Cartas na mesa
Marcos Montes (PSD) e Fahim Sawan (PSDB) tiveram uma longa conversa no domingo. Ficou acertado entre eles que o “tucano” está realmente integrado ao grupo de oposição como mais um pré-candidato, disposto a se submeter à decisão da maioria na escolha do nome que o representará na sucessão de Anderson. Fahim ressaltou sua disposição de “somar”. Velhas feridas resultantes do relacionamento entre os dois foram “cauterizadas”. Conversa havia sido recomendada pelo governador Antonio Anastasia.
A notícia do Face
A aprovação do pedido de intervenção no PMDB/Uberaba pelo PMDB/Minas e especulações sobre o futuro partidário de Anderson foram as notícias políticas mais comentadas ontem à noite no Facebook. Muitos manifestantes têm como certa a saída de Anderson do PMDB e sua adesão ao PT já para as eleições deste ano. Até as 19h30, o prefeito não havia registrado nenhum comentário pessoal sobre os dois temas em seu mural. Também os principais adversários de Anderson ficaram em silêncio.
Descarte
O ex-secretário de Governo João Franco parece estar com os dias contados como “voz” do PDT no grupo de oposição a Anderson. Seus desentendimentos com o vereador Luiz Dutra e o então presidente da sigla, Luiz Henrique Borges, contribuíram para isso. Além disso, muitos opositores já não o veem como alguém a ser usado como trunfo contra o prefeito na campanha eleitoral.
AVC
Permanece internado em Belo Horizonte ex-comandante do Corpo de Bombeiros/Uberaba. O agora coronel Cloves Ferreira Lima, transferido para o quadro da reserva, sofreu AVC enquanto se divertia com amigos no Clube dos Oficiais. Com todo o lado esquerdo do corpo paralisado, Cloves foi levado a hospital. Para amigos, resultado do estresse que castiga militares mineiros.
Haja orelha
Somente esta semana o Ministério Público estará concluindo a transcrição de centenas de horas de gravações de ligações telefônicas interceptadas de servidores públicos. Escuta foi autorizada pelo juiz Ricardo Motta a pedido do promotor José Carlos Fernandes e das conversas ouvidas já resultaram dois inquéritos.
Ações formalizadas
Em um deles foram denunciados à Justiça quinze servidores das secretarias de Saúde e Administração, acusados de práticas ilícitas na contratação de serviços de manutenção de ambulâncias. Denúncia provocou a exoneração do então subsecretário de Saúde, Gilberto Magnino.
Colaboração
Por cerca de dois meses, o coronel Laércio dos Reis Gomes colocou policiais militares à disposição do curador do Patrimônio Público. Coube a esses PMs a transcrição das gravações, que agora passarão por uma revisão. E não está descartada a possibilidade de surgir pelo menos mais uma ação das conversas ouvidas. Mas, nada com a dimensão do episódio das ambulâncias.
Integração
Chefão da Polícia Civil em Minas, Cylton Brandão assegurou ontem, em Uberaba, que a integração com a Polícia Militar é irreversível. Segundo ele, o modelo de Uberaba – coincidentemente, iniciado por ele, como regional, e o coronel Antônio de Sousa Filho, então comandante do 4º Batalhão – é referência para o restante do Estado. Inclusive em seus pronunciamentos.
Quadro ainda mais confuso
A situação com “cara diferente” e apoiada até mesmo por opositores. Este é o quadro que se desenha para outubro com a intervenção no PMDB/Uberaba e a quase certa candidatura de Paulo Piau (a intervenção não faria sentido se não fosse para isso). “Ungido” candidato, o deputado federal, com certeza, atrairá ex-companheiros do “finado” PFL. Quem estiver ausente há tempos e chegar a Uberaba a partir de junho/julho não acreditará no que verá.
Lá como aqui
“Diante da falta de pessoal e da estrutura precária da Polícia Civil, crimes ficam sem apuração ou as diligências são tão deficitárias que não chegam a conclusões sobre a autoria.” Até parece Uberaba, mas não é. A situação ocorre em Juiz de Fora (como de resto em todo o Estado), provocando reação da Ordem dos Advogados em correspondência enviada ao governador. Por aqui, a OAB integrará comitiva liderada por Anderson em audiência, quinta-feira, com o secretário de Estado de Defesa Social.
Indignação
A forma como foram tratadas testemunhas de abordagem policial e motoqueiro, sexta-feira à noite, na avenida Abílio Borges, deixou indignada leitora desta coluna. Ela não entra no mérito da ação dos PMs em relação ao motociclista, que parecia estar em fuga e foi abalroado e jogado ao chão por uma viatura oficial, mas lamenta a grosseria com que foram recepcionadas as pessoas que tentaram interceder pelo rapaz, alvo de maus-tratos, segundo a denunciante. O horário me impediu falar com o comando da PM.
Sintomático
Candidato a prefeito, o deputado Adelmo pediu ao arcebispo metropolitano que a Igreja o ajude a coletar assinaturas com o objetivo de aumentar o repasse de verbas do Estado para a Saúde nos municípios. Dom Paulo Mendes Peixoto disse ter gostado da ideia. Data do início do movimento não está definida.// A AABB (3312-1080) tem um dos espaços mais lindos de Minas para as suas festas, inclusive de casamento.// Currículo é o que não falta ao novo chefão da PC em Uberaba e região, Ramon Tadeu.
“Viver significa lutar.”
(Sêneca)