Críticas
Em entrevista a Paulo Sarkis e Élvia Morais, ontem, na TV Universitária, o delegado Edson Moreira, agora vereador em Belo Horizonte, teceu duras críticas ao Ministério Público. Segundo ele, que é considerado um dos melhores investigadores de homicídios em Minas, o assassinato de Antônio Stacciarini está esclarecido, mas o promotor (não nominado por ele) não foi a fundo no caso.
Assinatura
No entendimento do delegado, o zootecnista suspeito “deixou sua assinatura” no assassinato, pois o empresário foi morto com golpe semelhante ao usado no abate de boi. “A Polícia Civil já fez a sua parte e o dono da ação penal agora é o Ministério Público” – sentenciou, frisando que o relatório do delegado Alexandre Oliveira é claro, mas o MP ainda não ofereceu denúncia contra Djalma Bessa.
Faturamento da água
Orçamento do Comitê da Bacia do rio Araguari, integrado por Uberaba por causa do rio Claro, prevê receita de R$40 milhões para os próximos quatro anos. Dinheiro vindo da cobrança iniciada há dois anos a órgãos públicos – como o Codau – e proprietários rurais pela utilização de suas águas. Por lá, todos pagam pelo consumo, o que não acontece, ainda, na Bacia do rio Grande.
Nem tão público
Reclamação de que o Centro Científico de Peirópolis não fica aberto diariamente nem em horários que permitam a utilização de seus banheiros por turistas provocou resposta aceitável da UFTM. A universidade não é de fato responsável por manter instalações sanitárias para usuários de estabelecimentos comerciais. E, por falta de funcionários e de concurso, a UFTM não tem como implantar funcionamento ininterrupto daquele espaço.
Exagero na dose
A julgar pela manifestação do promotor Laércio Conceição e a decisão do juiz Ricardo Motta, a delegada Laís Gomes exagerou na dose ao pedir a prisão da jovem de 23 anos que abandonou filho recém-nascido no bairro Olinda. Os dois discordaram da pretensão da policial. A mulher poderia estar em estado puerperal e em nada ajudaria nas investigações do caso a decretação de sua prisão.
O que virá?
Indagado por jornalista se tinha alguma novidade, o promotor José Carlos Fernandes saiu com essa: “Tô na fase de fermentação do caldeirão”. Sinal de que vem alguma bomba por aí.
Cadê?
Já seu colega Laércio Conceição está recomendando aos órgãos públicos que cumpram lei estadual, destinando espaços para exposição de cartazes de pessoas desaparecidas.
Água do rio Claro
Resolvida a renovação da outorga para Uberaba, o Codau prepara agora projetos para a implantação de barramentos (represas de regulação de vazão) no rio Claro. Essa foi uma das saídas encontradas para convencer o Igam e os produtores rurais que também se servem daquelas águas de que a captação por Uberaba não os prejudicaria. Processo de outorga esteve parado no ano passado porque se entendeu que a Prefeitura queria empurrá-lo “goela abaixo”. O diálogo foi restabelecido este ano com resultados.
Golpe contra seguradoras
Uberaba está na rota de golpes aplicados em seguradoras por quadrilha especializada em furtos e roubos de cargas. As investigações – mantidas em sigilo – estão avançadas e a qualquer momento podem ser expedidos mandados de prisão. Há quem fala em surpresas quando as informações puderem ser divulgadas.
Sangue frio
Histórico da Polícia Militar sobre as últimas manifestações em Uberaba indica a capacidade da tropa de se conter ao ser provocada. Chegam a ser hilários os casos narrados de “desafios” feitos a policiais nas ruas, como andar de bicicleta ziguezagueando fileiras de PMs, esbarrões propositais em policiais e cerco a viaturas da Rotam. No Parque Fernando Costa, parte das flores dos jardins foi arrancada. Há ressalva: atitudes isoladas por parte da minoria.
Radares
Somente o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas tem quarenta e seis radares instalados em rodovias sob sua administração no Triângulo, incluídos três entre Uberaba e Conceição das Alagoas. O Dnit vai instalar nove nas BRs-050 e 262, em Uberaba, mês que vem.
Rock and roll
Fundação Cultural faz chamada pública por edital para a seleção de bandas de rock and roll que se apresentarão na comemoração do Dia Mundial do Rock (13 deste mês), na Concha Acústica. Cada um dos grupos selecionados terá vinte minutos para se apresentar ao público.
Pena de morte
Delegado Edson Moreira não esconde o que pensa sobre a pena de morte. É totalmente a favor da sua instituição. “Sou a favor de tudo o que for contra bandido” – disse. Ele veio a Uberaba para os funerais do ex-secretário de Segurança Pública João Perfeito.
Vistoria complicada
Atendendo em média a 160 veículos/dia, a Delegacia de Trânsito não tem como agilizar a vistoria de carros usados, sem que os proprietários se apresentem já com o número do decalque do chassi em mãos. A PC não tem como aumentar os vistoriadores e o delegado Ramon Bucci não quer que se repita o que ocorria no passado, quando, segundo ele, a maioria dos veículos usados emplacados não passava pelo setor.
Uma e outras
Vítima de AVC, José Vinagre teve cancelada sua nomeação para cargo de gerência na Secretaria de Saúde.// PM está de luto com a morte, na semana passada, do tenente Adrião Alves Pereira, um dos homens mais íntegros da corporação.