FALANDO SÉRIO

Gravação ofensiva em UPA é proibida sob pena de multa

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 21/02/2024 às 21:15Atualizado em 22/02/2024 às 20:07
Compartilhar

A cada desrespeito ao cumprimento de ordem do juiz José Paulino de Freitas Neto, para que não filme nem faça lives ou entrevistas ofensivas dentro de unidades de saúde, Thiago Mariscal pagará multa de R$ 10 mil. A decisão é do titular da 4ª Vara Cível a partir de ação de tutela antecipada formalizada pela SEU, gestora das UPAs.

Polêmicas
Representada pelo advogado Gilberto Ferreira, a Sociedade Educacional Uberabense acusou o ex-vereador de recorrer a “polêmicas, tumulto e falsas acusações em redes sociais” como estratégia eleitoral. E explicitou que Mariscal acusa a SEU e Elisa de má gestão, óbitos de pacientes, descaso e negligência.

Litisconsorte
A prefeita entrou na ação como litisconsorte, frisando que o ex-vereador recorre a manifestações que excedem o direito de liberdade de expressão.

Indenização
Além de pedir a desmonetização dos vídeos nas redes sociais, a prefeita também requereu que Mariscal pagasse indenização aos autores da ação em razão de “supostos danos causados à imagem e à honra”. Do que discordou o magistrado, ressaltando a inexistência de demonstração de que o político tenha alterado fatos.

Fakes
Citando que situações narradas em vídeos por Mariscal são corroboradas pelos cidadãos que se sentem prejudicados na assistência à saúde, o juiz José Paulino ressalta que há necessidade de maior dilação probatória de que se tratem de fakes.

Sem ataques
O juiz entende que as manifestações geradas pelo ex-vereador para as redes sociais “não têm o objetivo de atacar a prefeita Elisa enquanto pessoa, tratando-se de conteúdos atrelados à posição política e decisões políticas tomadas”, enquanto chefe do Poder Executivo.

Mas...
“Não se ouvida que os conteúdos também apontam uma intenção de promoção pessoal do réu, sobretudo por ser o requerido envolvido com política, e considerando se tratar de um ano eleitoral” – ressalvou o magistrado, considerando que o intuito, ainda que reprovável, não retira o caráter informativo das publicações realizadas.

Tumultos
Por fim, o juiz José Paulino de Freitas Neto considerou indevido no ambiente hospitalar alguns comportamentos de Thiago Mariscal, falando alto, recorrendo a frases de efeito e causando tumulto. Em ambiente hospitalar deve-se presar pelo silêncio e calmaria, sobretudo por abrigar pessoas enfermas, vulneráveis – ponderou o magistrado.

Sinal de zape
Cabo Diego entendeu com todas as letras o que a presidente do PL vinha dizendo abertamente: não há como um filiado do partido apoiar a reeleição de Elisa, pois o nosso candidato é Samir Cecílio. Por lealdade à prefeita, o vereador optou por desistir da filiação no PL.

Indefinido
A decisão de cabo Diego não causa nenhuma surpresa. Era esperada desde a fala de Ellen exigindo lealdade de todos os filiados do PL à candidatura do partido a prefeito. Diz assessor do vereador que ele ainda irá decidir o seu futuro partidário.

Complicado
Filiado do PP, sigla que é comandada em Uberaba pelo ex-deputado Franco Cartafina, cabo Diego terá se se abrigar em outro partido para disputar a reeleição este ano. Franco, ao que tudo indica, até já tem outro militar a quem apoiar no pleito para o Legislativo.

Oferta de cargo 
Elisa convidou Ellen para assumir cargo no Governo.  Conversa aconteceu em novembro, segundo a própria presidente do PL revelou no programa JM “De Frente para a Notícia” (Paulo Garcia e Mozart), nesta 4ª feira, acrescentando que também o marido, Lincoln, foi convidado para assumir a Codiub. 

Grave
Merece atenção tanto da SEU quanto da SMS denúncia feita da tribuna da Câmara pelo vereador Túlio Micheli. Ele disse ter encontrado pacientes idosos deitados há mais de 3h30 sem atendimento na UPA São Benedito. Cada idoso tinha duas pulseiras, vermelha e amarela. E, segundo ele, a vermelha foi retirada rapidinho.

Protocolo
E está requerendo à SMS que a triagem de pacientes pelo nível de prioridade de atendimento deixe de ser feita pelo Protocolo de Manchester, que, segundo Túlio, tem se mostrado ineficiente diante do cenário.

Pecando
Ainda no contexto da Saúde, Túlio Micheli alfinetou a todos, no que se incluiu, pela falta de uma fiscalização eficiente nos equipamentos mantidos pelo SUS.

Reação
Almir Silva não gostou. Quando chegou a sua vez de falar na sessão desta 4ª feira, frisou que não é dado a fiscalizar com “pirotecnia como alguns”. Disse que prefere ver as falhas e falar diretamente com Elisa em busca de solução.

Lacônica
Hospital de Clínicas economizou palavras para informar os motivos que trouxeram técnicos da EBSERH nacional a Uberaba, esta semana. Afirmou que houve reuniões de alinhamento com a gestão do hospital, e que a visita serviu também para que conhecessem melhor o funcionamento do HC e os seus projetos.

Produtiva
Nesta 4ª feira pela manhã, os técnicos brasilienses da EBSERH estiveram com a secretária de Saúde. Do encontro, destinado à discussão de pontos que precisam melhorar na prestação de serviços ao SUS, participaram também técnicos da SMS e do COMSEMS. Valdilene Rocha rotulou a reunião de “muito produtiva”.

Grupos
Do encontro surgiram grupos que continuarão buscando melhorias para a assistência à saúde.

Valeu
Coincidência ou não, a visita a Uberaba ocorreu dias depois de a UFTM/HC anunciar a suspensão da entrada de novos pacientes no pronto socorro, que dizem estar lotado, e a imediata reação da SMS. A medida não foi efetivada.

A única 
Relatório do Ministério da Economia sobre a balança comercial brasileira em 2022 mostra Uberaba como a única cidade de Minas Gerais a figurar entre as trinta e cinco maiores importadoras do País. Mercadorias que passam pelo porto seco e que representaram US$ 2,7 bilhões, colocando o município em 24º no ranking.

Sob alerta
Ministério Público inicia em Patos de Minas, com urgência, a apuração das reais condições e medidas adotadas para assegurar a estabilidade sob suspeita de barragem sob a responsabilidade da Mosaic Fertilizantes.

Incansável
Ainda nesta 4ª feira, Mariscal esteve na porta da UPA do Mirante, sob chuva, e gravou mais um vídeo com recado à prefeita. Não adianta tentar fazer eu parar, não vou parar – disse ele na gravação, referindo-se à ação judicial de detalhes narrados no início desta coluna.

Concurso
Porta Voz publicou algumas retificações no edital de concurso 001/2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por