FALANDO SÉRIO

Improbidade: MPF cobra novos documentos à CEF sobre loteamento

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 20/02/2024 às 20:59Atualizado em 21/02/2024 às 21:18
Compartilhar

Ministério Público Federal ainda não chegou a uma conclusão sobre eventual ocorrência de improbidade administrativa e outros delitos no paralisado loteamento Alfredo Freire IV. A apuração foi pedida pelo promotor Carlos Valera e o procurador da República Thales Cardoso, atualmente em São José dos Campos.

Requisição
Recentemente peritos da 5ª Câmara de Revisão do MPF requisitaram novos documentos à Caixa Econômica Federal, financiadora do conjunto. Além da apuração de responsabilidades, os procuradores querem a definição também do montante dos prejuízos sofridos pela CEF.

Racismo
Até aonde teria havido omissão na apuração de denúncia de injúria racial contra diretora de escola municipal Jane Luce? É o que deseja apurar o vereador Eloísio, presidente da Comissão de Igualdade Racial. À Prefeitura ele requisitou todos os documentos que tratam da questão para saber se houve a injúria e quem é o responsável.

Não é boneco
“Aqui não tem boneco” – afirmou Eloísio, assegurando que eventuais culpados serão identificados e responsabilizados. Ele defende que tudo seja trazido à luz do dia, deixando a entender que causa desconforto a demora com que a Prefeitura estaria apurando o episódio.

Depoimento
Depois de ressaltar que ocorrências do gênero continuam existindo no município, Eloísio anunciou para quinta-feira a tomada do depoimento da diretora pela Comissão de Igualdade Racial. Mas, não deixou de “alfinetar” o que considera omissão de alguns colegas em situações semelhantes, deixando-o sozinho na linha de frente.

Cohagra
Comissão formada pelos vereadores pastor Eloísio (presidente), Marão (vice) e Lu Fachinelli (relatora) irá se reunir na sexta-feira a tarde para definir o cronograma de ações da CEI da Cohagra. Proposta por Marão, a comissão investigará a retomada de casas financiadas e a sua eventual redistribuição.

Disciplina
Código Disciplinar Discente em discussão no Conselho Universitário da UFTM prevê punições administrativas para autores de atos de violência, indisciplina, preconceito ou discriminação racial, religioso, sexual e de gênero. Infrações consideradas gravíssimas, assim como estupro, lesão corporal (dependendo do nível).

Desligamento
Essas práticas poderão ser punidas com suspensão ou desligamento da universidade.

Drogas
Entre as infrações consideradas leves figuram o estado de embriaguez ou estar sob efeito de substância entorpecente em área universitária, desde que ponha em perigo a segurança própria ou alheia.

Divergência
Entre os conselheiros há divergências preliminares sobre o texto. Algumas situações foram apontadas na reunião do CONSU e a conclusão foi pela criação de grupo de trabalho para se aprofundar na proposta. Câmara técnica terá representantes de segmentos da UFTM e cinco do Conselho Universitário.

Espiritismo
Um dos inúmeros centros espíritas fundados em Uberaba por Chico Xavier, a Casa Espírita de Scheilla, na rua Venezuela, Fabrício, completa mais um ano de existência nesta 4ª feira. Às 19h30, uma palestra de Sônia Barsante sobre a doutrina abrirá a comemoração. Casa é presidida por Fábio Antônio Costa.

CEI do Lixo
Somente na semana que vem é que a CEI do Lixo voltará a se reunir. Haverá uma reunião na segunda-feira entre Luizinho Kanecão, Caio Godoi e Samuel Pereira. É possível que iniciem na ocasião o pretendido estudo dos documentos requisitados sobre a contratação dos serviços de coleta, transporte e tratamento do lixo.

Cívico militar
Era inadmissível a situação de indisciplina dentro e diante da Escola Municipal “José Geraldo Guimarães”, no Pacaembu. Afirmação é do diretor Marcelo Bruno, ouvido esta semana no JM News 1ª edição. Nomeado na transformação da escola para cívico militar, ele diz que a encontrou com uma série de problemas.

Sumiram
Segundo ele, a indisciplina desapareceu, assim como desocupados e vendedores de drogas sumiram da porta do estabelecimento. Os militares que atuam na escola não interferem na questão pedagógica – explicou.

Latrocínio
Processo que levará a julgamento os homens acusados da prática do latrocínio de que foi vítima o ex-vice-prefeito de Campo Florido Otaliba Neto já tem mais de mil páginas. Autos tramitam na 3ª Vara Criminal de Uberaba e a audiência de instrução e julgamento foi realizada no fim de janeiro.

Engajamento
Não se sabe de quem propriamente partiu a estratégia, mas é fato que a Prefeitura tem se infiltrado nas redes sociais para atacar as críticas e até os críticos, recorrendo para isso a comissionados. E não é incomum o uso de personagens fictícios.

Redução
Vereadora Rochelle está reclamando ao Executivo a redução de verba orçamentária para as ações voltadas para as mulheres em Uberaba. Mais do que isso, a vereadora deseja saber os reais motivos para o corte verificado no orçamento para 2024, pedindo os gastos de 2023 da Coordenadoria da Mulher.

Aprovado
Prestação de conta do último ano dos dois mandatos de Paulo Piau foi aprovada por 19x0 votos nesta terça-feira pela Câmara de Vereadores. O ex-prefeito se fez presente, acompanhado da esposa Heloísa, do ex-procurador geral Paulo Salge e do especialista contábil Moacyr Felix.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por