FALANDO SÉRIO

Furtos de imagens no cemitério

Nos últimos dias, imagens de santos colocadas em sepulturas no cemitério...

Wellington Cardoso
Publicado em 22/08/2012 às 11:17Atualizado em 19/12/2022 às 17:48
Compartilhar

Na telinha

Somente nesta 4ª-feira a TV Integração saberá se teve êxito com o mandado de segurança impetrado no TRE/MG contra a determinação da juíza Régia Ferreira para que fique fora do ar, em Uberaba, durante o horário eleitoral e as inserções dos políticos de Ituiutaba. Antes de se posicionar, o juiz Flávio Bernardes quer ouvir a área técnica do Tribunal sobre as dificuldades técnicas e jurídicas apontadas pela Integração, que, ontem, descumpriu a ordem da juíza em relação às inserções, mantidas no ar.

Sincero?

Cômico, mas merecedor de análise, o comentário feito ontem no horário eleitoral pelo “vereável” Paulo César Soares, o China (PSL). Ele lembrou aos eleitores que foi vereador por quatro mandatos e sentenciou: “Ganhei quatro eleições por ser o menos ruim”. E, como era esperado, a maioria dos candidatos à Câmara fez propostas de candidato a prefeito, prometendo o que não é da competência do Legislativo. Poucos falaram em legislar e fiscalizar, as verdadeiras responsabilidades do vereador.

Justiça dá “bomba” em recurso

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral negou provimento a recurso da assessoria jurídica de Fahim Sawan contra o registro da candidatura do médico Hélio Massa como vice de Lerin. Os “tucanos” queriam a decretação da inelegibilidade de Massa argumentando que o médico não se desincompatibilizara de cargo ocupado em associação beneficente (como voluntário). Devem acreditar que Massa tira votos de Fahim entre os médicos.

Denúncia furada

Assessoria jurídica de Lerin declara desprovida de qualquer veracidade a denúncia feita à Justiça pela coligação “Projeto Vitória”, aliada de Fahim. O deputado é acusado de usar, em campanha, veículo bancado com verbas indenizatórias da Assembleia Legislativa, o que é desmentido categoricamente. Os advogados Bruno Militar e Natália Salge estão provocando à Justiça que as despesas são bancadas do bolso pelo candidato a prefeito, mesmo estando no exercício do mandato de deputado.

Alvos

Partidário de Fahim, o advogado Lawrence Borges também questiona na Justiça Eleitoral as dimensões dos “cavaletes” publicitários de Paulo Piau e Lerin. Alega que eles estariam acima da medida máxima prevista em legislação (4m²), consideradas as duas faces. Assessoria jurídica de Lerin estranha a escolha dos alvos e diz que as peças têm apenas 2,84m². Ficam claras as preocupações que Piau e Lerin provocam no “ninho”.

Mãos leves

Bandidos acreditam mesmo que não se precisa ter medo dos mortos. E eles não têm nem mesmo dos vivos. Tanto que furtaram, nos últimos dias, duas imagens de santos colocadas em sepulturas no cemitério Medalha Milagrosa, onde ações do gênero, segundo o administrador Jamir Messias, ocorrem em menor proporção que no cemitério “São João Batista”, ainda que não sejam rotineiras. Raramente os larápios são identificados.

Lavagem de dinheiro

Provocando questionamentos jurídicos a extensão da lei (de julho) que visa a dar mais eficiência ao combate à lavagem de dinheiro. A dúvida é se os advogados estão obrigados a revelar dados sigilosos de seus clientes – incluídos valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. Parecer aprovado pela OAB nacional, e a ser distribuído às suas representações no País, diz que os advogados não estão submetidos à exigência.

Até “bicheiro”

Aparentemente, os uberabenses ainda não atentaram para a abrangência da lei. Podem ser enquadrados nela todos aqueles que dissimulem ou ocultem a origem de dinheiro produzido por atividade ilícita. E isso abrange o “jogo do bicho” – ainda explorado em Uberaba sem qualquer combate efetivo – e a exploração de máquinas caça-níquel.

Vice desejado

Fahim voltou a conversar com o professor Godoy (PTB), nesta terça-feira, tentando sensibilizá-lo a aceitar ser o seu vice, agora que Vânia Célia levou “bomba” também no Tribunal Regional Eleitoral e há poucas esperanças de reverter a impugnação no TSE. O vereador reafirmou que deseja muito se reeleger para a Câmara, mas já admite a possibilidade, “se for no contexto de um projeto”.

OAB ouve denúncias

Mais uma vez o juiz aposentado Bartolomeu Silva é o ouvidor da 14ª Subseção da OAB para as questões eleitorais. Advogado militante, o ex-magistrado está incumbido de recepcionar denúncias de irregularidades praticadas pelos candidatos, ouvir os denunciantes e encaminhar a documentação ao Ministério Público Eleitoral.// Printlog (José de Alencar, 218) garante carga máxima e tinta de qualidade na reciclagem de cartuchos.

Paulo e Estevão

Lembrando os 70 anos de lançamento do livro, Cezar Carneiro fará palestra sobre “Paulo e Estevão”, 2ª-feira, no Grupo Espírita Maria de Nazaré (bairro de Lourdes). Obra ditada pelo espírito Emmanuel é uma das mais lidas dentre as mais de 400 psicografadas por Chico Xavier. Noite será marcada também pelo lançamento do livro “Palavras do Dia a Dia”, de Celso Afonso e Adelino de Carvalho.

Uma e outras

Advogado Marcos Jamal integra assessoria jurídica da coligação “Uberaba Merece Mais”.// Advogado Paulo Salge já vê algumas “picuinhas desnecessárias” sendo levadas à Justiça Eleitoral.// Polícia Rodoviária Federal tem projeto para construir nova delegacia na BR-050, mas no município de Uberaba. A de Delta, de construção iniciada antes da emancipação, ficará esvaziada.

“O nascimento de uma criança é a prova de que Deus ainda confia na humanidade.”

(Carl Sandburg)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por