O Hospital de Clínicas iniciou investigação interna para identificar se houve algum descuido no caso da morte de paciente ocorrida na madrugada de terça-feira da semana passada. Segundo relato chegado à Ouvidoria do HC, na ausência de médico e enfermeiro teria se agravado o estado do paciente (com broncoaspiração alimentar). Há indícios de atendimento inadequado a ele, de acordo com a manifestação protocolada.
Solidariedade
Em nota à coluna, a Unidade de Comunicação disse que o HC da UFTM se solidariza com a família do paciente e que ela será informada do resultado tão logo estejam concluídas as apurações.
Denúncia
À Ouvidoria do Ministério Público foi feita na mesma semana denúncia da demora na entubação de paciente idoso com desconforto respiratório. Diz a denúncia que contribuiu para a situação a falta de estrutura do Hospital de Clínicas.
Despreparo
A denunciante cobra um posicionamento do hospital sobre “o despreparo institucional do ponto de vista de recursos humanos e protocolos sérios e éticos de pacientes sob os seus cuidados em leito de enfermaria”.
No caso, o idoso estava com pneumonia comunitária (desenvolvida fora do hospital) e rebaixamento do nível de consciência.
Encolhendo
De sete municípios da jurisdição do IBGE/Uberaba, Veríssimo é o que mais teve reduzido o tamanho das famílias residentes. Mas, essa redução não é privilégio dele. Todos os demais apresentam famílias menores, segundo os dados levantados e a serem oficialmente divulgados na quinta-feira, no Centro Administrativo.
Os dados já conhecidos são estes:
UBERABA - 327704 habitantes, e ainda falta imputação em 4200 domicílios ocupados e sem questionário. Estimativa de 340277. Média caiu de 3,05 para 2,66
CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS - 28.153 habitantes, a estimativa era 28.782. Média por domicílio caiu de 3,29 para 2,87
DELTA - 10.376, estimativa era de 10.994. Média caiu de 3,38 para 2,97
CAMPO FLORIDO - 8.420, estimativa era de 8.383. Média caiu de 3,14 para 2,79
CONQUISTA - 6673, estimativa era de 6997. Média caiu de 3,12 para 2,6
VERÍSSIMO - 3367, estimativa era de 4090. Média caiu de 3 para 2,46
ÁGUA COMPRIDA - Água Comprida - 2089, estimativa era de 1986. Média caiu de 2,84 para 2,56
Revisão
Em decisão pouco usual, o ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ, a partir de pedido de habeas-corpus impetrado pelo advogado Lucas Mazete alterou sentença já transitada em julgado para a defesa, no caso de um detento da penitenciária uberabense.
Erro gritante
Mesmo desconhecendo o “HC”, o ministro destacou perceber no processo nascido em Uberaba a existência de flagrante ilegalidade a ser sanada e assim o fez de ofício.
O caso
O beneficiado é detento que cumpre pena por outros crimes e com o qual policiais penais encontraram 42,70 gramas de maconha. O acusado confessou a propriedade da droga, mas disse ser para o próprio consumo. A denúncia chegada à Justiça o colocava como traficante.
Falta de provas
Na ausência de provas do tráfico, o juiz de 1ª instância desclassificou o crime para o de usuário. Houve recurso do Ministério Público e, no Tribunal de Justiça, a sentença foi alterada para 8 anos e 2 meses.
Restabeleceu
Agora, ao analisar a postulação do advogado Lucas Mazete, em favor do homem que já está preso há 7 anos, o ministro do STJ determinou a cassação do acórdão do TJ mineiro, restabelecendo a sentença de 1ª instância, que não reconheceu como tráfico, por falta de prova, a posse de 42,70 gramas de maconha.
Minuta
Minuta do TAC que permitirá a permanência da FUNEPU por mais algum tempo como gestora das UPAs já é trabalhada pelo promotor Eduardo Fantinati. Depois de concluída, ela será submetida à apreciação da SMS, da FUNEPU e do Conselho Municipal de Saúde.
De novo
E novamente o promotor da Saúde precisou reiterar pedido de informações à secretaria. O prazo inicial venceu sem Fantinati tivesse recebido as requeridas informações complementares de justificativas do pedido Termo de Ajustamento de Conduta.
Vai sair
A previsão do representante do MP é que a assinatura do TAC ocorra nos próximos dias, depois de analisados os termos da minuta pelas partes envolvidas. E, segundo ele, o CMS também deu o seu aval prévio ao acordo.
O loco!
Agressão e até ser recebido pelo morador do imóvel visitado com arma na mão foram algumas situações de constrangimento enfrentadas pelos recenseadores do IBGE em Uberaba. O trabalho de campo de 2023 está encerrado.
Cigarro
Desde o ano passado, estabelecimentos que vendiam cigarros eletrônicos em Uberaba estão devidamente notificados pela Vigilância Sanitária de que são produtos de comercialização proibida, uma vez que nocivos à saúde. E que deveriam ser recolhidos à SMS ou ao Procon. Mas, não há informação de que isso ocorreu.
Fiscalização
Diz o promotor Diego Martins que quem insiste na prática (da comercialização) está sujeito a multa, apreensão e inutilização do produto. E isso pode acontecer a qualquer momento.
Interditada
Um mês depois de ser autuada e interditada por falta de alvará e impurezas em 16 toneladas de café que estocava, a Indústria e Comércio de Café, do bairro São Cristóvão, permanece fechada. Ainda não conseguiu se regularizar.
Tombamento
Depois de mais de uma década desde a intervenção do Ministério Público Federal sobre o destino de alguns bens deixados ou ligados Chico Xavier, o Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural recomenda ao Estado o tombamento de cinco deles.
Casa da Prece
A recomendação envolve Casa da Prece, Comunhão Espírita Cristã, Assistencial Chico Xavier, Jazigo em que estão os restos mortais do médium e o famoso “abacateiro”, local no Parque das Américas em que Chico costumava se reunir com algumas pessoas.
Bens relevantes
A Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier deve ser incluída no Livro de Registro de Lugares do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico como um bem cultural imaterial de relevância para o Brasil. E isso incluirá igualmente o histórico das obras do médium.
Área especial
O onde Chico se revelou para o espiritismo, em Pedro Leopoldo, tende a ser declarado pela UNESCO como “área especial para o planeta”.
Missão especial
Movimentação de proteção à memória do médium foi iniciada pela procuradora Raquel Silvestre, em 2012. Dois anos depois, o procurador Thales Cardoso da República celebrou acordo com o filho adotivo de Chico, Eurípedes Higino, devidamente homologado pela Justiça Federal.