FALANDO SÉRIO

Governo tenta amenizar clima pesado na Câmara contra secretária de Educação

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 25/10/2022 às 21:25Atualizado em 16/12/2022 às 00:16
Compartilhar

Transporte escolar dá dor de cabeça a Sidinéia.

Depois da demora da SEMED em tomar providências contra as irregularidades no transporte rural de estudantes e o seu recente comentário contra o vereador Luizinho, Sidinéia Zafalon deve encontrar um ambiente pesado no sua prevista ida à Câmara nesta 4ª feira. A tônica do que será a sua conversa com os vereadores ficou sinalizada na sessão de 2ª feira nas palavras de China, Jamal e o próprio Luizinho, dentre outros.

Pedido de desculpas

A forma como a secretária se referiu a Luizinho em conversa sobre o capenga transporte rural, por mais que tentassem depois corrigir de “vereadorzinho” para “vereador padrinho”, criou clima de insatisfação na Casa. Para vereadores que se manifestaram na segunda-feira, não apenas o colega foi ofendido, mas toda a Câmara. Jamal e Celso, por exemplo, entendem que Sidinéia precisa se desculpar.

Buscando a paz

Nesta terça-feira, o governo se movimentou na tentativa de desfazer o mau estar, depois de ter tomado conhecimento das falas de segunda-feira. Alguns vereadores chegaram a ser contactados com pedidos para que o clima seja o mais ameno possível. A visita de Sidinéia não consta da pauta desta 4ª feira, mas estaria confirmada.

Mais essa!

O inacreditável continua acontecendo no STJ. E desta vez com decisão diretamente para o Judiciário uberabense, que estaria nos preparativos para levar a julgamento popular ex-presidente da Ordem dos Advogados em Conceição das Alagoas.

Impronúncia

Quase 20 anos após o assassinato, os acusados Olímpio e Élcio de Sousa Filho, irmãos, ganharam um fôlego no julgamento de pedido de HC impetrado no Superior Tribunal de Justiça. Um ministro decidiu, de ofício, impronunciar os réus. A defesa postulava apenas o adiamento da sessão do Tribunal do Júri.

Motivação

Para o relator Joel Ilan, inexistem provas nos autos suficientes para a submissão dos irmãos ao Tribunal do Júri. O Ministério Público recorreu para fazer valer a pronúncia. Se o MP não lograr êxito, Promotoria em Uberaba terá de decidir se pedirá ou não novas diligências.

Acusação

Olímpio e Élcio são acusados do assassinato de Geovane Barreto, morto a tiros na porta de sua residência. Outros dois homens teriam sido os executores contratados. Um deles jamais foi preso e o outro foi detido no Paraguai por outro delito.

Desaforado

O processo foi desaforado diante do entendimento de que o clima era hostil para que o julgamento ocorresse em Conceição.

Amarrado

Na semana passada, o STJ decidiu que um juiz não pode condenar réu para o qual o Ministério Público pede a absolvição. O que, de certa forma, tolhe o princípio da convicção.

Concessão da 262

Entre o dia 31 deste mês e 16 de dezembro, finalmente a ANTT estará recebendo sugestões às minutas de edital e contrato da concessão da BR-262, entre Betim e Uberaba. Uma providência requerida pelo deputado Franco Cartafina desde o início do ano. A ANTT dividiu a concessão antes concedida à Triunfo Concebra em três lotes. Um deles o que atende Uberaba e região.

Desmonte

Antes mesmo de iniciar o seu segundo mandato, o Governo Zema começa a se mover para o desmonte das Superintendências Regionais de Saúde e de Educação em Uberaba. Na educação, as intenções ainda não estão claras.

Esvaziando

Na SRS, a farmácia que entrega medicamentos aos assistidos pelo SUS vai passar a funcionar em outro local ou ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde. O laboratório regional, por sua vez, terá gestão da UFTM.

Babá laranja

Audiência de instrução e julgamento no processo resultante da Operação “Babá Laranja”, iniciada em agosto deste ano pela Polícia Civil. Duas empresas do ramo seriam responsáveis pela comercialização de máquinas agrícolas furtadas em outros Estados.

Dona fictícia

Nas investigações chamou a atenção dos policiais civis o fato de vários veículos estarem no nome da babá que atuava na residência do empresário alvo central do processo. Daí, o nome da operação.

Inovação

Prefeitura continua inovando. Além de criar entrevista coletiva sem que os jornalistas convidados pudessem fazer qualquer pergunta, inventou também uma “perda de vigência” para requerimento antigo de vereador.

Como foi

Em agosto, a vereadora Rochelle teve requerimento de convocação de Sétimo Bóscolo aprovado em plenário e enviado à Secretaria de Governo. A ida do secretário acabou não ocorrendo em razão do processo eleitoral.

Desmarcada

Com a vereadora já livre da campanha eleitoral, a reunião seria agendada para esta 4ª feira, mas também foi cancelada sob a explicação de que o secretário estaria viajando para Belo Horizonte. E mais: que novo requerimento de convocação deveria ser feito por “perda de validade” do anterior.

Inédito

Esta foi a primeira vez nas últimas décadas que a Prefeitura recorreu à expressão. Se não bastasse, Rochelle ainda ontem à tarde estava à espera de uma conversa com o secretário de Governo, pedida na última sexta-feira. “Simplesmente não consigo falar com ele” – afirma.

Cobrança

Marcos Jamal pediu a departamento da Casa que faça um levantamento de quais secretários já foram convidados/convocados a dar explicações aos vereadores e não apareceram.

Cidadania

Com aprovação sob rasgados elogios dos vereadores ao homenageado, Gustavo Piau receberá título de cidadania por indicação do vereador cabo Diego.

Prisões

Expressivos os números resultantes da atuação da Guarda Civil entre janeiro e outubro deste ano. Foram tirados de circulação sessenta e três criminosos com mandato de prisão e vinte e seis veículos furtados voltaram aos seus proprietários.

Lei morta

É letra morta a lei que impõe aos secretários municipais a obrigação de prestar contas das atividades da pasta a cada quatro meses. Isso é feito apenas por suas secretarias: Saúde (por imposição federal faz audiência pública) e Fazenda.

Quem não quer?

Curiosa a manifestação do líder do Executivo na sessão de segunda-feira, na Câmara. Segundo Fernando Mendes, “não posso falar por todos, mas a grande maioria dos vereadores quer o bem de Uberaba”. Maioria não significa todos.

Como assim?

A falta de estrutura que a SMS montou para a Conferência Municipal de Saúde ficou escancarada com a necessidade de ajuda de advogados assessores de vereadores vistos como de oposição pela administração (Celso Neto Rochelle). Os advogados é que ajudaram a secretária adjunta Valdilene Rocha a construir o Plano Municipal de Saúde. E ainda o vereador Túlio Michelli.

Risco n’água

Sessão de 2ª feira no Legislativo foi marcada por inúmeras críticas ao governo. Uma delas, do vereador cabo Diego, que acusou a gestão municipal de não honrar compromissos assumidos como o envio à Câmara do Estatuto e do Plano de Cargos e Salários dos Guardas Civis. Seria em agosto, passou para 10 de outubro, e não chegou – reafirmou Diego.

Torcendo contra

O vereador lembrou que o armamento comprado nos últimos 20 meses para a GCM resultou de emendas parlamentares. E aproveitou o tema emenda para dizer que o deputado Franco Cartafina destinou várias emendas para a Prefeitura, mas a administração torceu para que ele não fosse reeleito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por