FALANDO SÉRIO

Greve dos funcionários da UFTM

Quem necessita do serviço médico gratuito sente as consequências da paralisação...

Wellington Cardoso
Publicado em 24/07/2012 às 10:44Atualizado em 19/12/2022 às 18:21
Compartilhar

Mais um risco

O calvário de Paulo Piau ganha novo componente. Agora ele terá de correr atrás também das eventuais consequências de sua expulsão por mais de 60% dos membros do diretório do PMDB, partidários de Anderson. Por mais que a decisão tomada por eles na semana passada seja considerada “uma bobagem” entre seus assessores, gerará comunicado ao juiz eleitoral e ao TRE/MG.

Decisão ilegal

Para o advogado Carlos Bracarense, a expulsão não tem legitimidade. Apenas para apontar uma falha, ele diz que Piau não foi sequer citado para se defender e isso por si só não resistiria a uma contestação jurídica. Sabedor de que, se prosperar, a expulsão poderia inviabilizar de vez a candidatura do deputado, Bracarense espera ter em mãos ata da deliberação dos peemedebistas para definir o remédio a ser tomado.

Troca-troca

Para os partidos coligados com o PMDB nem tudo estará perdido, na eventualidade de ser confirmada a impugnação dele. Eles poderão optar pela indicação de outro candidato a prefeito a partir do momento que a exclusão vier a ser sacramentada. No grupo já estão dois ex-pré-candidatos: Almir Silva e Samir Cecílio, do PR.

Recuo possível

Embora esteja descartando isso no momento, o radialista Almir Silva tem possibilidades legais de “retornar à origem”. A candidatura a vereador encontraria respaldo na legislação, desde que o PR – o seu partido – recorresse a vaga remanescente na lista já submetida à Justiça ou houvesse a renúncia de outro candidato.

Quem entende?

Pouco menos de 30h após Fahim Sawan reprovar o jurídico da campanha do PSDB em razão do pedido de impugnação de Paulo Piau com argumentação discutível, dois dos advogados da coligação foram vistos, ontem à tarde, manuseando, em cartório eleitoral, a documentação do deputado Lerin. Contra o vice do candidato do PSB, médico Hélio Massa, a coligação encabeçada pelo PSDB já havia pedido a impugnação.

Uma coisa, outra coisa

É legítima a greve dos funcionários da UFTM, há anos com seus salários achatados. Mas, entre isso e dizer que a escala de revezamento de médicos não prejudica a assistência no Hospital Escola vai uma distância enorme. Quem necessita do serviço médico gratuito sente as consequências da paralisação. E, convenhamos, greve sem prejuízos à produção ou ao serviço não preocupa patrão.

Fahim é multado

Absolvido há três meses pelo juiz Wagner Guerreiro que não interpretou como publicidade extemporânea carta aberta divulgada por Fahim, o candidato “tucano” é penalizado com multa de R$5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral. A Corte acolheu recurso do promotor José Carlos Fernandes. 

Trapalhada

Com um batalhão de advogados atuando no processo eleitoral em Uberaba, as trapalhadas também ocorrem aos montes. Um deles fez todo um histórico sobre Tony Carlos (PMDB), mas, na hora da conclusão, pediu a impugnação do também vereador Afrânio Cardoso (PP), que nada tinha a ver com o peixe.

Cumprindo meta

Os juízes de Direito de Uberaba ficaram em 4º lugar no primeiro semestre no cumprimento de meta de julgamentos de processos  em 1ª instância em Minas Gerais. Uberaba atingiu o índice 76,20%, superada apenas por Uberlândia (86,28%), Montes Claros (82,70%) e Contagem (77,19%). No Estado foram julgados 530,6 mil processos no período.

Acalmando os ânimos

Comandante do 4º Batalhão, Ademir Moura, e o diretor da Guarda Municipal estiveram na residência do menor atingido por disparo de pistola Taser em missão de paz. A guarda autora do disparo, em defesa de colega, segundo Gianvecchio, estaria se sentindo ameaçada e por isso estava afastada do trabalho. O diretor da GM diz que seus comandados receberam orientações e instruções impecáveis sobre o uso da arma de choque. “Tanto que houve apenas três disparos em dois anos” – ressalta.

Na fila

A exemplo de centenas de pacientes, FALANDO SÉRIO também está na fila na UFTM. Há dois meses aguarda informação solicitada à assessoria de imprensa da Universidade sobre a quantidade de pacientes à espera de cirurgias nas diversas áreas do Hospital Escola. Não é um bom exemplo de cumprimento da lei de acesso à informação.

Droga

Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais vai discutir com os empresários do setor o cumprimento de lei publicada em 2003, mas ainda “letra morta”. Legislação impõe a realização de campanha permanente educativa de combate ao uso de drogas em eventos públicos e privados, ao ar livre ou ambientes fechados.

Uma e outras

Membros do PMDB pró-Anderson são mais “atirados”. Eles vivem mandando e-mails para as redações defendendo suas posições, enquanto os partidários de Piau ficam no mais absoluto silêncio.// Primeira revelação de que a coligação liderada pelo PSDB estava pedindo a impugnação de Piau veio da colega Renata Gomide, de “faro” apuradíssimo.// Coligação liderada pelo PSDB tem 15 advogados à disposição dos partidos e candidatos.// Otimismo à parte, está na hora de o grupo de Piau pensar em plano “B”.

“De repente, viu-se cheio de dinheiro; a empresa, por engano, em vez do ordenado, pagou-lhe os descontos”

(Millôr Fernandes)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por