Os três incêndios em pátios conveniados com o Estado para a guarda temporária de veículos apreendidos estão sendo apurados pelo delegado Luís Fernando Bernardes, da Regional da Polícia Civil em Uberaba. A quantidade de veículos danificados – incluídos os que foram inteiramente consumidos pelas chamas – ainda é incerto.
Veio de fora
A primeira das três ocorrências já teve o inquérito concluído. Segundo o delegado Luís Fernando, com base nos laudos periciais elaborados, o fogo que atingiu o Pátio Multicar teve início na área externa, proximidades da rodovia, avançando sobre o depósito.
Criminoso?
A Polícia Civil não conseguiu identificar se o incêndio teve origem criminosa, no caso do pátio. A empresa conveniada com o Estado e responsável pela guarda dos veículos confirmou ter seguro.
Obrigação
No termo de credenciamento de um pátio consta ser dele a responsabilidade pelo ressarcimento de prejuízos eventualmente causados aos donos do veículos sob sua custódia.
Impreciso
A quantidade de veículos consumidos parcial ou totalmente pelas chamas ainda é desconhecida. O trabalho é lento, pois exige a identificação com clareza dos danos sofridos por cada um dos veículos. O ressarcimento de prejuízos não é com a Polícia Civil.
Duas ações
Estudante “gateira” acusada de práticas criminosas com animais por professora de outra instituição de ensino em grupo de Whatasapp formaliza ações criminal e civil contra ela nos próximos dias. As duas peças estão sendo produzidas por seu advogado.
Por ouvir dizer
Questionada por pessoas que conhecem a acusada, a professora disse ter falado sobre ela por ouvir dizer que a universitária exterminava gatos. E sua intenção era apenas fazer um alerta após o anúncio em grupo de animais disponíveis para doação.
Processo
Inquérito com que a Polícia Civil apurou prejuízos à Cisvalegran com a participação de médicos foi transformado em processo a partir da denúncia oferecida pelo Ministério Público. A “sujeira” não ficou apenas nisso.
Vivian foi baleada ainda sobre a moto em que se dirigia para assumir posto de trabalho (Foto/Arquivo)
Na memória
Há 10 anos a agente penitenciária uberabense Vivian Cristina Medeiros era executada a caminho e nas imediações do complexo prisional – lembra a ex-assessora sindical da categoria Kilvia Régis. Um atentado contra as forças de segurança e uma ação covarde contra a servidora, à qual não foi dada a menor chance de reação. Crime viria a ser apurado pelo delegado Heli Grilo.
Para gestante
Tramitando em caráter conclusivo (apenas em comissões técnicas), na Câmara Federal, projeto que assegura vaga para gestante e pessoa com crianças de colo em estacionamentos de veículos.
Teste final
E foi aprovado na Comissão de Saúde da Câmara projeto que torna obrigatório exame de habilitação profissional para os futuros médicos veterinários. O exame seria regulamentado pelo Conselho Federal da categoria. Projeto também tramita em caráter conclusivo. Outra proposta acaba com o curso EAD.
Pureza da água
Para a coleta e análise da qualidade da água bruta usada pela Codau, o laboratório Araxá Ambiental Testes e Análises receberá R$ 114 mil em doze meses, entre agosto de 2025 e julho de 2026.
Nada a ver
Para o advogado Guido Bilharinho, o “Observatório Urbano” apela para questão secundaríssima em relação aos imóveis ditos inventariados em Uberaba. Segundo ele, “quase todos os proprietários desses imóveis, senão todos, só foram saber que a Prefeitura os consideravam inventariados há poucos anos e, alguns, talvez nem saibam até hoje”.
Parcial
“É estranho” – continuou – “que o Observatório só se refira à isenção do IPTU e não fale (ou não sabe?) que a Prefeitura aufere rendimentos sobre esses imóveis a título de ICMS Cultural”.
Perdas
Afirma o advogado que o IPTU isento não poderá e nem deverá ser ressarcido porque em todas essas décadas (o imbróglio é dos anos 80) os imóveis “inventariados” estiveram submetidos à desvalorização, marginalização ou exclusão do mercado imobiliário e a restrições e ônus de várias espécies, além de ameaças e, em alguns casos efetivações, até de multas.
A resolver
Por fim, Guido Bilharinho afirma que “as questões básicas, que devem ser ponderadas e resolvidas, são a inexistência de inventariamento constitucional e legalmente procedidos em Uberaba e que o único responsável pela preservação é o Poder Público, além de que o patrimônio cultural não é só o arquitetônico”.
Nas comemorações dos 20 anos da UFTM, professor Eduardo Galegari representa o ex-deputado Marcos Montes e recebe por ele as homenagens prestadas por reitora e vice da universidade (Foto/Arquivo)
Perda de área
Prefeitura retomou área doada à Construtora Triunfo em 2015. E cancelou outros incentivos fiscais a ela oferecidos. Houve descumprimento do contrato. Demorou.
Bomba
Boletim informativo da JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações publicado pela SDS na segunda-feira mostra que de 25 recursos contra multas de trânsito apenas 3 foram deferidos.
Antidroga
A partir de agora os hospitais uberabenses estão obrigados a comunicar ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público o atendimento feito a criança ou adolescente que esteja sob efeito de droga ilícita ou álcool. Lei foi publicada na terça-feira sem previsão de penalidade para quem deixar de fazer a comunicação.
Medalhas
A Sign Comunicação Visual venceu a concorrência na Câmara de Vereadores para produzir as estatuetas e medalhas “Mulher Destaque do Ano” (21), “Segurança Pública do Ano Sgt Regivaldo Alves Ferreira” (14), “Major Eustáquio” (21), “Mérito Evangelizador” (21), “Zumbi dos Palmares” (23), ‘comenda Mário Franco” (05), “Mérito do Agronegócio” (3), “Jornalista Ataliba Guaritá Neto” (3) e “Coronel Wesley Rosa” (02).
Valores
Estátuas e medalhas ficarão em R$ 53 mil.
Hidrômetros
Dos imóveis de Uberlândia foram furtados este ano 440 hidrômetros. Até agora ninguém foi preso por isso.
Sem energia
Posto de Saúde Amigos Solidários, do Planalto, ficou sem energia elétrica nesta 4ª feira. Segundo consta, por falta de pagamento da conta. Para que não houvesse perda de medicamentos, funcionários teriam recorrido à casa vizinha.
Mais leitos
A revelação partiu do ex-deputado Franco Cartafina: o Hospital Beneficência Portuguesa terá mais vinte e seis leitos à disposição dos uberabenses.
Violência
Na sequência de crimes violentos em Araguari, na terça-feira duas mulheres foram feridas a tiros e um rapaz de 20 anos morreu com quatro disparos, um deles na cabeça. Os tiros foram dados de dentro de um veículo e os autores não foram identificados. As mulheres têm passagem pela polícia por tráfico.