FALANDO SÉRIO

HC de Uberlândia anuncia suspensão de procedimentos

O hospital revela precisar de dinheiro extra (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 09/12/2013 às 15:28Atualizado em 19/12/2022 às 09:53
Compartilhar

É novidade?

A prisão dos “mensaleiros” trouxe à tona que a Penitenciária da Papuda – a mais famosa do Distrito Federal – não tem plantão médico. Isso não é nenhuma novidade no sistema prisional brasileiro. A penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” já ficou sem nenhum médico (plantão seria luxo) e foi socorrida pela Prefeitura. Não é incomum presos com graves problemas de saúde no complexo.

Crise

Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia anunciou que suspenderá a partir desta semana os procedimentos eletivos (aqueles que podem ser agendados sem que o paciente esteja correndo risco de vida). Motiv não aumentar o “buraco” em suas finanças. O hospital revela precisar de dinheiro extra – R$ 6,5 milhões – para fechar as suas contas deste ano. Problemão.

Sorte de um, azar de outro

Será julgado por crime militar o sargento flagrado dormindo dentro de viatura na madrugada de sexta-feira – segundo a denúncia. Veículo teria sido observado à distância por cerca de 5 minutos por oficial fiscal do turno, para a constatação do delito. O soldado companheiro de guarnição do sargento se encontrava dentro de loja de conveniência e escapou de acusação. O graduado tentou se justificar, dizendo que estava com dor de cabeça e por isso permanecia dentro do veículo estacionado.

Corrupção

Na cidade mineira de Borda da Mata, a Justiça decretou a prisão de um delegado, dois investigadores e um advogado. Todos eles envolvidos com corrupção, segundo o Ministério Público.

Gestão hospitalar

O Ministério Público mineiro não se opõe a gestão compartilhada em hospitais públicos, mas a regulamentará conforme interpretação a ser transmitida à Secretaria de Estado de Saúde e às prefeituras. Na prática, esse tipo de gestão – com a participação de organizações sociais – já vem ocorrendo em Minas, mas sem uniformização de procedimentos.

Diagnóstico da saúde

Comitês constituídos pelo Ministério Público em quatro regiões (Triângulo do Sul/Uberaba, Oeste/Divinópolis, Sudeste/Juiz de Fora e Leste/Ipatinga) fizeram diagnóstico de saúde, apontando os problemas mais flagrantes. Os resultados foram entregues na sexta-feira ao secretário Antônio Jorge pelo promotor Gilmar de Assis, em seminário que debateu a gestão compartilhada.

Muita grana

A falta de recursos impõe melhor planejamento para a saúde em Minas. Segundo o Ministério Público, as informações são de que somente com consultas e exames serão gastos R$ 63,5 bi em 2030.

Estelionato

Em residência de estelionatário preso em Borda da Mata/MG – especialista em crimes pela Internet – a polícia encontrou seis sacos de ração de arara adquiridos mediante golpe aplicado em Uberaba.

Ganhando fôlego

A transferência de mais uma considerável despesa para os municípios – e Uberaba não é diferente – pode ser adiada por mais um an a manutenção da iluminação pública. Nesta terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica decidirá se prorrogará o prazo, que vence dia 31 de janeiro, até 31 de dezembro de 2014. Em Minas, a maioria dos municípios está com dificuldades para assumir serviços que hoje são de responsabilidade da CEMIG.

Não é via de mão dupla

E por falar em CEMIG, ela, como as demais concessionárias do setor, não paga nada pela ocupação do espaço público em que estão fincados os seus postes, e cobra dos municípios aluguel pela utilização deles. Isso ocorre no projeto Olho Vivo, sistema que é do Estado – maior acionista da CEMIG –, mas com despesas bancadas pela Prefeitura. E tem mais: quase todo o patrimônio construído pela CEMIG no interior está em cima de áreas ganhadas.

Confronto

A exemplo do Sindicato Rural, o vereador Borjão, em defesa dos fazendeiros de Uberaba e região, faz duras críticas ao Ministério Público pelo que chama de “exigências (de defesa do meio ambiente) não previstas nos códigos florestais federal e mineiro”.

Restrição

Submeter as partes que recorrem ao Juizado Especial a pagamento de custas e honorários, em caso de socorro pedido à Junta Recursal, é deixar os mais humildes ainda mais distantes da justiça. O medo das consequências financeiras faz o pobre evitar o recurso.

Indenização por gasto

Para demandantes e demandados. Turma do Tribunal Regional do Trabalho/MG decidiu conceder a trabalhadora que recorreu à Justiça indenização pelos gastos que terá com o advogado contratado. A empresa demandada terá de pagar mais 20% sob o título em cima do que for apurado (bruto) como direitos trabalhistas da ex-funcionária.

Uma e outra

Se não recuarem, criminalistas vão se queixar, hoje, à juíza da VEC de que mutirão em curso voltado para penitenciária estaria atendendo apenas a Defensoria Pública.

"Nada é mais difícil e, portanto,

mais precioso, do que ser capaz de decidir.”

 (Napoleão Bonaparte)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por