FALANDO SÉRIO

Imóveis da Baixa serão regularizados após estudo do local

Os valores serão compatíveis com a forma que os (Leia mais....)

Wellington Cardoso
Publicado em 16/08/2013 às 09:14Atualizado em 19/12/2022 às 11:33
Compartilhar

 Que dureza!

Impulsionado por queda de 40% na arrecadação, este ano, o prefeito de Sacramento anunciou uma série de medidas voltadas para a contenção dos gastos municipais. Bruno Cordeiro determinou corte de 50% nas gratificações dos ocupantes de cargos de confiança, proibiu despesas com a participação de servidores em seminários e congressos e reduziu as verbas de viagens.

 Tempos difíceis

Muita gente desacreditou quando, no começo do ano, Wellington Fontes sentenciou que dias difíceis estavam se aproximando e que seria preciso apertar o cinto. Naquele momento, pensou-se que era apenas “choro” de secretário da Fazenda, sempre querendo deixar o dinheiro no cofre. O cenário para os próximos meses e 2014 não é dos melhores e exige cautela aos gestores.

 Regularização de imóveis

Mereceu elogios de Piau a sinceridade com que Wagner Júnior tratou, na Baixa, da regularização dos imóveis ocupados irregularmente pelas famílias ali residentes. Presidente da COHAGRA deixou claro em audiência pública que os imóveis não serão simplesmente doados. Os “posseiros” pagarão por eles. Os valores serão compatíveis com a capacidade dos beneficiados. Para efetivar a regularização, a COHAGRA está concluindo serviços de topografia naquele bairro rural, onde ninguém tem escritura das casas em que residem há décadas.

 Demais

Presidente da Fundação Cultural se surpreendeu ao inspecionar a Concha Acústica, que está sendo revitalizada para shows. Sumayra Oliveira encontrou um sofá ali colocado por morador de rua para passar as noites.

 Armamento

Pensando na Secretaria de Segurança já sinalizada por Paulo Piau, o secretário de Trânsito solicitou a colaboração da Polícia Federal na preparação da Guarda Municipal, que poderá ser armada nos próximos anos.

 Multas de trânsito

Em junho, as multas de trânsito geraram receita de R$ 585 mil, mas as despesas do sistema, incluídos o repasse para o Fundo Nacional de Segurança no Trânsito e a contratação de equipamentos, ficaram em mais de R$ 700 mil. Está no balanço divulgado pela Secretaria da Fazenda.

 Crise em televisão

A exemplo da TV Universitária, dela afiliada, a Rede Minas, com sede em Belo Horizonte, passa por uma de suas piores crises. Aqui foram recentemente demitidos mais de vinte trabalhadores, entre técnicos e cinegrafistas. Na Rede Minas – empresa pública – as demissões já atingiram mais de cinquenta funcionários, incluídos dezessete jornalistas.

 Improbidade

Termina no mês que vem o prazo para que a Controladoria do município apure denúncia de improbidade administrativa na distribuição e armazenamento de medicamentos na Secretaria de Saúde até o ano passado. Recomendação é do promotor José Carlos.

 Ambulâncias

Também a contratação de forma fraudulenta de empresa para a manutenção das ambulâncias está sendo apurada pela Controladoria. O curador do Patrimônio Público processa os envolvidos pelo mesmo motivo em ação que tramita desde 2012.

 Impacto do investimento

Para receber a planta de amônia, Uberaba terá de planejar ações em diferentes áreas, incluída a de segurança pública. As obras do empreendimento da Petrobras usarão mais de quatro mil trabalhadores, o que significa que muita gente virá de fora, engrossando a população. Todos os serviços precisarão ser ampliados para que o crescimento ocorra de forma ordenada.

 Na contramão

A distribuição de ambulâncias alardeadas por deputados como “grande conquista” não significa investimento em saúde. Nas pequenas cidades é apenas um meio de transporte, para conduzir pacientes para Uberaba e Uberlândia, no caso do Triângulo Mineiro. O que os parlamentares deveriam fazer é ajudar a vizinhança a ter sistema de saúde melhor estruturado.

 Na bronca

Muitas críticas circulando nas redes sociais contra o comportamento de alguns peritos a serviço do INSS. O advogado Mauro Morais narra que um deles recomendou à sua cliente “pegar uma enxada e ir capinar”. Há casos de advogados que se sentiram ofendidos com comentários feitos por médicos. As relações entre as duas categorias são tensas na área previdenciária.

 De volta

Escolas municipais voltam, este ano, a participar do desfile de 7 de Setembro, que terá organização retomada pela Prefeitura, que, para Piau, jamais deveria ter se retirado da comemoração da principal data cívica do País.

 Manifestação

Se não ficar apenas na ameaça, mais de cem fazendeiros de Uberaba estarão terça-feira em Belo Horizonte para se manifestarem na Assembleia Legislativa contra o que consideram rigor exagerado da legislação florestal mineira.

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de

compreender uma longa explicação”.

(Provérbio árabe)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por