Festa clandestina
Por falta de alvará, festa com convite pago programada por universitários não pôde ser realizada nesta segunda-feira. Foi impedida por ação conjunta da Settrans, Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, enquadrada como evento clandestino. Além da clandestinidade da festa, o local em que ocorreria – bar (Frangaço) no bairro Universitário – não é adequado a esse tipo de evento. O estabelecimento em frente, que seria do mesmo proprietário, também tem problemas a serem sanados, apontados pelo Corpo de Bombeiros.
Fiscalização continua
Pelo menos vinte casas de eventos em Uberaba ainda dependem do cumprimento de normas estaduais e municipais para continuar funcionando. Algumas das providências apontadas pelo Corpo de Bombeiros e Posturas são de pequeno impacto, mas nem por isso devem ser ignoradas. No mês que vem, a revisão da legislação municipal que disciplina a concessão de alvará para essas casas e eventos deverá estar concluída pela Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais.
Agrovilas
Secretário Danilo Siqueira já trabalha projeto habitacional para as comunidades rurais. A ideia de Piau é investir também em educação, saúde e lazer para segurar o homem no campo em condições dignas.
Estimativa
Se todos os projetos habitacionais previstos para os próximos dois anos se concretizarem, o crescimento de imóveis em Uberaba será de 20%. De vinte a vinte e cinco mil novos lotes, casas e apartamentos.
Municipalização de rede
A partir de 2014, a manutenção da rede de iluminação pública será transferida da Cemig para as Prefeituras mineiras, incluída Uberaba. Trocas de lâmpadas, luminárias, reatores, relês e outros componentes e ainda a extensão de redes passarão a ser de responsabilidade dos municípios, permanecendo a Cemig com os postes de distribuição e as linhas de transmissão.
Taxa de iluminação
A Companhia Energética de Minas Gerais continuará cobrando ao contribuinte a Taxa de Iluminação Pública em suas contas de consumo. O dinheiro, que hoje permanece com a Cemig para a realização da manutenção da rede, será transferido para a conta da Prefeitura. Em algumas cidades do País em que os serviços já foram assumidos por prefeituras houve aumento da taxa para cobrir as despesas.
Reforço de médicos
Autorizada a contratação de mais trinta e cinco médicos pela Secretaria de Saúde. Profissionais reforçarão as ações de combate à dengue, que tem levado até 200 pacientes/dia ao centro de atendimento instalado pela Secretaria de Saúde na UPA São Benedito.
Lacre
Mais uma vez falta lacre na Delegacia de Trânsito, o que impede o emplacamento de veículos zero-quilômetro. Instrumento é fornecido pelo Detran/Minas Gerais.
Torrou
Descarga elétrica queimou aparelhos eletroeletrônicos na Secretaria de Trânsito, nesta terça-feira. No início da noite, o atendimento pelo 153 já havia sido restabelecido.
Multa para irregulares
Câmara encerrou a legislatura passada sem votar projeto do Executivo que visava à regularização de imóveis construídos ao arrepio de normas municipais. Para evitar a simples derrubada dessas construções, era proposta a imposição de pesadas multas para a oficialização das obras nos registros da Prefeitura. Matéria voltará pauta de discussões. Algo terá de ser feito para que a clandestinidade não se perpetue.
Fiscalizando contrapartida
Secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico estão se entendendo para a fiscalização ao cumprimento de obrigações assumidas com o município por empresas que se beneficiaram de concessões de áreas para se instalar. Os empresários teriam de fornecer produtos de sua fabricação à Prefeitura como compensação. Já se sabe que nem todos os prazos estão vencidos.
Canga-macaco
Autor de frases imortais que marcaram suas duas décadas no Legislativo, faleceu ontem o ex-vereador Daltro Batista de Paiva. Em seu repertório, a expressão “canga-macaco”, que simbolizava golpes e rasteiras nas eleições de mesas diretoras da Câmara.
Prestígio
O mineiro Luís Cláudio Chaves coordenará o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil. Anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado. Luís Cláudio preside a Ordem em Minas.
Declaração pré-preenchida
Para o ano que vem, a Receita Federal deverá alterar a forma de declaração do Imposto de Renda. Ela própria enviará ao contribuinte uma declaração pré-preenchida para que haja confirmação dos dados ou alteração. Este ano, os valores da tabela do Imposto de Renda foram corrigidos em 4,5%. A dedução de imposto por dependente será de R$1.974.
Uma e outra
Comércio do sexo feito às claras em vias públicas (Marcus Cherém e outras) do Parque São Geraldo é uma afronta às famílias.// O ISO (avenida da Saudade, 621) é especializado em saúde bucal. Agente hoje mesmo uma consulta preventiva.
“A solidão é boa somente para refletir, porque, sem dúvida, fomos criados para viver uns com os outros.”
(Chico Xavier)