Em apenas quatro horas, nesta terça-feira, o vereador Jammal recolheu 1 mil 200 assinaturas em abaixo-assinado que alicerçará requerimento a ser por ele enviado ao Executivo pedindo a redução imediata da tarifa de água e esgoto. A exemplo do que havia feito por ocasião da pressão pela redução da taxa de iluminação, ele se instalou no calçadão da rua Arthur Machado em dois períodos do dia, mas evitou o horário de pico.
Colaboração
Os números alcançados pelo vereador atestam o que havia dito Elisa em vídeo gravado com o presidente da CODAU do lado: ter recebido inúmeras reclamações de contas altas a partir da troca de hidrômetros. E mais: que o povo não aguenta mais pagar contas. Na gravação, ela deixou explícito que haverá redução.
Vazamentos
Com o pronunciamento, a chefe do Executivo deu um basta na pregação da autarquia de que os aumentos não resultam dos novos hidrômetros, mas de vazamentos nas residências. Vazamentos que sequer foram verificados oficialmente.
Na mira
Não apenas a CODAU tem explicações a dar sobre o aumento nas contas de consumo dos uberabenses após a troca de hidrômetros, mas também o PROCON precisa se explicar, diante das reiteradas reclamações, como órgão de defesa do consumidor. A fundação consta também do pedido de instauração de CEI.
Não desiste
Autor do pedido de instalação da comissão, Túlio Micheli afirma que não retirará o seu pedido nem deixará de tentar as duas assinaturas que faltam para a aprovação da CEI obstruída silenciosamente pela situação. Apenas Luciene Fachinelli não escondeu o que pensava, aproveitando que presidia a reunião do Legislativo.
Sem previsão
Além do concurso da Educação, objeto de Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público, nenhum outro tem previsão de publicação de edital pela SAD. Isso inclui o concurso geral, anunciado em 2022 para este ano. Já não há tempo hábil para que seja iniciado e concluído em 2023.
CEI do HC
A Comissão Especial de Investigação da morte do menino Marcelinho no Hospital da Criança já entrou no seu período de tempo prorrogado, mas dificilmente apresentará uma conclusão antes da Polícia Civil. Até mesmo pela falta da perícia de que dispõe a Polícia Judiciária, ainda que em Belo Horizonte.
Repeteco
Sabe-se que algumas das pessoas ouvidas pela PC também prestaram depoimento aos vereadores.
No aguardo
Na Polícia Judiciária, foi reiterada cobrança ao Instituto de Criminalística para que abrevie o encaminhamento das respostas aguardadas pelo delegado encarregado do inquérito para produzir o relatório conclusivo. Somente depois disso é que o caso chegará ao Ministério Público.
Lentidão
Instaurado há mais de dois anos, o processo de investigação do contrato original com a FUNEPU, e para o qual foi criada comissão especial, continua tramitando lentamente. Se há dois meses o relatório do grupo de trabalho era esperado pela Controladoria, agora está na chefia de Gabinete sem ter passado por ela.
A resposta
A informação é da própria Controladoria, via Secretaria de Comunicação. A coluna tentou falar com Caio Presotto, o chefe de Gabinete, mas ele estava em reunião e não deu retorno até o fechamento desta edição. A CGM diz aguardar a chegada do processo para se manifestar nele.
As consultas
Sobre as 700 consultas venosas contratadas pela SMS, pagas (R$ 250 mil) e não realizadas, a Controladoria ainda se mantém afastada do caso. Segundo ela, também via SeCom, houve a prestação de contas à Secretaria de Saúde e está sob análise.
Trâmite
Ainda de acordo com a resposta, relatórios financeiro e de metas foram elaborados pela equipe, sendo agora encaminhados para confecção de relatório da Regulação e posterior decisão da gestão.
Sem ajuda
Franco Cartafina construiu por méritos próprios espaço no Governo do Estado, sem depender da ajuda de qualquer outra liderança de Uberaba. Foi para cargo na cobiçada CODEMGE, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Evacuação
A Usina Hidrelétrica de Igarapava fará no próximo sábado, a partir das 9h, mais um simulado de evacuação de pessoas prevista em Plano de Ação de Emergência para a população das margens do rio Grande em Uberaba e na cidade paulista.
Treino
Desde de 2019, em parceria com a SDS/Defesa Civil, a usina vem treinando os moradores dessas áreas sobre como se comportarem diante de situação de emergência. O simulado serve também para testar as rotas de fuga e o sistema de sirenes instalado naquele ano. O processo é preventivo e educativo.
Na roda
Maurício Cecílio, Márcia Moreno e o médico Luiz Flávio, o Lee, são nomes colocados na roda para a busca de candidato a prefeito de oposição. Dos três, Lee é o único que não esteve na administração pública, mas a política sempre estava presente na casa do seu pai, o saudoso Paulo Mesquita.
No currículo
O engenheiro Maurício Cecílio foi secretário municipal e vice-presidente do INDI (órgão do Governo do Estado), enquanto Márcia Moreno chefiou a Delegacia da Receita Federal em Uberaba e foi diretora do porto seco.
Injusto
Quadro da distribuição de verbas a instituições publicado no Porta Voz de 2ª feira contém muitas injustiças. São mais de R$ 15 milhões a serem pagos de acordo com a disponibilidade orçamentária.
Santuário
Ainda não chegou às mãos do promotor Carlos Valera a vistoria feita há quase três semanas por técnicos do IBAMA no Santuário Ecológico. Representante do MP pediu a avaliação para produzir TAC visando a segurança dos animais lá existentes.
Tombamento
Vereador Túlio Micheli enviou requerimento ao Executivo pedindo que sejam tomadas providências para o tombamento do Mausoléu em que estão os restos mortais de Chico Xavier no cemitério São João Baptista.