Ufa!!!
Inauguração do sistema Olho Vivo será às 17h desta sexta-feira, no desejo do Governo do Estado. Para isso, o governador Alberto Pinto Coelho antecipará sua vinda a Uberaba para a abertura da ExpoZebu, no dia seguinte, e aqui deverá permanecer até domingo, se nada mudar. Os homens contratados pela Prefeitura para o monitoramento das ruas por 54 câmeras passam por treinamento.
E a renda?
Contribuintes fiscalizados pela Receita Federal pelo não recolhimento de contribuições previdenciárias estarão sujeitos também à apuração quanto à capacidade de renda para a construção do imóvel. Os primeiros cem selecionados a partir do cruzamento de informações com o cadastro imobiliário da Prefeitura já foram notificados pela Receita. Estão concentrados em condomínios.
Vereadores em conflito
O matadouro cravado há décadas no Grande Abadia virou alvo de polêmica e incidentes entre dois vereadores. De um lado, Paulo César Soares, pregando o encerramento das atividades da empresa naquele bairro, alicerçando sua posição na questão ambiental, e do outro, Edmilson de Paula, que a defende. O tempo esquentou entre eles na sexta-feira, no domingo e ontem, quando houve a necessidade da intervenção de colegas.
Repercussão de denúncia
O desmantelamento de facção do PCC em Uberaba, com a prisão dos seus quarenta e um integrantes, foi destaque no site da Procuradoria de Justiça de Minas. Publicação faz referência à denúncia feita contra a quadrilha pelo promotor Laércio Conceição, ressaltando que a gangue atuava em Uberaba e outras cidades do Triângulo. E diz que as informações contra os criminosos foram obtidas em operação conjunta do Grupo de Combate às Organizações Criminosas do MP e a Polícia Civil. A PM ficou de fora.
Lotes menores
Foi-se o tempo dos quintais com árvores frutíferas ou jardins. Da década de 80 para cá, os lotes colocados à venda em Uberaba só têm diminuído e agora o vereador Cléber Cabeludo quer reduzi-los ainda mais, permitindo áreas de 200m² em emenda ao Plano Diretor.
Joio do trigo
“Papagaios de pirata”, com certeza, não faltarão na cerimônia de inauguração do Olho Vivo. Gente que nada fez para a concretização do processo, que tramitou por mais de dez anos, vai querer aparecer na fita e fazer discurso como “autor da conquista”. Quem viver, verá.
Não parece lógico
Culpado ou inocente, o zootecnista Djalma Bessa já está, de certa forma, julgado pela opinião pública. A lentidão com que se arrasta o inquérito instaurado para apurar a execução do empresário Antônio Stacciarini é bem uma demonstração da ineficiência do sistema, em prejuízo de pessoas investigadas e da justiça. Há um ano, Bessa chegou a ser preso a pedido do delegado Alexandre de Oliveira e, como depois disso a autoridade policial não conseguiu avançar nas investigações, o zootecnista ficou “sentenciado”. E isso não é correto. Sem justiça, prevalece a injustiça. E a vítima perde duas vezes.
Sem acesso
Por causa dessa interminável investigação, o advogado Leuces Teixeira, que representa parentes da vítima (Stacciarini), não pode ter acesso aos autos, o que vem tentando desde o começo do ano.
Volume
No segundo mês do ano, cento e onze sentenças foram proferidas pelos juízes das três Varas Criminais de Uberaba, nas quais o que está há mais tempo na titularidade é Ricardo Cavalcante Motta.
Mensagens românticas
Jornalista Felipe Patury publicou na revista Época mensagens trocadas entre o deputado federal baiano Luiz Argolo e o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal. Os dois dizem ter carinho pelo outro e o parlamentar acrescenta: “Queria ter falado isso ontem. Acabei não falando. Te amo”.
Zé Genoino leva bomba
O ex-deputado José Genoino não está em condições de saúde que justifiquem tratamento diferenciado pela Justiça. É o que atesta junta médica do Hospital Universitário de Brasília, concluindo que não é grave o estado de um dos condenados no processo do “mensalão” a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto. Agora, caberá ao ministro Joaquim Barbosa dizer se Genoino continua em prisão domiciliar ou volta para o presídio da Papuda.
Chapéu na mão
Foi deprimente ver oficial da PM de chapéu na mão, na Câmara, buscando patrocínio para a confecção de camisetas para formandos do programa de resistência às drogas.
Carências
Mensalmente, a Prefeitura repassa R$15 mil à Polícia Militar para despesas emergenciais, que, em verdade, também são de responsabilidade do Governo do Estado, mas...
Uma e outras
O desembargador Pedro Carlos Marcondes foi eleito presidente do TJ de Minas, em pleito que tinha na disputa também o “uberabense” Doorgal Andrade.// China recorreu ontem ao Ministério Público contra o frigorífico Miusa.// Vereador Marão precisou recorrer à sua agilidade como policial civil, ontem, no Legislativo.// Excesso de candidatos a deputado estadual pode prejudicar a representatividade de Uberaba na futura Assembleia Legislativa. Qualquer voto tirado pode comprometer a eleição de quem tem “cacife” para chegar lá.// Ponto biométrico começa a funcionar 2ª-feira no Centro Administrativo.