FALANDO SÉRIO

Homem com risco de perder a perna é mantido em UPA mesmo regulado

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 24/01/2025 às 21:00Atualizado em 27/01/2025 às 21:39
Compartilhar
A gravidade do caso pode ser menor do que o impacto causado pela imagem, mas não parece (Foto/Anônimo)

A gravidade do caso pode ser menor do que o impacto causado pela imagem, mas não parece (Foto/Anônimo)

Cidadão com enorme ferida (um buraco) na perna estava internado há quase 72h em Unidade de Pronto Atendimento. Apesar de regulado para hospital desde o primeiro momento, durante todo este período, e ainda na tarde desta sexta-feira, ele aguardava, medicado, por vaga. O primeiro a denunciar o caso foi o ativista social Branco do Povo, frequentador assíduo das redes sociais.

Sem referência
Atualmente, o uberabense já não tem nenhuma referência da ocupação de leitos hospitalares, pois o dado deixou de ser inserido no boletim epidemiológico semanal. A Promotoria da Saúde, que tem acesso ao sistema, ainda está no aguardo do seu novo titular. O promotor José Carlos Fernandes a assumirá ao retornar das férias, depois de quase duas décadas na Defesa do Patrimônio Público.

Tarifa de lixo
A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico ainda não divulgou o resultado da consulta pública feita no período de 2 a 12 de janeiro. Em análise estavam o pedido de reajuste na tarifa de lixo e o próprio parecer da ARISB recomendando a homologação do índice de reposicionamento tarifário de 20,9558%.

O pedido
Solicitação de reajuste da tarifa foi feita ao Convale pelo Consórcio S ao ser completado um ano desde o início da ordem de serviço para a coleta de lixo feita pela empresa, exclusivamente em Uberaba. O contrato firmado entre o consórcio e a empresa prevê revisão anual de tarifa.

Competência
Os municípios integrantes do Convale, incluído Uberaba, transferiram à ARISB a responsabilidade pela definição das tarifas públicas de água, coleta, transporte e tratamento do lixo residencial. 

Tarifa de água
E até o mês que vem a ARISB enviará nota técnica à Codau expondo o resultado de suas análises sobre despesas e receitas da autarquia. E dizendo qual será o índice de reajuste a ser praticado para a tarifa de água.

Piso salarial
Ficará mesmo para o fim do primeiro trimestre ou início do segundo o pagamento do piso salarial de R$ 4 mil 867 aos professores da rede municipal. O novo valor precisará ser aprovado pela Câmara, segundo o secretário de Comunicação, Marcos Ferreira. 

Retroativo
De acordo com o secretário, o reajuste será retroativo a janeiro deste ano.

Obrigação
O piso salarial dos professores é fixado pelo Governo Federal com a aprovação do Congresso Nacional. Estados e Municípios estão obrigados a seguir a legislação federal, pagando o valor mínimo estabelecido. O reajuste em relação ao valor do ano passado é de 6,27%.

Sentença à vista
Agressões contra dois estudantes, ocorrida em junho do ano passado, diante de república da rua Alfim Paixão, podem ter sentença para os autores conhecida ainda no primeiro semestre deste ano. A Justiça já ouviu todos os envolvidos e testemunhas arroladas, e os autos estão encaminhados ao MP para as alegações finais.

Denunciados
Inquérito que apurou as agressões indiciou quatro jovens como responsáveis por elas, mas o promotor Alcir Arantes incluiu mais um na sua denúncia. Um dos rapazes agredidos ficou com sequelas permanentes, incapaz de se locomover.

Testes
Mantido em 2025 o ritmo da testagem de pacientes com síndrome gripal em 2024, a SMS poderá perder um volume ainda maior de testes de Covidd-19 do que o do final do ano passado. Nos doze meses do ano passado foram testadas 6 mil 679 pacientes, e são 30 mil os testes disponíveis para 2025.

Data de validade
Diz o ativista do SUS Jurandir Ferreira que 3 mil 613 testes perderiam o período de validade em 16 de janeiro. Os testes com data vencendo em dezembro deste ano somam 26 mil – esclarece a SMS.

Cara nova
Apesar das dificuldades, moradores do condomínio João Bichuetti estão se esforçando para, com contribuições extras, colaborar na recuperação dos predinhos com infiltração e de toda a área do imóvel. Levantamento feito recentemente mostra que a nova diretoria do condomínio o recebeu com dívidas de R$ 252,2 mil.

Doações
Além da taxa de condomínio, moradores têm doado materiais como tintas, de higiene e limpeza, lâmpadas e muitos outros, em um esforço coletivo para transformar o “João Bichuetti” em espaço agradável e de convivência harmoniosa entre as pessoas.

Na Justiça
Após o recesso forense, advogados que assessoram a nova direção do condomínio devem ingressar com ação judicial para apuração de responsabilidades nas dívidas contabilizadas.

Repeteco
Ventos derrubaram árvore frondosa sobre imóvel da rua Maestro José Maria, nesta 6ª feira. Os danos materiais ainda não foram contabilizados, mas existem. Na véspera, cena semelhante foi registrada na rua Bento Ferreira, nas Mercês.

Oposição
Prefeito de Água Comprida já é alvo de inúmeras críticas da oposição. Uma das últimas tem a ver com a contratação da dupla Brenno & Matheus (“nóis vai descer....”), que se apresentará no aniversário da cidade, dia 30 deste mês.

Coisas distintas
No impedimento de Gustavo Almeida, que estava reunido, o assessor da Prefeitura, advogado Geovane Soares, frisou à coluna que a crise em Água Comprida é administrativa, e não financeira. Mais tarde, o próprio Gustavo reforçou a fala do assessor.

Nomeações
Se em outras cidades a bronca de opositores é com as nomeações de comissionados, em Água Comprida a crítica é pela ausência delas. Para alguns chega a ser absurdo Gustavo estar prefeito há 24 dias e não ter formado totalmente a sua equipe de confiança.

Sem pressa
“Não fiz campanha nem busquei apoios oferecendo cargos” – sentenciou o chefe do Executivo, ressaltando não ter pressa em completar a equipe. E nem é preciso ter – acrescentou. Gustavo Almeida está mais preocupado em planejar ações para tirar a Prefeitura do caos administrativo em que a encontrou, segundo afirma.

Revisão 
Controladoria Geral de Uberaba formou grupo de trabalho para promover a revisão do regime disciplinar dos servidores municipais. O diploma em vigor remonta a 2008. Muita coisa mudou de lá para cá, exigindo uma revisão equilibrada, justa.

Três meses
Grupo liderado pela servidora Ana Cristina de Paula terá 90 dias para concluir sua proposta, mas o tempo poderá ser dilatado.

Divisão territorial
Saiu o decreto que redefine a área de ação de cada um dos três Conselhos Tutelares de Uberaba. A divisão observa a mesma área de referência dos Centros de Referência de Assistência Social.

Conselho Tutelar I:
CRAS Morumbi
CRAS Tutunas
CRAS Girassóis;

Conselho Tutelar II:
CRAS Boa Vista
CRAS Décio Moreira
CRAS Residencial III

Conselho Tutelar III:
CRAS Abadia
CRAS Polo I
CRAS Vila Paulista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por