Quem entende?
Quando já estava franqueado à acusação, o inquérito que apura o assassinato de Antônio Stacciarini foi recolhido pela Justiça para voltar à Polícia Civil. O pedido seria do delegado Alexandre de Oliveira, que teria alguns laudos para anexar aos autos, que havia entregado ao Fórum “Melo Viana” na semana passada, depois de três meses em seu poder em Belo Horizonte.
Vai e vem
A cada informação nova vazada para a imprensa, fica ainda mais difícil de entender essa investigação, que já passou pelas mãos de no mínimo três delegados e causou polêmica dentro da própria Polícia Civil. Ninguém sabe explicar o que teria motivado a entrega do inquérito à Justiça para imediatamente após ser alvo de pedido para “nova viagem” de suas centenas de páginas.
Combate à corrupção
A adequação do regramento municipal à lei anticorrupção que entra em vigor no País foi determinada por Paulo Piau. Controladoria, Procuradoria Geral e Secretaria de Governo já trabalham na matéria, que visa penalizar também as empresas que se envolvem em esquemas de corrupção em órgãos públicos. A nova lei endurece o tratamento dispensado aos corruptores com previsão de multa de 20% do seu faturamento até o limite de R$60 milhões.
Por pouco
Algumas empresas uberabenses escaparam por pouco do rigor da penalidade. Respondem a processo, mas por irregularidades praticadas antes da entrada em vigor da lei anticorrupção. Entre elas estão cinco lojas fornecedoras de materiais de construção, envolvidas em golpe praticado contra a Cemig, com sentença condenatória em 1ª instância, e outras empresas citadas em episódios de corrupção na Prefeitura, já submetidos ao Judiciário.
Ligações que incomodam
Uberabense não sabe a quem recorrer para se livrar das ligações da Tim, anunciando ter ele pendências financeiras a resolver, mesmo não sendo cliente da operadora. Foram mais de cinco ligações em uma semana para o seu telefone fixo, cujo número não figura no catálogo (alô, CTBC, quem o forneceu?)
Pode?
Veículos Cobalt alugados pela Prefeitura deixaram alguns motoristas em dificuldades com a fiscalização eletrônica. Somente agora se descobriu que o velocímetro estava marcando milhas e não quilômetros. Quem comprou o modelo deve checar.
CNHs falsas
Cleriston Silva de Moura (pelo uso de CNH falsa), Edilson José da Silva e José Ronaldo Messias do Nascimento (por mandarem confeccionar CNH falsa) foram denunciados à Justiça pelo promotor Laércio Conceição com base em inquérito policial.
Sala de monitoramento
Central de monitoramento do “Olho Vivo” já começou a ser implantada na sede do Comando Regional da PM. A ela estarão interligadas as 54 câmeras de observação das principais áreas comerciais de Uberaba, em sistema com início de funcionamento previsto para os últimos dias deste mês ou início de março. A central contará com observadores em regime de 24h, contratados pela Prefeitura, e a coordenação de sargentos.
Cadê?
Responsável por falsificação de CNHs comercializadas em Uberaba por R$2 mil seria homem identificado apenas como “João Catalão”, diz inquérito policial, sem chegar ao acusado.
Carnaval
Oficialmente, o comércio de Uberaba somente estará fechado na 2ª-feira de carnaval (Dia do Comerciário). Nos demais dias do período, abrir ou fechar fica por conta de cada um.
Tombamento de escola histórica
Aprovado pelo Conphau, está sacramentado o tombamento do prédio da Escola Estadual “Minas Gerais” (praça Frei Eugênio). Antes mesmo de entrar em funcionamento na década de 30, suas instalações, e as da Escola Liceu de Artes, no mesmo complexo, foram ocupadas por tropas militares envolvidas na guerra civil e unidade hospitalar da Cruz Vermelha.
Improvisação
O conflito terminou, mas os soldados ali permaneceram até que ficasse pronta a sede do 4º Batalhão (no Fabrício). Com tudo isso, a inauguração da escola foi retardada para julho de 1944.
Mordomia
Entre as compras do começo de ano no Supremo Tribunal Federal, revela a ONG Contas Abertas, estão mil unidades de fio dental com cera e ainda mil nécessaires de plástico em formato retangular.
Plano de saúde facilitado
Com clínicas médicas próprias, ampla rede de conveniados, incluindo médicos, hospitais e laboratórios, a RN oferece planos de assistência à saúde com mensalidade compatível com o seu bolso. Sejam eles individuais, familiares ou empresariais. Dispondo também de Centro de Promoção da Saúde e modernas Clínicas de Medicina Ocupacional, a RN tem planos para a sua vida.
Medo provoca silêncio
Líder classista confessa: a falta de mobilização contra a violência tem tudo a ver com o medo que os criminosos impõem às pessoas, direta e indiretamente. “Ninguém quer assumir a bandeira do enfrentamento da criminalidade com a cobrança sistemática aos responsáveis pela segurança pública” – ressaltou, acrescentand “A gente tem família”. A soma do silêncio da sociedade com a omissão do sistema alimenta a impunidade.
"Endireite o galho enquanto a árvore é nova.”
(provérbio japonês)