FALANDO SÉRIO

Fiscalização em casas de eventos

O Corpo de Bombeiros tem sido tolerante e agido com o bom senso que a...

Wellington Cardoso
Publicado em 07/02/2013 às 10:32Atualizado em 19/12/2022 às 14:51
Compartilhar

Vereadores divergem

Quando o assunto é fiscalização em casas de eventos – já iniciada pelo Corpo de Bombeiros e alvo de estudos da Comoveec -, Marcelo Borjão e Kaká Se Liga divergem. Enquanto o representante do PSL – que, como comunicador, faz a cobertura de festas para programa de TV – defende que se dê mais tempo para o saneamento de irregularidades, o democrata pensa diferente: “Que fechem até as de amigos, se não têm condições de funcionamento”.

Adaptações necessárias

Não são poucas as casas de shows com saídas incompatíveis com a sua capacidade de público (o CentroPark também), extintores em lugares de difícil acesso (alguns já vencidos) e outras pequenas irregularidades. O Corpo de Bombeiros tem sido tolerante e agido com o bom senso que a legislação permite, sem maiores riscos para a segurança.

Aumento

Diárias de viagens dos vereadores sobem de R$ 400 para R$ 700, conforme decisão de plenário, terça-feira. O critério de prestação de contas – alicerçado em relatório – permanece.

Breque

CNJ vai proibir que juízes aceitem passagens e estadia pagas pela iniciativa privada, ainda que indiretamente, para participarem de eventos, cursos e jantares. Em nome da moralidade.

Vergonha e imoralidade

Com a proibição já contando com seis votos, e com retomada de votação programada para o dia 19, o corregedor nacional de Justiça é enfátic “Magistrados não podem receber carro, cortesias de cruzeiros, transatlânticos ou passagem de avião”. “Isso é imoralidade, uma vergonha” – afirma o ministro Francisco Galvão, para quem os magistrados devem viver exclusividade com os seus salários.

Que assim seja

Novo ouvidor da 14ª Subseção da OAB anuncia que a Ordem está aberta ao recebimento de denúncias de corrupção no poder público (municipal, estadual e federal), e que exigirá providências no que vier a ser comunicado. Advogado Daniel Almeida diz que a vigilância se estenderá às irregularidades também em outras áreas, incluída a realização de eventos (o tema da moda), mas lembra que a OAB não tem poder de polícia.

Olhos para dentro

Que bem que a diretoria do presidente Vicente Flávio esteja disposta a contribuir para com a moralização do serviço público. Mas, vale lembrar a necessidade de que a vigilância esteja voltada também para o público interno, pois a sociedade nunca fica sabendo o desfecho dos processos disciplinares a que são submetidos advogados acusados de ilícitos administrativamente.

Mão dupla

Rua Antônio Pedro Naves, que liga a rua Afonso Rato à avenida Leopoldino de Oliveira, volta a ser mão dupla para melhorar a circulação de veículos.

Nada feito

Acervo do “Lavoura e Comércio”, arrematado em leilão pelo então senador Wellington Salgado (Uberlândia), deve voltar ao controle da família fundadora do jornal.

Custas menores

Para acabar com as distorções entre normas de um tribunal e outro e facilitar o acesso aos pobres ao Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça uniformizará a cobrança de custas em todo o País. Os variados valores praticados pelos Estados criam desigualdades onde todos deveriam ser tratados como iguais – sentencia o conselheiro Jeferson Kravchychyn. Ele entende que, no sistema atual, quem pode menos paga mais. “É a penalização da pobreza”.

Pegou mal

Para os simples mortais pegou mal ação do Conselho Federal da OAB para suspender determinação de Vara do Trabalho de Colombo/PR, para que advogado com procuração de cliente para sacar valores resultantes de processo comprove nos autos o repasse do dinheiro sacado. Que mal há na exigência, que, certamente, não deve ter surgido por obra do Divino Espírito Santo?

Bola murcha

Decepcionante o futebol apresentado ontem pela Seleção Brasileira, na estreia de Felipão. Nada diferente da curta era Man muitas estrelas, alguns desconhecidos e baixa produção.

Na mosca

Sumayra acertou na mosca na programação musical da abertura do carnaval, neste sábado, na praça do Mercado. A festa começará às 20h ao som da Banda Carnaval Brasileiro, liderada por Faustinho.

Placas indicativas

Após o carnaval, a Settrans iniciará a volta das placas indicativas de denominação de ruas nos principais cruzamentos do centro da cidade, a serem instaladas nas colunas de sustentação de semáforos. Nos últimos anos, todas as placas que haviam sido colocadas entre 1998 e 2002 simplesmente desapareceram, complicando a vida de motoristas visitantes.

Eleição assegurada

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deliberou ontem que ainda este ano haverá eleição para o 1º Conselho Tutelar, cujo mandato vai até julho, sepultando a tese de prorrogação até 2016, data da posse unificada de todos os CTs do País. Prevaleceu a orientação do promotor André Tuma, coordenador regional do MP da Infância e da Juventude, por um mandato-tampão.// A academia AGS (praça do Uberabão) agora tem plano de fidelização com descontos de 10% a 15%.

“A melhora de tudo para todos começa na melhora para cada um”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por