Sucessor
Citado para o Governo do Estado, mas de olho em cadeira no Senado, o secretário de Estado Narcio Rodrigues prepara o filho Caio para sucedê-lo na Câmara dos Deputados.
IML
Reforma das instalações do IML terá início provavelmente em abril. Em meados desde mês, o Estado fecha o processo licitatório para a contratação da empresa que executará a obra.
USBs abertas à noite
Cinco unidades de saúde municipais que fechavam às 17h tiveram o horário de funcionamento estendido até as 22h, beneficiando moradores dos bairros Boa Vista, Volta Grande, Valim de Melo, Lourdes e Abadia. Outros postos de saúde também passarão a atender à noite – antecipa o secretário Fahim Sawan, que está revendo todo o sistema.
Fiscalização mais rigorosa
O descumprimento de lei municipal que trata do sistema de limpeza urbano é denunciado pelo vereador Luiz Dutra, que quer fiscalização mais rigorosa e a penalização dos infratores. O alvo, o descarte inadequado de pneus, em prejuízo do meio ambiente e da saúde (dengue). Comerciantes de pneus, pilhas, lâmpadas à base de mercúrio e de sódio, lâmpadas fluorescentes e baterias são obrigados a manter depósitos seguros para o recolhimento dos produtos usados.
Regularização de escrituras
Presidente da Cohagra estará terça-feira em Belo Horizonte com o vereador Ripposati, acelerando entendimentos com o Estado para a liberação de escrituras dos conjuntos habitacionais Alfredo Freire, Volta Grande, Cartafina, Cássio Rezende, Boa Vista, Tutunas e Miusa. Wagner Júnior busca a concretização de programa de regularização que Ripposati vem perseguindo há anos. Projeto beneficiará cerca de três mil famílias.
Pisou na bola
Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, pisou feio na bola pela forma como se dirigiu a jornalista paulista que tentava entrevistá-lo ao término da reunião do Conselho Nacional de Justiça. Perdeu alguns dos pontos conquistados à época do "mensalão".
Mais água
Os serviços de água e tratamento de esgoto de Uberaba contarão com R$12,5 milhões do Governo Dilma para investimentos. Anúncio foi feito pela presidenta ao prefeito Paulo Piau durante audiência, ontem, em Brasília. Outras obras terão R$38 milhões do PAC.
De olho nas urnas
Todos os processos de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídos até dezembro de 2011, serão julgados este ano (alguns deles de Uberaba e região). O compromisso é do Poder Judiciário, tendo em vista o cadastro nacional de condenações que o Conselho Nacional de Justiça disponibilizará para a Justiça Eleitoral. Com isso, muitos agentes públicos ficarão inelegíveis para 2014, em Uberaba e várias outras cidades do Triângulo Mineiro.
De volta às ruas
A libertação de Maria de Lourdes Borba Soares de Souza, presa na Penitenciária "Aluízio Ignácio de Oliveira", foi determinada pelo juiz Ricardo Motta. Condenada a pena de prestação de serviços em sentença da última terça-feira, a mulher havia sido detida em agosto de 2012 por guardar 1,2 quilo de maconha para o marido, Azimar Marques Moreira, acusado de comandar esquema de tráfico de drogas de dentro do presídio, onde cumpre outra pena.
Auditoria
Libertas e Magnus concorrem ao contrato para realização de auditoria na Prefeitura desejada por Paulo Piau. Processo está em fase de análise de recurso apresentado pela Magnus contra a outra.
Mototáxi
Minuta do edital de concorrência para a conclusão do processo de credenciamento de mototáxis em Uberaba foi submetida pela Settrans à Procuradoria-Geral. Publicação deve acontece na próxima semana.
Uma e outras
Trânsito no bairro Olinda foi reorganizado pela Settrans. Havia muita insatisfação.// Bispo Mário assume a subsecretaria da Secretaria de Desenvolvimento Social.// Bem-humorada, Luciene Fachinelli diz ter 1,75m de puro fôlego, como a dizer que espera chegar inteira ao processo eleitoral de 2014.// Reciclagem de cartuchos com tintas da melhor qualidade e carga total é com a Printlog (rua José de Alencar, 218), que faz busca e entrega gratuitas.
Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a
pretensão de agradar a todos; não intente o que o
próprio Cristo não conseguiu."
O prazer irresponsável
Entre os motivos que levam ao uso de drogas, o comandante regional da PM coloca a "busca acentuada pelo prazer, e de uma maneira bem irresponsável às vezes". Em exposição feita em seminário promovido pela UFTM, coronel Laércio dos Reis Gomes fez referência a um número preocupante. Segundo ele, o Programa de Resistência às Drogas desenvolvido pela PM em Uberaba já atendeu a 40 mil crianças (escolares) e "estudo científico prova que mais de 70% das que passaram pelo Proerd não se envolveram com drogas". Sinal de alerta em relação aos 30% restantes.
Combate exige tempo
O oficial também desabafou que a repressão ao tráfico não é tão simples quanto parece, o que provoca questionamentos à ação da Polícia Militar. Citando que o combate ao crime é feito rotineiramente pela corporação, coronel Laércio ressaltou que investigar demanda tempo. "Às vezes, a investigação tem de ocorrer com calma, escutas telefônicas e até mesmo filmagens, para o juiz ter condições de aplicar uma pena severa ao traficante."