Superintendência
Em mensagem no seleto grupo de Whatsapp que reúne as chefias do Hospital de Clínicas, Ana Lúcia Simões comunicou na sexta-feira que, a partir de agora, o médico Mário Leon Silva-Vergara representa a Superintendência do HC.
Na lista
Como FALANDO SÉRIO havia antecipado, ao noticiar a exoneração da superintendente, o infectologista estava entre os nomes cogitados para o cargo. Ana Lúcia recebeu do reitor Luís Fernando, na sexta-feira, 11, o anúncio de que seria substituída.
Pressão
Médicos haviam levado a Luís Fernando a necessidade de se promover mudança no comando do HC. E o reitor também procurou ouvir os enfermeiros que são da UFTM (não da EBSERH). E a ele foram relatadas situações que consideram prejudiciais às relações pessoais e ao HC.
Riscos
Na conversa, enfermeiros alertaram Luís Fernando que a sua eventual reeleição como reitor corria riscos. E isso pode ter “mexido” com ele, segundo interlocutores.
Curioso
Assembléias de servidores da Codau e da Prefeitura aprovaram a proposta de correção salarial de 12%, feita pelo Executivo, mas os sindicatos dizem que ainda tentarão mais 6%. O “aceite” antecipado pode ter enfraquecido a postulação ainda não formalizada.
Nem parecia
Quem diz ter presenciado diálogo, em meio a risadas, entre pastor Eloísio e China, na última sessão do Legislativo esta semana, afirma não acreditar que o pronunciamento do petebista na 2ª feira chegue à Comissão de Ética.
Possibilidade
A possibilidade disso acontecer foi anunciada à coluna pelo próprio Eloísio, incomodado com a agressividade das críticas lhe dirigidas por China no início da semana.
Embate
Na conversa de 4ª feira, entre os dois, teria sido ouvido Eloísio dizer a China que gosta de embates.
No eleitoral
Mudanças na Justiça Eleitoral em Uberaba. O juiz Fabiano Veronez deixa a 276ª Zona Eleitoral, assumida pelo colega Adelson Soares de Oliveira. Na direção do Foro Eleitoral, Nilson de Pádua Ribeiro Junior substitui Veronez. E presidirá as eleições deste ano.
Fraude
Processo que apurou fraude em concurso público realizado em Delta, em 2002, denunciada em 2007 pelo Ministério Público, permanece sem desfecho. Ação já foi e voltou do Tribunal de Justiça, mas a sentença ainda não é conhecida.
Memorial
Juiz federal aposentado e escritor laureado, Paulo Fernando Silveira defende que Uberaba reconheça e renda homenagens à Preta Ana, heroína uberabense na Guerra do Paraguai. Ela não apenas esteve no front, mas também entrou em combate e socorreu soldados feridos. Alguns deles carregados nas costas.
Uma luta
Desde 2008, a construção de um memorial na praça Magalhães Pinto vem sendo postulada por Paulo Fernando, alicerçado em fatos históricos, alguns deles relatados em seu livro “O Sertão da Farinha Podre”.
Narrativa
Ao voltar da guerra, Tonico dos Anjos, um dos poucos uberabenses que foram ao conflito armado, no qual perdeu o braço esquerdo, recebeu convite da Câmara Municipal para contar o que havia assistido durante o conflito. E lá esteve em setembro de 1867.
Surpresa!
Uma multidão lotava a Câmara e grande parte da praça. Houve profundo silêncio quando Tonico dos Anjos falou do heroísmo de combatente uberabense. Maioria dos presentes esperava pela citação de um homem e branco. E ficou estarrecida ao saber que era a Preta Ana, uma conhecida prostituta.
Nomeação
Vinicim, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, foi nomeado assistente comunitário do Projeto “Todos por Uberaba”. É o seu terceiro cargo nos últimos 15 meses. Foi superintendente de Gestão Urbana da SEPLAN e, depois, coordenador de Políticas LGBT.
Licitação
Mudança no comando da Diretoria Central de Recursos Logísticos e Patrimônio, à qual está diretamente subordinado setor de licitações da Secretaria de Administração. Cargo passa a ser ocupado por Vitor Hugo de Castro.
Na Educação
Ana Cláudia Zanqueta Silva foi nomeada para liderar a Diretoria de Logística, da Secretaria de Educação.
No aguardo
Denunciante diz aguardar pacientemente desfecho de caso levado ao conhecimento da Procuradoria da República em Uberaba em dezembro. Denúncia feita verbalmente e na presença de três outros médicos.
Sem socorro
Trata-se do episódio de novembro do ano passado em que paciente passou mal e faleceu no Ambulatório Maria da Glória enquanto esperavam pelo SAMU ao invés de levá-lo ao HC ao lado. Homem seria transportado até a uma UPA .
Locação
Codau pagará R$ 15 mil mensais pela locação de espaço de 1,4 mil m2 no praça Shopping, que não tem conseguido aumentar o número de lojas. Contrato com vigência de 36 meses. Para o local a Codau deve transferir os serviços hoje prestados em imóvel também da Leopoldino, perto da Jaime Bilharinho.
Desobstrução
Custará R$ 540 mil à Codau a manutenção corretiva de desobstrução de poço profundo, visando o aumento da vazão de 88 m3/h. A previsão da meta a ser alcançada não consta da homologação de resultado do pregão eletrônico vencido pela Uniper – Hidrogeologia e Perfurações.
Lição
Nesta edição, mais uma aula do professor uberabense de Física Éber Chaban:
Para que serve o buraco do meio em nossas tomadas?
Tomadas assim que nem as nossas, só as nossas. Únicas, iguais à jabuticaba, só existem no Brasil, modelo exclusivo.
Como todas as outras do mundo, ou a maioria delas, as nossas tem três orifícios, os dois nos extremos são os que realmente conduzem a energia elétrica. Um deles é fase, que transporta 127 volts, o outro é o neutro, está sempre em 0 V. Todo eletricista tem uma pequena chave, semelhante a uma chave de fendas transparente, que é a chave teste. Ao ser colocada em um dos buracos da tomada, acende ser for fase. É importante para o eletricista saber se um fio é fase ou neutro, entre outras coisas, a fase pode dar choques, o neutro não.
Às vezes acontece, principalmente em aparelhos mais velhos, que o isolamento dos fios condutores resseca e quebra. Em casos assim, ocorre a chamada “fuga de corrente”. O resultado é que a gente leva choques cada vez que encosta neles. Quem é que nunca levou um choque de uma geladeira velha?
Mas, e o buraco do meio da tomada? Para que serve? Justamente para resolver estes problemas. Ele é um aterramento.
Aterrar significa ligar na Terra. Nosso planeta é grande o suficiente para absorver sem consequências as cargas elétricas depositadas nele. Qualquer objeto condutor em contato com a Terra, é imediatamente neutralizado. É para isso que o terceiro orifício da tomada, o do meio, existe. Ele liga o objeto à Terra.
Na maioria de nossos aparelhos elétricos isto não tem muita importância, se estão aterrados ou não, não faz muita diferença. O máximo que pode acontecer é a gente levar um choquinho de vez em quando, mas, em alguns, existe uma importância vital.
Nossa pele tem boa capacidade de isolamento elétrico, entretanto, ao ser molhada, grande parte desta capacidade é perdida. Os choques que sofremos com o corpo molhado, são muito mais perigosos que se estivéssemos secos. Por esta razão, objetos de uso doméstico que trabalham com água, chuveiros e máquinas de lavar, principalmente, devem sempre trabalhar aterrados. Antigamente tínhamos que chamar um eletricista para fazer os aterramentos, você se lembra do fio verde? Todo chuveiro e máquina de lavar tinha um. Era o fio de aterramento. Hoje, ele acontece automaticamente quando se liga, corretamente, o aparelho na tomada.
E viva a tecnologia.