FALANDO SÉRIO

Hidrômetro: troca vira obrigação no convênio da tarifa de lixo

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 22/05/2024 às 21:37Atualizado em 23/05/2024 às 21:17
Compartilhar

Se antes a Codau promovia a troca de hidrômetros dentro de uma política de redução de perdas, a partir de fevereiro isso passou a ser obrigatório nos termos do convênio de cooperação de gestão comercial e cobrança dos serviços relativos ao lixo. Documento assinado pela autarquia, a S Ambiental e o Convale.

Sempre que...
A troca do equipamento terá de ser feita sempre que a sua data de validade estiver vencida ou apresentar “baixa precisão”, como forma de garantir a remuneração da concessionária. A inclusão da tarifa de resíduos na conta de água também tem esse objetivo, para evitar possível inadimplência exclusivamente em relação ao lixo.

Reajuste
A concessionária também terá direito ao reajuste da tarifa quando a inadimplência aumentar 5% em relação ao que for apurado pela Codau em doze meses.  A instalação de hidrômetro onde não tem (presumindo-se o consumo) é igualmente obrigação assumida pela autarquia.

Tornozeleira
Tem chamado a atenção em jogos dos vários torneios varzeanos de futebol realizados nos finais de semana em Uberaba a quantidade de atletas usando tornozeleira eletrônica. Alguns deles em razão de medidas protetivas requeridas por mulheres. 

Proibido
Nas competições oficiais da LUF é proibido o uso de tornozeleira ou outro equipamento (brinco, piercing, colar) que possa representar algum tipo de risco também para o atleta adversário. Cabe ao árbitro fazer uma “operação pente fino” antes do início da partida.

Fumacê
E pais de família têm se queixado do cheiro de maconha em campos de futebol (entre torcedores).

Castração
Condenados reincidentes de crimes sexuais poderão se livrar da prisão, caso se submetam espontaneamente à castração química (tratamento hormonal). Projeto permitindo a possibilidade foi aprovado pelo Senado e será agora examinado pela Câmara dos Deputados.

Condicional
Projeto permite colocar em liberdade condicional e até mesmo a extinção da pena para o condenado que optar pela castração. Autor da proposta, o senador Styvenson Valetim (Podemos) acredita que a medida poderá reduzir o número de crimes sexuais no País.

E a reposição?
Professor Cláudio Borges foi à rede social para denunciar que a SEMED, passado mais de um mês desde o fim da greve de servidores, até agora não fez o planejamento ou orientou as escolas sobre a reposição de aulas. E, segundo ele, isso lesa o direito do aluno ao conhecimento.

Pois é!
Construtor, o ex-vice-prefeito Moacyr Lopes fez um desabafo no grupo Política Uberaba 2024. Segundo ele, fábrica de blocos de concreto em Uberaba só vende à vista e a entrega é em 10 dias. Em Uberlândia, frisou, com o mesmo preço a entrega é imediata e o faturamento com 30 dias.

Assédio
E, da tribuna da Câmara, o vereador professor Wander denunciou novas ocorrências de assédio moral e racismo em escolas municipais. De acordo com informações que Wander diz ter recebido, as práticas partem de colegas das vítimas.

Alerta
Alerta o engenheiro que, diante disso, “não adianta fazer campanha do tipo valorize o comércio de Uberaba”. Ele a substituiria por outra: “Fornecedor, valorize o consumidor de Uberaba”. Outros segmentos, incluídos os prestadores de serviços, também deveriam se atentar para esse tipo de desabafo.

Absurdo
PM veterano teve a energia elétrica de sua residência cortada por prestador de serviço da CEMIG, mesmo sem dever sequer 1 centavo à estatal. E precisou fazer peregrinação entre a CEMIG e a terceirizada para conseguir a religação.

Não arreda pé
Em entrevista à 1ª edição do JM News, nesta quarta-feira, o vereador cabo Diego não arredou pé das críticas dirigidas ao ex-ministro Anderson Adauto na sessão de segunda-feira do Legislativo. Mas, também admitiu descontentamento com certos momentos da Câmara de Vereadores.

Tem dúvida
Diego também negou qualquer desentendimento com o ex-deputado Franco Cartafina, de quem teve apoio na eleição de 2020, e agora preterido na disputa pela Prefeitura. Diego optou por Elisa e deixou o PP. O vereador disse respeitar o amigo, mas ter dúvidas de que Franco se mantenha no páreo.

Pagou o pato
Da tribuna da Câmara, nesta 4ª feira, China fez a defesa de Anderson Adauto, sem qualquer referência direta às falas de cabo Diego. E quem “pagou o pato” foi a prefeita Elisa. O filiado do PCdoB enumerou o que considerou pontos negativos da chefe do Executivo.

Assustados
Mas não faltou defesa à prefeita. Almir Silva afirmou que a oposição tem de ficar assustada mesmo, pois, além do que já foi feito por Elisa, vem mais coisa aí. Não houve detalhamento por parte do líder do Executivo no Legislativo. Para Almir, se a oposição critica, “Elisa está no caminho certo”.

Corpus Christi
Por decisão tomada na Assembléia Arquidiocesana de Pastoral, em novembro de 2023, a celebração do Corpus Christi será feita de forma unificada, ou seja, uma por cidade. Em Uberaba, as 34 paróquias terão uma única celebração, concentrada no ginásio do Colégio Marista Diocesano.

Posse
Padre Vitor Lacerda tomará posse como pároco da Igreja do Jardim São Bento no dia 8 de junho.

Denúncia
Ainda esta semana o vereador Jammal formaliza representação contra a Prefeitura ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado. O motivo é o não pagamento de emendas a instituições beneficentes como os Institutos dos Cegos e “Dulce de Oliveira”. Vereador se diz cansado de cobrar e esperar o Executivo.

Sem reajuste
Aditivo ao contrato do lixo regional, firmado em janeiro deste ano, não tem reflexo na tarifa com que o consórcio S venceu a concorrência. A dúvida surgiu em meio aos comentários que cercaram a leitura dos relatórios da CEI do Lixo. Segundo Vanessa Faria, diretora do Convale, há todo um ritual previsto para o reajuste.

Um ano
Explicou a qualificada funcionária que a correção não pode acontecer antes de completado um ano desde o início da prestação do serviço, a formalização de pedido pela concessionária e análise da ARISB – a agência reguladora com sede em Belo Horizonte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por