Trânsito
A inversão de mão de algumas ruas consta de esboço de projeto de trânsito em discussão para adequar o centro da cidade às necessidades do BRT – sistema que procura combinar faixa exclusiva para ônibus, rapidez e qualidade no transporte coletivo. Piau exigiu aos técnicos a apresentação de outras opções. Mudanças no trânsito serão indispensáveis ao funcionamento do transporte rápido.
Concorrência
Aberta pela Prefeitura concorrência para a contratação de empresa que se encarregará dos serviços de gerenciamento da iluminação pública (manutenção) em Uberaba. Os municípios terão de assumir essa responsabilidade – com as despesas dela decorrentes – a partir de fevereiro do ano que vem. As companhias energéticas ficarão apenas com o fornecimento de energia elétrica.
De “vítima” a acusado
Encerrado com a pior das conclusões para o advogado Gustavo Matosinhos o Inquérito Policial Militar que apurou suas denúncias de ter sido agredido por PMs à saída de boate, na noite de 14 de abril. Investigações não só derrubaram a versão, mas também apontaram que ele deve ser processado pelo Ministério Público por calúnia e denunciação caluniosa.
Briga foi com outro
Na conclusão do IPM homologada pelo coronel Laércio dos Reis Gomes consta que a briga do advogado não teria sido com a PM, mas com desconhecido. Depois de levar socos no rosto, Matosinhos, já com a presença de policiais militares, teria passado a exigir a prisão do porteiro da boate, que impedira seu retorno ao interior dela sem ingresso. Não atendido, “passou a proferir ofensas aos PMs investigados” – frisou o comandante regional. E isso motivou sua prisão.
Complicou para testemunha
De nove testemunhas do episódio, apenas a indicada pelo advogado – ressalta o IPM – se posicionou de forma contraditória e em favor de Matosinhos. Diante das contradições, J.T.O. foi reinquirido na presença de representante da OAB e não quis responder aos questionamentos. Sua alegação de ter sido ameaçado pelo presidente e o escrivão do inquérito “partiu de orientações do ofendido” – detalhou o comandante, propondo que J. seja processado por “fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade”.
Pra famílias
Padre Gilberto Carlos e vigário Fabiano Roberto comandam o Baile do Hawai, hoje à noite, no Samburá, com renda destinada às Pastorais da Família da Adoração Perpétua e da Catedral. Reservas de mesa pelo telefone 3312-9584.
Paralisação
Sind-UTE convoca os trabalhadores em educação da rede estadual para paralisação de suas atividades no dia 13 deste mês. Os motivos são os mesmos de sempre: baixos salários, nomeação dos concursados e atendimento digno pelo Ipsemg.
Crimes em alta
Enquanto o Estado não se movimenta para recompor os efetivos das Polícias Civil e Militar, a criminalidade aumenta. Em outubro, Uberaba completou 1.435 crimes violentos contra o patrimônio, no ano. Foram 143,5 registros mensais e 4,7 diários. Números são 40% maiores que os de idêntico período em 2012.
Recorde no Triângulo
Os piores índices do Triângulo Mineiro estão em Uberlândia. Somente este ano a cidade experimentou 4.070 crimes violentos contra o patrimônio (407 ao mês e 13,5 diários). Como Uberaba, Uberlândia também padece com a falta de policiamento. E os legisladores continuam calados, como se nada estivesse acontecendo.
É grave
Merece atenção e resposta do Detran a denúncia feita ontem pelo vereador Edmilson de Paula. Segundo ele, veículos apreendidos têm ficado na rua ao invés de ser recolhidos ao interior do pátio credenciado em funcionamento na rua Varginha.
Publicidade
Publicado nesta sexta-feira o extrato do contrato com a empresa que se encarregará da publicidade do município pelos próximos doze meses. A contratada é a Fórmula P Comunicação, vencedora do processo licitatório encerrado no mês passado.
Como a Geni do Chico
O atento leitor José Oscar da Silva Lopes vai em defesa dos policiais dentro do quadro reinante no País. Frisando que a sociedade precisa mudar sua postura, ele lembra as precárias condições de trabalho dos policiais e a falta de apoio do povo e dos governantes àqueles que “ganham mal para arriscar suas vidas diariamente”. Para Oscar, basta um deslize qualquer para que a sociedade aponte o dedo para o policial – também um ser humano –, lhe desejando o pior.
Polícia acuada
Concordando com FALANDO SÉRIO de que a polícia está acuada, José Oscar ressalta que os policiais enfrentam uma legislação permissiva de um lado e, do outro, um povo mal educado (há exceções, é claro) e delituoso. E, se ainda temos um pouco de segurança, é graças a esses homens tratados como a Geni (da música de Chico Buarque) – finaliza o leitor.
Uma e outras
Pelo menos dois prefeitos manifestam o desejo de procurar os deputados Marcos Montes e Lerin para se queixar do titular da Gerência Regional de Saúde. Consideram o relacionamento difícil.// Coronel Cezar Braz Ladeira, presidente da União dos Militares mineiros, estará em Uberaba dia 13 para um café com os veteranos da PM.// OAB participa hoje da Integração no Bairro (Morumbi), oferecendo orientações jurídicas.
"Os homens quando não são forçados a lutar por
necessidade, lutam por ambição.”
(Maquiavel)