FALANDO SÉRIO

Houve uma redução da violência

É verdade que houve uma pequena redução da violência de outubro para novembro...

Wellington Cardoso
Publicado em 22/12/2012 às 08:51Atualizado em 19/12/2022 às 15:37
Compartilhar

Violência é maior este ano

Em apenas dois meses (agosto e setembro) dos onze primeiros de 2012 a violência em toda a área do 5º Comando Regional da PM/Uberaba foi menor, na comparação com idênticos períodos mensais do ano passado. Os índices foram crescentes nos outros sete meses do ano, de acordo com relatório da Secretaria de Estado de Defesa Social.

No prejuízo

É verdade que houve uma pequena redução da violência de outubro para novembro, mas Uberaba registra aumento acumulado no ano de 3,25%. Em todo o Estado, os maiores conjuntos de meses sem redução da criminalidade, no interior, residem nas Regiões PMs de Divinópolis, Curvelo, Unaí e Poços de Caldas – no vermelho em todos os meses -, Ipatinga – em dez meses – e Uberaba – em nove.

Análise é preocupante

Inegavelmente, o Estado perdeu a batalha para a criminalidade em 2012 em praticamente todas as regiões. Somente duas Áreas atingiram os objetivos traçados para o ano – de acordo com a própria Secretaria de Defesa Social, que faz o acompanhamento do trabalho das duas polícias (Civil e Militar): as de Barbacena e Governador Valadares (em que um dos dois batalhões existentes tem o comando do tenente-coronel Lunardi, daqui transferido por ingerência política, em 2011.

Revertendo

Melhor resultado no Triângulo obteve o Comando Regional de Uberlândia, que reduziu a criminalidade violenta, este ano, em 6,13%. O de Patos detém o pior índice: aumento de 23,79%.

Faltou gente

Reduzido grupo de servidores municipais assistiu à missa celebrada por dom Paulo Mendes Peixoto, ontem pela manhã, no Centro Administrativo, onde o expediente é apenas no período da tarde.

Desafio do futuro

Adequar o sistema de trânsito ao crescente número de veículos em circulação é um dos desafios à espera de Paulo Piau e seu futuro secretário de Planejamento. Até o dia 5 deste mês, o município tinha 182 mil 231 veículos automotores devidamente registrados no Detran/Minas. Eram 100 mil 481 automóveis e 47 mil 407 motocicletas e motonetas. As camionetes já somam 12 mil 616. A relação é de 1,6 veículo para cada dois habitantes.

Alma lavada

Ao se despedir do Legislativo, na 5ª feira, Jorge Ferreira disse que saía de “alma lavada e cabeça erguida”. A referência era ao relatório da investigação interna a que foi submetida, acusado de assédio sexual. A Polícia Civil também havia apurado a denúncia, sepultada poucos dias depois porque a “vítima” e seu pai negaram a ocorrência. A comissão integrada por Borjão, Almir Silva e Zé Severino chegou à mesma conclusão.

Acabou!

Para o seu mestre por mais de uma década, o músico e major José Januário, a Banda de Música do 4º Batalhão simplesmente acabou, esvaziada pela política reinante na PM. Quem contesta?

Tomou gosto

Lançada na política como vice de Adelmo, a secretária particular de Anderson realmente tomou gosto pela política. Luciene Fachinelli deseja boas festas aos uberabenses em peças de outdoor.

Chororô na Câmara

Emotivo, Tony Carlos não conseguiu segurar as lágrimas ao se despedir dos colegas de Câmara, alguns dos quais não voltarão em 2013. Radialista de improviso fácil, ele citou nominalmente cada um deles, sempre com referências elogiosas. E derreteu mesmo foi quando chegou em Marcelo Borjão, que lhe deu inúmeras demonstrações de companheirismo nos últimos anos. E não é que até Borjão chegou às lágrimas!

Podia ser melhor

A análise que a Secretaria de Estado de Defesa Social faz da violência em Minas deixa de lado algumas informações que também são importantes para um efetivo controle do sistema. Diariamente, a PM prende centenas de pessoas (de 6 a 10 em Uberaba), autores e suspeitos dos mais variados delitos, e isso não aparece em nenhuma estatística. Falta um estudo sobre o desfecho dessas prisões na Polícia Civil e, posteriormente, no Judiciário.

Muitas carências

E não há também nenhum relatório conhecido do público sobre as atividades da Polícia Judiciária, onde as carências são tantas quanto ou maiores que as da Polícia Militar. É gritante a falta de homens nas duas forças policiais do Estado. Em Uberaba, a PM teve seu efetivo enxugado em mais de duzentos policiais nos últimos cinco anos. A PC tem basicamente um delegado e dois ou três policiais responsáveis por centenas de inquéritos.

Cirurgia

Assessora do vereador Marcelo Borjão, a jornalista Maria Cândida (Candinha) se submeteu ontem a cirurgia bariátrica.

Pesadelo

No encerramento da legislatura, assessores de Itamar confessavam que “a ficha ainda não havia caído” quanto a 2013.

Uma e outras

Comandante da Polícia Ambiental e Rodoviária Estadual estará entre os promovidos deste fim de ano na PM. Major Márcio Constâncio será tenente-coronel.// Inédito no Brasil: quatro mesas diretoras da Câmara de Vereadores eleitas em uma única noite.// É preciso que se faça justiça: a TV Câmara Digital é “obra” também do jornalista Dênis Silva, secretário de Comunicação do Legislativo.// A festa do Branco e Preto marca a virada de sábado para domingo.

“A arte de ouvir é também a ciência de ajudar”.

(Joanna de Angelis)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por