Cloroquina
Produtos como cloroquina, ivermectina e hidroxicloroquina poderão ser usados em Uberaba em pacientes da Covid-19.
Condições
Não como prevenção, mas diante da apresentação de síndrome gripal ou primeiras manifestações da doença.
Infectologistas
Para chegar a essa conclusão, o secretário de Saúde, Iraci Neto, reuniu infectologistas de diferentes unidades hospitalares e do Comitê Técnico Científico da Prefeitura.
No papel
Até o fim desta semana, os especialistas colocarão no papel as orientações sobre as condições em que os produtos poderão ser administrados.
Portaria
Essas orientações sustentarão a portaria que será publicada até sexta-feira, na expectativa do secretário.
Assinado
Não chegará a ser firmado um protocolo de tratamento. Médicos e pacientes precisão assinar documento de responsabilidade para o uso dos produtos.
Facilidades
Nessas condições, a Secretaria de Saúde disponibilizará os medicamentos, uma vez prescritos ou requisitados pelos médicos à sua farmácia.
Manejo
Provisoriamente, o documento em formatação está batizado como “Manejo clínico do Coronavírus na atenção básica”.
Exames
Cita Iraci Neto que os pacientes, que já estariam monitorados como suspeitos ou em início da doença, precisarão passar por uma bateria de exames.
Impacto
O aumento dos leitos de UTI ocupados por pacientes de Covid-19 resulta do fato de hospitais particulares recorrerem a eles mesmo nos casos suspeitos de internação.
Susto
No início da semana causou preocupação a ocupação de 49% dos leitos de UTI, aproximando-se do que se chama de “sinal de alerta” (50%).
No voto
Novos integrantes da Diretoria Clínica e da Comissão de Ética do Hospital de Clínicas serão eleitos em assembleia programada para o dia 22, para mandato de 29 meses.
Avaliação
A recepção é o setor do HC com a pior avaliação pelos usuários do sistema, mas, ainda assim, com apenas 7% de regular e 1% de péssimo.
Minoria
Na avaliação da equipe médica, apenas na clínica cirúrgica houve manifestação de insatisfação (ruim). Em todas as demais não houve citação negativa.
Norma absurda
Para o advogado Mauro Morais, “mais normas absurdas” a pretensão do PTB de aprovar lei tornando crime a manifestação pública de juiz sobre processo em andamento.
Demissões
Agrava-se a crise no sistema de transporte público. Entre março e maio, o setor demitiu 56 mil trabalhadores, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes.
Rodoviário
No transporte rodoviário de cargas as demissões chegam a oito mil, apesar da possibilidade de suspensão temporária de contratos.
Drogas
Somente este ano o Grupo Especial de Segurança na Fronteira apreendeu 3,9 toneladas de drogas dentro e fora do Mato Grosso.
Prejuízo
O prejuízo dado aos traficantes é de R$83,9 milhões. No ano passado, ele ficou em R$36,8 milhões com a apreensão de 2,8 toneladas de entorpecentes.
Rota
Muita da droga chegada ao Triângulo Mineiro, Uberaba e Uberlândia, principalmente, passa por aquela região, como revelam as apreensões feitas por PF, PRF, PM e PC.
Cocaína
Na apreensão de 117kg de pasta-base de cocaína, na semana passada, em Canarana (MT), houve participação das polícias de Uberaba com informações.
No mato
A droga, após três dias de diligências, foi localizada no mato entre Canarana e Campinápolis, a partir da confissão de dois homens presos em atitude suspeita em Canarana.
Contaminados
Com mais 209 casos registrados nesta 2ª-feira, Uberlândia chegou aos 8.068 infectados e aos 145 mortos por Covid-19.
Aqui perto
No domingo, Conceição das Alagoas havia chegado aos 112 casos confirmados com um óbito. Oitenta pacientes estão em recuperação.
Patrocínio
A 180km de Uberaba, Patrocínio está com 190 casos confirmados e 137 curados. Quarenta e seis pacientes estão em recuperação e ocorreram sete óbitos.
Candonga
Vereador Ronaldo Amâncio reiterou ao Executivo, a pedido do movimento negro, que a rotatória diante do ginásio da Univerdecidade seja batizada “Candonga”.
Cemitério
Há antiga postulação para a volta do nome ao cemitério daquela área, mas já se sabe que ele será extinto nos próximos anos.
Escrava
Amâncio também pede que a escrava Maria Rita, açoitada pelo dono mesmo com a abolição do castigo, seja homenageada em outro logradouro público.
Alteração
Movimento era pela troca do nome do açoitador, dado a rua, pelo da escrava, mas esse procedimento é proibido por lei municipal.