FALANDO SÉRIO

Jammal faz projeto contra corte de água em quatro dias

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 22/08/2023 às 20:33Atualizado em 23/08/2023 às 20:53
Compartilhar

A limitação de cortes de água ao período entre segunda e quarta-feira é objeto de projeto de lei a ser apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Marcos Jammal. Depois de denunciar que mais de setecentos procedimentos do gênero estão programados pela Codau, o filiado do MDB decidiu pela formalização do PL para evitar que o cidadão tenha a água cortada na 5ª ou 6ª feira e eventualmente religada somente na segunda-feira seguinte.

Proibido
A proposta de Jammal proibirá à autarquia promover o corte no fornecimento de água ao consumidor inadimplente entre quinta-feira e domingo. E também na véspera de feriado que cair entre segunde e quarta-feira.

A coluna consultou a Codau sobre a veracidade do número de cortes (700) anunciado pelo vereador, mas não teve resposta.

Índice ruim
Uberaba é a 839ª cidade no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável dos municípios brasileiros de 2023. Com 53 pontos de um máximo de 100, Uberaba apresenta números inexpressivos (de 0 a 39,99) em indicadores como erradicação da fome e igualdade de gênero, classificados como muito baixos.

Índices baixos
Com pontuação entre 40 e 49,99 estão classificados como de índices baixos o combate à pobreza e redução das desigualdades, o que significa desempenho sofrível na área social. No indicador educação de qualidade, Uberaba também está classificada com baixa pontuação.

No topo
A melhor avaliação por setor uberabense ficou com água e saneamento: nota 87,51. Saúde ficou na faixa de avaliação “alta” com 65,76. O estudo é feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ex-Instituto São Paulo), com sede na capital paulista. Os indicadores não se referem exclusivamente ao serviço público.

Perda de cargo
Objetivando a perda do cargo pelo presidente da COHAGRA, o ativista político Rodney Lemes formalizou ao promotor José Carlos Fernandes pedido de apuração dos critérios adotados para a nomeação de Gledstone Moreli (Dê Só Faróis).

Descumprimento
Alega Rodney que a Prefeitura ignorou as exigências de legislação ao nomear quem não as preenche, incluindo falta de experiência no setor. Petição foi protocolada um dia após o autor “bater boca” com o presidente da Cohagra em grupo de WhatsApp.

Notório saber
Lembrando ter o aval do Conselho Administrativo e entregado todos os documentos que lhe foram exigidos para tomar posse, Gledstone disse nesta terça-feira que gostaria de ser analisado pelo que fez em quatro meses na companhia e mais de trinta anos na iniciativa privada.

Dando a cara
Gledstone é o integrante do primeiro escalão no município (para não dizer o único) que mais defende as ações de Elisa na rede social, além de fazer propaganda de outras secretarias em vídeos por ele gravados.

Longa espera
Na segunda-feira, paciente teria ficado das 12h às 16h30 à espera do médico com quem tinha consulta agendada no “Maria da Glória”. Sua acompanhante, impaciente com o tempo, procurou a recepção e somente aí souberam que o profissional não atenderia naquele dia.

Pior ainda
Na fila estaria também um garoto de Frutal. Só que ele e sua mãe haviam chegado às 7h30. E souberam que o jovem não seria atendido também às 16h30, informados pela outra paciente. Apenas residentes estariam atendendo pacientes da ortopedia.

Sem registro
Consultado, o Hospital de Clínicas respondeu que “os registros do ambulatório, da regulação e da ortopedia foram verificados e não consta nenhum cancelamento de atendimento e nem ausência de médicos na data de 21/08/2023”. Quando acontece algum imprevisto, o paciente é prontamente informado e reagendado, disse.

Boa aluna
Colaboradora do promotor José Carlos Fernandes na apuração de ilícitos de que são acusados servidores, a Controladoria tem agora uma missão caseira sem a ajuda do MP: descobrir quem foi o responsável pela aplicação errada de mais de R$ 100 mil via Seds e recuperar os recursos. A União quer o dinheiro de volta.

Em sequência
Irregularidade surgida na Sagri em 2019, foi repetida em 2020 e avançou também sobre 2021 e pedaço de 2022. Dos acusados, ex-secretário de Piau não admitiu a culpa e, diferentemente de ex-secretário de Elisa, não aceitou acordo proposto pelo promotor. 

No batente
O servidor, por sua vez, restituirá o que lhe cabe, pagará multa e até já iniciou o cumprimento de prestação de serviço comunitário.

Movimentação
Em três anos e quatro meses, mais de R$ 700 mil foram movimentados em pagamento à execução de serviços pela SAGRI em propriedades rurais. O que é autorizado pela legislação, prevendo, porém, que o dinheiro fosse recolhido a um fundo (Fundomaqui). E na maioria das vezes isso não ocorreu.

Justificativa
A justificativa para o recebimento do dinheiro em espécie era a necessidade de reparar máquinas estregadas ou a compra de equipamentos sem passar pela licitação e agilizando o procedimento irregular à luz da legislação.

Pelo telefone
Comunicação a alguns dos cinco chefes de setores da SEDS exonerados na semana passada, com retificação de decreto na segunda-feira, foi feita já à noite e por chamada de vídeo do Whatsapp.

Pois é!
Depois de ser anunciado há meses que o projeto de reforma das precárias instalações da Superintendência Regional de Saúde estava pronto, aguardando dotação orçamentária, o Estado recuou. Agora está à procura é de um prédio para alugar e abrigar a SRS. Mais detalhes da locação na própria superintendência.

Metrópole
A transformação do antigo Cine Metrópole em prédio residencial é objeto de conversações da SEPLAN com os donos do imóvel. Foi o que admitiu, sem entrar em detalhes, a secretária Isabella do Nascimento, em entrevista ao JM News 1ª Edição.

Concurso
Até o início da tarde desta terça-feira o concurso para professores, de edital já publicado pela Sad/Educação, não figurava no site do Tribunal de Contas do Estado.

Inventário
Inclusão do “abacateiro” na lista de bens para os quais o Ministério Público Federal recomendou inventariamento ao Iepha não representará nenhum prejuízo aos proprietários do imóvel situado no Parque das Américas, se concretizada a medida. É o que diz advogado, depois de ler o documento do MPF. À sombra do “abacateiro”, Chico Xavier fez incontáveis reuniões com simpatizantes da doutrina espírita.

Retaliação
Depois de ter sua mãe exonerada de cargo comissionado na segunda-feira, horas depois de tecer críticas à política animal do município, o vereador Caio Godoi voltou à rede social nesta terça-feira com mais um capítulo de como se considera tratado pelo Executivo.

Bolsa Atleta
Agora, para anunciar outro boicote, nas suas palavras: o cancelamento do lançamento do Bolsa Atleta, programado para hoje (22) na Funel. E sem aviso prévio a ele e à própria fundação. O Bolsa Atleta nasceu de uma proposta de Caio, mas ainda não foi implementado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por