claro a existência de desrespeito a cláusulas contratuais. Nada grave, mas ainda assim irregularidade.
Bobearam
O grave transporte em um mesmo caminhão de carne estragada com alimentos saudáveis não tinha sido percebido por ninguém da estrutura. Mesmo tendo fiscalização rotineira, segundo a SEMED.
Treinamento
Direção do Memorial Parque continua proporcionando treinamento aos seus colaboradores para que estejam a cada dia mais preparados para oferecer serviços e assistência de qualidade. Na última quinta-feira, estiveram transmitindo conhecimentos a eles os advogados Felipe Pena e Marcelo Lemos. Em seguida, foi a vez do psicólogo Sérgio Marçal falar ao grupo.
Celulares
Casal de empresários uberabenses foi visitado em seus estabelecimentos por policiais que tinham em mãos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Os dois ficaram, temporariamente, sem os celulares, que passarão por perícia.
Promoção
Presidente Rodrigão anunciou mais uma promoção de jovem do Sub-20 para os profissionais do USC. Agora foi a vez do lateral Pedro Henrique, um dos destaques da base.
Sem reação
Monitoramento das estações tubo detectou o momento em que homem usando tornozeleira invadiu e vandalizou a unidade 7 do eixo Gameleira. Apesar da constatação, ninguém apareceu para conter o criminoso
que, no horário, sequer poderia estar na rua.
Acomodação
Uberaba precisa aumentar a sua capacidade de reação contra ladrões. Aparentemente, nenhuma liderança cobra ao Governo a destinação de mais homens para a cidade, ignorando a quantidade de ocorrências registradas diariamente.
Autoextermínio
Polícia Civil instaurará inquéritos para apurar os dois autoextermínios registrados no Instituto Maria Modesta. Questionada sobre os episódios, como gestora do SUS, a Secretaria de Saúde não se manifestou.
Barulho
Mãe de um rapaz que exige cuidados especiais apela à Prefeitura para que faça alguma coisa contra a poluição sonora que incomoda a família há dois anos. Mais recentemente, o barulho de vizinhos provocou uma crise no filho e ele esmurrou porta de vidro, sofrendo ferimentos que exigiram cuidados médicos.