Trapalhada
Assessoria jurídica de Lerin desistiu do pedido de impugnação de pesquisa do Instituto Sensus, contratada pelo parceiro PSD, presidido por Marcos Montes, coordenador político da campanha. Ex-prefeito não escondeu a parceiros políticos sua irritação com o episódio dias antes da desistência acatada pela Justiça Eleitoral. Agora falta a divulgação dos números apurados.
Conflitos
Na campanha eleitoral deste ano, em Uberaba, não faltaram conflitos entre advogados e lideranças políticas dentro de um mesmo grupo, quase sempre vendo ações e reações sob ângulos diferentes. Os assessores ficam, naturalmente, focados nos aspectos jurídicos, enquanto os políticos medem cada palavra, cientes de que o adversário de hoje poderá ser o aliado de amanhã.
Vai azedar
O uso da foto da presidenta Dilma nas publicidades de Lerin renderá problemas de ordem jurídica para o candidato, tanto na área eleitoral quanto na cível. Ele não tem autorização para colocar a imagem da Chefe da Nação em suas peças de marketing e, diferentemente do que alardeia, sua campanha não é apoiada pelo Governo Federal, como atesta nota distribuída no sábado pelo PT/PMDB nacionais.
Água e óleo
Ficou cravada na manifestação do PT/PMDB a total incompatibilidade entre o projeto nacional defendido por Lerin – centrado em Aécio Neves – e o liderado por Dilma e Lula. “Não se pode perder de vista o risco do retrocesso social, econômico e político” – diz a nota, depois de ressaltar que Lerin “representa o campo conservador, defende o neoliberalismo e sustenta forças do atraso que impediram por muitos anos o desenvolvimento”.
Para uns, muito, pra outros...
Enquanto em Uberaba, o PM não tem sequer um cafezinho no quartel, a Força Aérea Brasileira vive a fartura. O Grupamento de Apoio de Brasília foi às compras e se abasteceu com 1,6 mil litros de sucos e refrigerantes e ainda 4,4 mil quilos de carnes, segundo a ONG Contas Abertas. A Coca-Cola predomina, nas versões normal e light. Já o Tribunal de Justiça do DF adquiriu 18 carrinhos de compra com capacidade de 200 litros. Sintomático.
Neutro
Jornalista Edson Santana, que disputou a Prefeitura pelo PPS e somou 4,2 mil votos, anunciou ontem que não acompanha o partido no decidido apoio a Paulo Piau. Diz que se manterá neutro, respeitando a escolha da agremiação e de seus eleitores.
O vice
Vice-presidente da República volta a Uberaba nesta terça-feira. Michel Temer (PMDB) participará de reuniões e caminhadas pedindo votos para Piau. No fim de semana, completaram quinze os partidos que alicerçam a campanha do peemedebista.
Os alvos do momento
Agora são 17,3% os eleitores ainda indecisos no segundo turno da eleição em Uberaba. A constatação é do Instituto Sinfor Consultoria, sediado em São José do Rio Preto e que ouviu 600 pessoas no dia 17 deste mês. Com margem de erro de 4%, o resultado nas manifestações estimuladas apontou 43,8% de preferência por Paulo Piau contra 36,3% de Lerin. Pesquisa tem número 01233, no TRE.
Pensão alimentícia
Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais deu “bomba” em recurso da Fazenda Nacional e manteve a dedução do Imposto de Renda dos valores pagos a título de pensão alimentícia, independente de decisão judicial. A União postulava que houvesse a necessidade de manifestação do Judiciário, caso a caso. Se pode complicar, para que facilitar!
Lealdade de candidato
Não se pode negar: Lerin está sendo extremamente leal ao governador Anastasia e Aécio Neves. Tem se mantido firme na defesa do Estado, aguentado todas “as buchas” da falta de investimentos em Uberaba. Com certeza, sairá do processo eleitoral fortalecido junto à cúpula “tucana”, independente do resultado das urnas, domingo. Se isso não ocorrer, será traição.
Sem ofensa
Perguntar não ofende. O que foi feito da Delegacia da Escola Superior de Guerra de Uberaba? Há meses suas armas estão recolhidas.
Silêncio
“Ensurdecedor” o silêncio mantido pela Delegacia Especializada da Polícia Civil/BH sobre a execução do empresário Antônio Stacciarini.
Haja fôlego
Os números de relatório feito pelo promotor Laércio Conceição são o retrato da violência em Uberaba. Nas três Varas Criminais – comandadas pelos juízes Ricardo Motta, Habib Jabour e Daniel Colaço – tramitavam, em agosto, 12,4 mil processos. Na média, pouco mais de 4 mil processos para cada magistrado. Ainda como inquérito, os cinco promotores criminais trabalham em 9 mil casos, dos quais 2,1 mil submetidos a Laércio Conceição.
Uma e outras
Não sei o que está provocando mais comentários entre os jovens: se a eleição, domingo, ou o Axé Uberaba, sexta e sábado, no Centro Park.// Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes já oficializou a cassação do mandato do presidente Milton Amaral.// Até 4ª feira sairá o resultado da pesquisa que o Ibope faz na cidade.
“Viva cada dia da sua vida como se fosse o último, pois um dia desses vai ser mesmo”.
(Alfred Newman)