Vereadores divergem
Quando o assunto é fiscalização em casas de eventos – já iniciada pelo Corpo de Bombeiros e alvo de estudos da Comoveec -, Marcelo Borjão e Kaká Se Liga divergem. Enquanto o representante do PSL – que, como comunicador, faz a cobertura de festas para programa de TV – defende que se dê mais tempo para o saneamento de irregularidades, o democrata pensa diferente: “Que fechem até as de amigos, se não têm condições de funcionamento”.
Adaptações necessárias
Não são poucas as casas de shows com saídas incompatíveis com a sua capacidade de público (o CentroPark também), extintores em lugares de difícil acesso (alguns já vencidos) e outras pequenas irregularidades. O Corpo de Bombeiros tem sido tolerante e agido com o bom senso que a legislação permite, sem maiores riscos para a segurança.
Aumento
Diárias de viagens dos vereadores sobem de R$ 400 para R$ 700, conforme decisão de plenário, terça-feira. O critério de prestação de contas – alicerçado em relatório – permanece.
Breque
CNJ vai proibir que juízes aceitem passagens e estadia pagas pela iniciativa privada, ainda que indiretamente, para participarem de eventos, cursos e jantares. Em nome da moralidade.
Vergonha e imoralidade
Com a proibição já contando com seis votos, e com retomada de votação programada para o dia 19, o corregedor nacional de Justiça é enfátic “Magistrados não podem receber carro, cortesias de cruzeiros, transatlânticos ou passagem de avião”. “Isso é imoralidade, uma vergonha” – afirma o ministro Francisco Galvão, para quem os magistrados devem viver exclusividade com os seus salários.
Que assim seja
Novo ouvidor da 14ª Subseção da OAB anuncia que a Ordem está aberta ao recebimento de denúncias de corrupção no poder público (municipal, estadual e federal), e que exigirá providências no que vier a ser comunicado. Advogado Daniel Almeida diz que a vigilância se estenderá às irregularidades também em outras áreas, incluída a realização de eventos (o tema da moda), mas lembra que a OAB não tem poder de polícia.
Olhos para dentro
Que bem que a diretoria do presidente Vicente Flávio esteja disposta a contribuir para com a moralização do serviço público. Mas, vale lembrar a necessidade de que a vigilância esteja voltada também para o público interno, pois a sociedade nunca fica sabendo o desfecho dos processos disciplinares a que são submetidos advogados acusados de ilícitos administrativamente.
Mão dupla
Rua Antônio Pedro Naves, que liga a rua Afonso Rato à avenida Leopoldino de Oliveira, volta a ser mão dupla para melhorar a circulação de veículos.
Nada feito
Acervo do “Lavoura e Comércio”, arrematado em leilão pelo então senador Wellington Salgado (Uberlândia), deve voltar ao controle da família fundadora do jornal.
Custas menores
Para acabar com as distorções entre normas de um tribunal e outro e facilitar o acesso aos pobres ao Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça uniformizará a cobrança de custas em todo o País. Os variados valores praticados pelos Estados criam desigualdades onde todos deveriam ser tratados como iguais – sentencia o conselheiro Jeferson Kravchychyn. Ele entende que, no sistema atual, quem pode menos paga mais. “É a penalização da pobreza”.
Pegou mal
Para os simples mortais pegou mal ação do Conselho Federal da OAB para suspender determinação de Vara do Trabalho de Colombo/PR, para que advogado com procuração de cliente para sacar valores resultantes de processo comprove nos autos o repasse do dinheiro sacado. Que mal há na exigência, que, certamente, não deve ter surgido por obra do Divino Espírito Santo?
Bola murcha
Decepcionante o futebol apresentado ontem pela Seleção Brasileira, na estreia de Felipão. Nada diferente da curta era Man muitas estrelas, alguns desconhecidos e baixa produção.
Na mosca
Sumayra acertou na mosca na programação musical da abertura do carnaval, neste sábado, na praça do Mercado. A festa começará às 20h ao som da Banda Carnaval Brasileiro, liderada por Faustinho.
Placas indicativas
Após o carnaval, a Settrans iniciará a volta das placas indicativas de denominação de ruas nos principais cruzamentos do centro da cidade, a serem instaladas nas colunas de sustentação de semáforos. Nos últimos anos, todas as placas que haviam sido colocadas entre 1998 e 2002 simplesmente desapareceram, complicando a vida de motoristas visitantes.
Eleição assegurada
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deliberou ontem que ainda este ano haverá eleição para o 1º Conselho Tutelar, cujo mandato vai até julho, sepultando a tese de prorrogação até 2016, data da posse unificada de todos os CTs do País. Prevaleceu a orientação do promotor André Tuma, coordenador regional do MP da Infância e da Juventude, por um mandato-tampão.// A academia AGS (praça do Uberabão) agora tem plano de fidelização com descontos de 10% a 15%.
“A melhora de tudo para todos começa na melhora para cada um”.