Causa mortis
Saiu o laudo da perícia feita no cadáver de Luzia Beatriz Bonifácio da Silva, que morreu em novembro de 2021 no Hospital Regional, para onde havia sido levada por UPA. E que, segundo médica do HR, apresentava lesões na face e no olho e ainda fratura na região da glabela (testa).
Suspeitas
E surgiram então as suspeitas de que a mulher tivesse sido agredida e, em coma, nada podia esclarecer. Instaurado inquérito ainda não concluído, e o delegado Eduardo Alves Garcia requisitou perícia à área técnica da PC.
Conclusão
Como causa da morte da paciente, o laudo agora conhecido aponta “Choque séptico relacionado a infecção secundária de face (mucocutâneo – muco formado pela pele - e ósseo) em contexto de infecção por coronavírus”.
Lesão
A origem da lesão na face da paciente, com infecção que disseminou e provocou a sua morte, não está esclarecida ainda, o que deverá acontecer com as investigações em curso. A anormalidade foi constatada quando Luzia chegou ao HR, o que não havia sido apontado pela UPA.
Pacientes aguardam atendimento em ambulatório.
Macas
Voltam as queixas de retenção de macas de ambulâncias que servem às UPAs no Pronto Socorro do Hospital de Clínicas. O plantão da madrugada nas Unidades de Pronto Atendimento terminou com cinco equipamentos retidos: duas do Mirante e três do São Benedito.
Sumiu
Surgiu na manhã desta terça-feira denúncia de que teria “sumido” a maca da ambulância nova da UPA São Benedito. Ouvidoria do HC foi procurada para ajudar na “captura” dela. Enquanto isso, o veículo permanecia parado até por volta das 11h.
Sofrimento
Uma enorme fila – com mais de uma centena de pessoas – se estendia na manhã desta terça-feira pela calçada do ambulatório da FUNEPU, e dobrava o quarteirão. Pacientes das áreas de Oftalmologia, Dermatologia, Hematologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias.
O que querem?
Simplesmente marcar uma consulta médica ou procedimento cirúrgico.
Nada a ver
A Soluções de Serviços Terceirizados, responsável pela merenda escolar na rede municipal, não tem qualquer vínculo ou relação jurídica com a Nutriplus – diz comunicado da empresa enviado à coluna.
Quem é
Questionada oficialmente pelo vereador Almir Silva sobre o profissional, a Soluções acrescentou que Antônio Carlos Valini é consultor da área de Comunicação e Marketing, via empresa Ausare Comunicação. Nada mencionou, porém, sobre a eventual ligação de Valini com a Nutriplus.
Estrutura
Nas explicações dadas a FALANDO SÉRIO, em que cita sua condição de vencedora de processo licitatório em que apresentou seus documentos de regularidade, a Soluções também não rebateu as denúncias de que estaria usando parte da estrutura da Nutriplus.
Compromisso
Mas, ressalta ser empresa constituída há 10 anos para prestar serviços em diversas áreas, entre as quais engenharia, manutenção de prédios, controle de pragas e gestão prisional. E que montou estrutura em Uberaba para poder atender dentro da qualidade que tanto presa.
Alimentação
Destacando a falta de qualquer notificação de eventual falta de alimentos nas escolas, a fornecedora garantiu que entrega aos estabelecimentos quantidades acima das previstas em contrato.
Papelão
Nas redes sociais, muita gente criticando o cantor Bruno pelo seu comportamento no show de lançamento da cerveja Cabaré em Uberaba. Por se apresentar aparentemente embriagado, em determinado momento, e a forma como voltou a tratar o parceiro Marrone.
Constrangido
Vídeos que estão no Youtube mostram o visível constrangimento do cantor Leonardo, também presente na Cervejaria Petrópolis.
Muitas críticas
Sessão de 2ª feira na Câmara de Vereadores foi marcada por inúmeras críticas à Prefeitura. As relações começam a ficar tensas outra vez.
Na bronca
Vereador pastor Eloísio diz que a Prefeitura precisa explicar a demora do repasse de emendas parlamentares destinadas a hospitais uberabenses. “Onde estão esses recursos, muitos deles conquistados por vereadores(?)” – questiona.
Metralhadora
Depois de reclamar da falta de transporte para trabalhadores rurais que fazem faculdade, China deu zero para a secretária de Educação, que teria prometido resolver a carência.
Como assim?
Jamal apontou que “está nascendo grama em quadra de areia do município. E sugeriu à prefeita que troque os secretários que não estão correspondendo.
Paralelo
Servidores da Funel ouvidos pela vereadora Lu Fachinelli denunciaram que a presidente pouco iria lá por ter outra atividade (na iniciativa privada). Situação que também foi exposta na 2ª feira.
É lei
Sacramento inova. Aprovada lei que obriga o alinhamento e a retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes fixados em postes de energia, e de qualquer um deles caído em via pública. A multa por ocorrência flagrada pelos fiscais da Prefeitura é de R$ 1 mil.
Cautela
Comunicada à CEMIG e empresas telefônicas e de fornecimento de Internet por fibra ótica, incluída a Algar, a lei já apresenta resultados positivos. Concessionárias estão mais atentas com as suas redes.
Nitroglicerina
Se os policiais penais realmente colocarem em prática o que vem sendo anunciado como decisão tomada de greve, o sistema prisional mineiro viverá o caos. Suas lideranças estão falando em não permitir visitas aos presos já a partir do fim de semana.
Independente
Às vezes até “boicotado” pelo Governo, como já ocorreu em Uberaba mesmo, Heli Grilo mantém sua postura independente diante do Governo Zema. O deputado não está entre aqueles que o Palácio “premiou” com recursos do orçamento secreto.