Ao participar da mesa-redonda organizada pela Secretaria da Fazenda, o auditor fiscal Sidney Pimenta fez um alerta aos prefeitos da região. Em consequência da guerra na Ucrânia, há riscos de desabastecimento de alguns produtos e os preços dos alimentos tendem a aumentar exageradamente. Sidney disse que as populações mais carentes terão de contar com a ajuda dos Governos Federal e Estadual e das Prefeituras para conseguirem sobreviver. Ou seja, as dificuldades podem aumentar, em especial após as eleições deste ano.
Público qualificado
Prefeitos e representantes de quatorze municípios e muitos profissionais de Contabilidade, essenciais na apuração do VAF, acompanharam atentamente a mesa-redonda “Cota-parte do ICMS pertencente aos municípios”. É via VAF – Valor Adicionado Fiscal que as Prefeituras conseguem melhorar (ou piorar) a sua arrecadação de ICMS, pois constata o quanto o município participa da geração de receita no Estado. O secretário Roberto Tosto e a prefeita Elisa fizeram a abertura do encontro, que prossegue nesta 4ª feira com o “Café com os contadores” às 9h e capacitação sobre o VAF no período da tarde.
Sem negligência
Depois de apurar a denúncia feita em rede social, a FUNEPU concluiu não ter havido negligência médica ou discordância com protocolos adotados na UPA Mirante no atendimento a senhora que veio a falecer depois no Hospital Regional para onde foi transferida.
Demorou
Segundo o relato de filha dessa senhora, a mãe estava com obstrução e perfuração no intestino, necessitando ser transferida com urgência para um hospital, o que só ocorreu no dia seguinte. Para ela, uma morte decorrente da negligência médica.
Condizente
Diz a FUNEPU que desde a entrada da paciente até a sua transferência (“em menos de 24h”) “toda a conduta apresentou-se condizente com o seu estado de saúde”.
Taxa contestada
Sem instalar uma agência reguladora, a Prefeitura não tem como alterar a “salgada” taxa de iluminação pública. Para cima ou para baixo. A PPP que possibilitou a introdução do LED na cidade a prevê como mecanismo de análise periódica de valores.
Polêmica atrai
Sem nenhum projeto polêmico em pauta, a sessão de 2ª feira na Câmara de Vereadores atraiu poucos telespectadores: houve apenas pouco mais de 200 visualizações da transmissão pela TV do Legislativo. Na anterior, com polêmicas, foram mais de 1800.
Adesão
Vereadores aderiram rapidamente ao decreto que desobriga o uso de máscaras.
Corte de água
Por falta de pagamento, muitas casas de condomínios e loteamentos bacanas de Uberaba estão com a água cortada pela Codau. Na lista estão Instância dos Ipês, Flamboyant, Morada das Fontes, Del Fiori e Champagnat.
A ordem
Em pelo menos um condomínio haveria determinação à portaria para impedir a entrada de veículo da autarquia. A menos que o motorista diga que lá está com outro objetivo como fazer ligação de água.
Candidatura
Se Rochelle se diz “candidatíssima” a deputada estadual, seu colega Túlio Micheli é mais cautelos “Por enquanto sou candidato a continuar trabalhando muito pela cidade”. Afiança ele sequer ter conversado sobre candidatura com o partido em que é recém-chegado.
Bons nomes
“Lá (no Solidariedade) existem bons nomes que devem ser avaliados” – opinou, ressaltando que uma candidatura se constrói em grupo e que, com certeza, o federal Zé Silva terá um bom companheiro de chapa.
Dobradinha
No caso de Rochele, ela fará dobradinha com Franco Cartafina.
Sobrestamento
Sobrestar a votação do PL que objetivava proibir instituição financeira de firmar contrato com aposentado e pensionista por telefone ou aplicativo não o tornará constitucional. A proposta é da vereadora Alessandra, que retirou o projeto de pauta na 2ª feira.
Incompetente
Essa matéria não é de competência municipal, como ressaltou parecer da Procuradoria Geral da Câmara. Também a CCJ e a Comissão de Defesa do Consumidor assim se posicionaram. Logo, o PL deveria ser retirado e não apenas sobrestado. Para poupar tempo.
Julgamento
Acusados de tentativa de homicídio contra Walter da Silva, Marcos Assis Antônio e Ernane Antônio Alves Ribeiro se submetem hoje ao Tribunal do Júri da Terceira Vara Criminal, presidido pelo juiz Stefano Renato Raymundo.
O crime
Diz a pronúncia do magistrado, a partir das investigações da PC e manifestação do Ministério Público, que Walter levou mais de 30 facadas, enquanto esperava pela realização de um trabalho espiritual na casa de Ernane.
Autoria
Nela consta também que Marcos assumiu a autoria dos golpes de faca, mas alegou ter agido em legítima defesa. A defesa pediu a absolvição sumária dos dois acusados, mas não logrou êxito. O crime ocorreu em outubro de 2008, no Residencial 2000.
Segurado
A vítima disse que foi segurada pelo pescoço por Ernane e esfaqueado por Marcos nas costas e na barriga.
Injúria racial
Chega a ser “quase” inacreditável a notícia dada pelo colega Carlos Paiva relatando que uma professora cometeu crime de injúria racial contra garção. “Cala a boca, preto de bosta, deveriam matar esses pretos de bosta” – disse ela, segundo o relato da polícia em Reds.
Inexplicável
A eventual embriaguez atribuída a ela e ao marido não justifica o comportamento, em especial vindo de uma educadora. E aí surge a pergunta: como seria ela em sala de aula, falando para os seus alunos?
Visita
Na sexta-feira, o deputado federal subtenente Gonzaga estará em Uberaba para conversar com policiais-militares na sede da União dos Reformados. Na Câmara, Gonzaga tem defendido pautas de interesse da segurança pública.
Afastada
Delegada Sandra Wazir permanece afastada da Delegacia de Trânsito. Ela teve Covid e depois precisou fazer uma cirurgia, de sucesso, em São Paulo. Está em franca recuperação.
Milionário
Apostador de Uberlândia que, com uma aposta simples, ganhou R$ 94 milhões na Mega-Sena de 19 de março compareceu à CEF para receber o prêmio. E a sorte voltou a sorrir para morador daquela cidade no dia 1º deste mês. Apostador ganhou R$ 331,9 mil na Lotofácil.