O dia D
A sexta-feira reserva fortes emoções na área política. Ficou para hoje a manifestação do Ministério Público nos pedidos de registros de candidatura de Paulo Piau, Rodrigo Mateus e Lerin. Se decidiram alguma coisa ontem, em relação a Uberaba, os promotores José Carlos Fernandes, Sandra Rassi, Emmanuel Carapunarla e Miralda Dourado deixaram a formalização para hoje (último dia desta fase). Ou estão no aguardo de eventual nova manifestação do Judiciário, no episódio PMDB, que está se revelando um autêntico desafio para os advogados.
Lentidão processual
Com a extinção do processo de contestação da intervenção no PMDB, decretada pela juíza Régia Ferreira, 5ª-feira, a expectativa agora cai sobre a manifestação do Ministério Público. Para que desapareçam os efeitos da liminar do desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, “implodindo” a intervenção, o Tribunal de Justiça precisa ser cientificado oficialmente da sentença da juíza uberabense. E isso não havia ocorrido até ontem à tarde. O “time” de ação ordinária não acompanha o ritmo do eleitoral. Mas, de hoje não passa a manifestação do Ministério Público.
Na telinha
Dos cinco candidatos a prefeito, Paulo Piau, alicerçado em partidos com expressivas bancadas na Câmara dos Deputados, é o que terá mais tempo de televisão. Sem nenhum acréscimo de tempo fatiado em igualdade de condições pela legislação eleitoral, Piau terá mais de sete minutos (Rodrigo Mateus teria 2’55”). Adelmo Carneiro Leão pouco mais de três minutos e Lerin, menos de três (o seu partido, o PSB, tem menos tempo de TV do que o PSD, que só tem Marcos Montes de filiado em Uberaba).
Luta armada
Tornado público, Inquérito Policial Militar do Conselho de Segurança Nacional, em 1969, mostra que Uberaba esteve no roteiro de assaltos a bancos praticados pelo Comando de Libertação Nacional (Colina). A presidente Dilma Rousseff é relacionada como integrante da organização subversiva, que fez algumas reuniões em sua residência, mas não é mencionada como assaltante. Em Minas, o grupo formado por jovens praticou assaltos também em BH, Ibirité e Sabará.
Tribunal derruba condenação
Depois de um ano e dois meses preso na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, o mototaxista G.C.C. foi posto em liberdade. Acusado de estuprar homossexual de 17 anos, que o contratara para uma corrida, G. foi condenado a seis anos de prisão pelo juiz Habib Jabour. Na 4ª-feira, em grau de recurso formalizado pelo advogado Vitor Rachid Daher, que fez a sustentação oral da defesa, o Tribunal de Justiça de Minas reformou a sentença.
Sexo consentido
Vitor Rachid diz ter acreditado na versão de G.C.C. desde o dia da sua prisão, e faltaram provas do estupro denunciado pela mãe do “ofendido” depois que o filho foi deixado em casa. Além disso, no desenrolar do processo, o homossexual confessou que fizera sexo com o mototaxista, mas de forma consentida, acertando o “programa” em meio à corrida contratada – segundo o advogado. G. deixou a penitenciária ainda abalado psicologicamente
Brilhando
Uberabense Antônio Francelino dos Santos foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Rondônia pelos relevantes serviços prestados ao Estado e aos pobres. Por dois mandatos foi o defensor público-geral de Rondônia, concursado, depois de ter sido delegado de polícia e diretor de penitenciária. Formado em Direito pela Uniube, Francelino, filho de família pobre, iniciou sua vitoriosa vida pública como soldado do 4º Batalhão, nos anos 70.
Correndo riscos
Se não comprovarem a legitimidade da candidatura de seus vices ou não os substituírem dentro do prazo, os “prefeitáveis” Edson Santana (PPS) e Fahim Sawan (PSDB) correm o risco (ainda que uma possibilidade remota) de também serem brecados na Justiça Eleitoral. Os dois – Edson e Fahim – já passaram pelo crivo do Ministério Público, mas os seus vices não. Leuces Teixeira e Vânia Célia enfrentam pedidos de impugnação por não ter se desincompatibilizado da diretoria da 14ª Subseção da OAB e da Superintendência de Ensino, respectivamente, há quatro meses.
N. Sra. da Abadia
Os festejos da Padroeira da cidade começarão no dia 26 deste mês, com a peregrinação das Capelinhas de Nossa Senhora da Abadia, segundo programação liberada pelo padre Adriano José dos Santos. A partir daí haverá retiro, marcação de missas, confissões, celebrações, carreata (dia 4 de agosto), cavalgada, quermesses, coroação e procissão (ambas no dia 15).
Impugnação
Ex-prefeito Talibinha, de Campo Florido, não poderá concorrer às eleições deste ano no entendimento do Ministério Público. A promotora Sandra Rassi pediu a impugnação de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Talibinha está na lista dos ex-prefeitos com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas. É o quarto candidato na região vetado pelo MP.
Uma e outras
No horário eleitoral da TV, Edson Santana (PPS) e Wagner do Nascimento (PTC) terão de imitar o folclórico Enéas. Contarão com apenas 18 e dois segundos, respectivamente, sem o rateio.// Confirmada a vinda do vice-presidente da República, Michel Temer, a Uberaba, na segunda-feira.// Ainda ontem o PSDB não havia sido oficialmente notificado do pedido de impugnação de Vânia Célia. Mas, os advogados do partido, conforme sinalização, farão a defesa pró-manutenção dela na chapa de Fahim.
“O sinal mais característico da imperfeição do homem é o seu interesse pessoal.”
(Livro dos Espíritos)