FALANDO SÉRIO

Houve pedido, mas Novo nada fará para tirar Franco do páreo

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 10/02/2024 às 18:52Atualizado em 12/02/2024 às 15:13
Compartilhar

Em meio ao jantar oferecido nesta 6ª feira em Uberaba ao presidente do Novo em Minas, assessora de Elisa sugeriu a ele que interferisse junto ao secretário de Estado Marcelo Aro para que tentasse convencer Franco Cartafina a não disputar a eleição para prefeito. O uberabense é ocupante de cargo no Estado, indicado por Aro, de quem é amigo há anos e compadre. E deixará o cargo ao se desincompatibilizar.

A negativa
Christopher Laguna disse que isso ele não faria. E, neste sábado, ao ser consultado a respeito, o presidente do Novo em Uberaba acrescentou que isso não acontecerá em hipótese alguma. “O Franco tem a candidatura dele, é correligionário do governador, é um ótimo pré-candidato e o PP está no Governo” – detalhou.

Construção
Richard Maciel também assegurou que o apoio do partido à reeleição de Elisa vinha sendo construído, apesar de algumas resistências internas, que admite e considera natural. E que, até a manhã deste sábado, nenhum filiado o havia comunicado estar saindo do partido por isso.

Comunicação
Os filiados do Novo foram informados da decisão do apoio à Elisa em reunião há uma semana na residência da médica Sabrina Sarreta – afirmou o presidente. E, mais do que isso, todos puderam se manifestar a favor ou contra. E, ainda de acordo com Richard, alguns foram contra. “Mas prevaleceu o sentimento da maioria”.

Os insatisfeitos
Entre os insatisfeitos estão uns poucos pré-candidatos a vereador. Mas, segundo Richard, muitos já “eram Elisa”, em especial as mulheres. E quem é contra não falou em sair. O vereador Caio Godoi havia saído (ainda sem ter se filiado) antes para se abrigar no PP de Franco Cartafina. Sentia que o Novo estaria com Elisa.

E os demais?
Respondendo à coluna, Richard disse que o Novo não está de portas fechadas para a filiação de vereador da base da prefeita. Mas, elas também não estão escancaradas.
“Qualquer um pode se inscrever no processo seletivo para a aprovação de candidatos, dentro das normas que valem para todos, com ou sem mandato” – disse.

Sem serviço
Depois de ser criticado em vídeo pelo presidente da Cohagra, Túlio Micheli retrucou praticamente com uma “voadora”: “Não vou discutir com o senhor, afinal só posso discutir com quem tem serviços prestados”. 

Vale pra todos
Não faz sentido um filiado ao PL apoiar qualquer outro candidato a prefeito que não seja o do partido, e ele tem nome: Samir Cecílio. E isso vale para todos – reforça a presidente Ellen Miziara ao explicar à coluna não haver qualquer estremecimento da sigla com o vereador cabo Diego, defensor declarado de Elisa.

À espera
Assegura Ellen que “cabo Diego é bem-vindo ao PL, e isso não mudou” (filiação é esperada para ocorrer na “janela” eleitoral, quando trocas de partido serão permitidas sem que haja perda de mandato). Vale lembrar que o vereador ainda é filiado do PP.

Aumentaram
E, de acordo com a presidente, a procura pelo PL por interessados em disputar cadeira no Legislativo aumentou a partir da pré-candidatura do empresário Samir Cecílio.

Troco
Isso não é falado, mas Franco Cartafina apoiará outra candidatura a vereador nascida no âmbito da Polícia Militar. Em 2018, foi a vez de cabo Diego, o que não se repetirá agora, por razões políticas explícitas. No fim de semana, o ex-deputado visitou a Aspra e posou para foto com o sargento Guilherme, um fato novo para outubro.

Estratégia
Como já comentou a colega Lídia Prata (Alternativa), complicou-se, e muito, a situação do vereador Diego Fabiano. Em possível erro de estratégia, ele revelou fora do “time” que iria para o PL. Naquele momento, o partido esperava pela filiação de Elisa. 

O risco
Com a mudança de cenário, indo para o PL ele terá de apoiar Samir e, ficando no PP, poderá não ter legenda para concorrer à reeleição. Ficou complicado.

Não só ele
Assim como Diego, alguns outros vereadores estão em dificuldades. Faltam vagas para o abrigamento de suas candidaturas. A maioria dos partidos está com as portas fechadas para detentor de mandato, sob ameaça de perder pré-candidatos a vereador já compromissados.

Chapão
Nesse contexto, sobraria para alguns a alternativa de se juntarem em uma única sigla, formando o popular “chapão”, brigando entre eles mesmos pela reeleição.

Havia pauta
Secretário do Meio Ambiente diz não compreender porque a vereadora Denise Max considerou sem resultado prático para as “gateiras” o encontro dele com as cuidadoras, dias atrás. Explicou Edno Silveira que havia uma pauta pré-estabelecida, recebida por ela e as cuidadoras. As discussões ocorreram dentro do previsto.

Planejamento
Acrescentou Edno que não havia compromisso de outras ações que não fosse a busca de conhecimento sobre quem são as protetoras, as suas necessidades, quantos animais existem, onde estão e o diagnóstico das condições de saúde de cada colônia. Dados necessários ao planejamento de políticas públicas para os gatos.

CEI do Lixo
De todos os documentos requisitados há quase um mês pela Comissão Especial de Investigação do Lixo, somente os da Codau chegaram às mãos do presidente Luizinho Kanecão, seu presidente. Após o carnaval, os integrantes da CEI certamente se reunirão para decidir os próximos passos.

Depoentes
Da análise dos depoimentos já ouvidos e dos documentos da Codau poderão resultar novos convocados ou até mesmo a reconvocação de alguém. Sabe-se que no mínimo dois depoentes fizeram revelações importantes.

Outro round
Mesmo com a questão judicializada, a Prefeitura voltou a cobrar da Portal Norte Segurança Patrimonial a multa de R$ 99,7 mil aplicada à empresa em 2021. Multa, segundo a Prefeitura, resultante do descumprimento de cláusulas de contrato firmado ainda no governo passado. A Portal contestou a multa na Justiça.

Recurso
Na correspondência de 26 de janeiro deste ano, a SESURB faz a cobrança e dá prazo de 15 dias à Portal para a apresentação de recurso. E, por outro contrato, a empresa continua fazendo a segurança do horto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por