Concessão
A nova concessão de 546 quilômetros da BR-262 não estará concluída antes de dois anos. A previsão é do deputado Franco Cartafina, que acompanha o processo iniciado com o aceite pela ANTT da renúncia do consórcio Triunfo Concebra. E exige muito estudo e trabalho.
Novo formato
Licitação ocorrerá dentro das novas regras para os pedágios: cobrança proporcional ao trecho efetivamente rodado e passagem livre em gabinetes, para o que os veículos precisarão de chip na placa ou a concessionária instalará pórticos ao longo da rodovia.
Com tag
As formas de identificação dos veículos ainda são estudadas. Uma das possibilidades é, de início, a instalação de tags com mensalidade. Sem ele, o condutor não se beneficiaria do valor proporcional de pedágio.
Para todos
O novo sistema levará à cobrança de pedágio também aos motoristas que se locomovem exclusivamente no trecho entre uma praça de pedágio e outra.
Contra-ataque
Dizendo-se cansados do que consideram reiteradas investidas de um ou outro vereador contra a categoria, alguns médicos estão se organizando para também baterem na porta do Ministério Público.
Controle
Disse um deles à coluna que o promotor José Carlos Fernandes será acionado para cobrar do Legislativo o controle de ponto dos assessores parlamentares, a lotação e a remuneração de cada um e o que fazem na prática.
Só crítica
Acrescentou o médico que, enquanto a categoria se desdobra e se expõe ao contágio no enfrentamento à Covid, mesmo sem as melhores condições de trabalho, uns só se preocupam com o seu ponto.
A volta da DRF
Ainda é uma incógnita quando será publicado qualquer ato relativo ao retorno da Delegacia da Receita Federal para Uberaba, como ficou acertado entre lideranças empresariais, o deputado Aelton e o superintendente da Receita em Minas.
Acordado
Para Aelton, está valendo o acordado no encontro. Mas, acredita que o vai e vem entre Uberaba e Uberlândia de um único delegado para as duas delegacias só ocorrerá depois da vacinação de todos os adultos contra Covid.
Pé atrás
Mais cauteloso está o presidente da ACIU. Anderson Cadima lembra que não tem nada assinado sobre o retorno. ACIU e FIEMG não receberam nenhuma informação nova após a visita ao superintendente.
Funepu
Há sinalização de que a CEI da FUNEPU reviu posição e se prepara para, no relatório final, propor a instalação de Comissão Processante. As razões ainda são mantidas em sigilo, mas já foi revelado não ter constatado desvio de recursos públicos na relação SMS/fundação.
Coincidência
Esta semana, o Executivo alterou decreto que criou comissão para apurar eventuais irregularidades nessa relação, e publicado em julho. Agora, para incluir a Unidade Dia.
Investimento
A Belorizontina TFER Armazenagem e Logística investirá R$ 50 milhões na implantação de terminal intermodal de cargas no DI/3. Irá atender as empresas de fertilizantes. Projeto de interesse da VLi e com ela negociado.
Empregos
A empresa, que já tem área adquirida no distrito, gerará 60 empregos diretos e 260 indiretos, segundo a Sedec.
Prorrogação
Cinco empresas beneficiadas com incentivos aos seus projetos de expansão pediram à Prefeitura mais prazo para a efetivação das obras ou o pagamento de contrapartida.
Fiscalizando
Procon notifica dez empresas para que se defendam da aplicação de multas por exporem mercadorias à venda sem especificação dos preços ou com data vencida.
Repaginado
Diário eletrônico do município (Porta-Voz) foi repaginado pela Secretaria de Governo com a contratação de uma nova plataforma. Visual ficou mais limpo e as publicações mais legíveis. O resultado final foi bom.
Ordem
A publicação que era iniciada com os atos da Câmara, agora traz o Executivo em primeiro plano.
História
Porta-Voz foi criado como jornal impresso de distribuição gratuita na administração Luiz Guaritá, em 1994, e assim permaneceu até 2010, quando passou a ser eletrônico eletrônico na gestão Anderson Adauto. De lá para cá, muita coisa mudou em tecnologia.
Quem sabe, sabe
Depois de quase duas décadas atuando na captação de recursos e prestação de contas deles pela Chefia do Executivo, a competente Márcia Otaviano deixa o Departamento de Captação de Recursos do Gabinete.
Ganhando
Quem ganha é a Fundação Cultural que a está recebendo como coordenadora de Incentivos e Projetos Culturais. Márcia Otaviano é servidora de carreira de rara competência na área de atuação.
Machucado
Tenista João Menezes, com dores no joelho, abandonou o Challenger de Como, na 4ª feira, e também não participará do Challenger de Kiev. Vai se submeter a tratamento.