Apesar da sugestão de China, na sessão de 2ª feira, o vereador Jammal não tem a intenção de propor a criação de CEI – Comissão Especial de Inquérito para investigar eventuais irregularidades em valores e composição do asfalto entregue à Prefeitura. Cópias de notas fiscais suspeitas chegaram às mãos do vereador e foram entregues à Polícia Civil na semana passada.
Assinaturas
O representante do PSDB não vê dificuldades em conseguir sete assinaturas, mas, como o possível número de CEIs em andamento está esgotado, ele também precisaria da aprovação do plenário para a instalação de mais uma. Com a situação sendo maioria na Casa, Jammal não acredita que teria êxito.
Paciência
Vereador lembra também que o caso já está confiado à Polícia Civil e que não seria razoável instalar uma apuração paralela. “Irei aguardar o resultado do inquérito para depois decidir o que fazer” – frisou Jammal.
Sem denúncia
Um outro fator leva o vereador a agir com cautela: inexiste qualquer denúncia de envolvimento da Prefeitura na eventual irregularidade sob investigação.
Condenação
Caiu como uma bomba em Frutal a revelação de que o vereador Jhonatan Lavador está condenado a 6 anos de prisão em Brasília. A sentença é do ano passado e resultou de denúncia de que o edil, ao participar de curso no Distrito Federal, em fevereiro de 2021, teria tentado manter relação sexual não consentida com uma das recepcionistas.
Cassação
E ainda nesta terça-feira, alguns populares estavam se mobilizando para formalizar ao Legislativo um pedido de cassação do mandato do vereador.
Mais ou menos
O ensino fundamental e médio está sob sinal de alerta em todo o Triângulo Mineiro, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, criado pela sociedade civil organizada. A aferição não é feita por escola ou rede, mas por um conjunto de indicadores em que estão incluídos o ensino público e privado.
Diálogo
O IOEB capta, inclusive, a incapacidade de diálogo e de integração entre as redes públicas e a privada, a falta de busca ativa de quem, em idade escolar, esteja fora das salas de aulas, e de um plano de gestão integrado das políticas educacionais.
As notas
Uberaba (não o ensino de uma rede apenas e levando em consideração também outros valores que influenciam na área) aparece com nota 5 na análise recentemente divulgada. Outras cidades da região têm a seguinte avaliação: Araguari, Frutal e Ituiutaba – 5; Araxá e Uberlândia – 5,2; Patrocínio – 5,3 e Patos – 5,4.
Vacina
A vacina contra Covid-19 continua sendo ignorada por muitos uberabenses, que não se vacinam, não completam as duas doses mais a de reforço ou não tomam a bivalente. Em qualquer comparação que se faça, a ausência é preocupante.
Números baixos
Apenas 20,78% dos que tomaram a segunda dose voltaram para receber a bivalente, por exemplo. Na relação dose de reforço/bivalente, somente 22,92% retornaram ao posto de vacinação. Os dados foram apurados pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira, pois a SMS não atualiza o vacinômetro desde setembro.
Influenza
No ano passado, foram aplicadas 124,5 mil doses da vacina contra a gripe, atingindo-se 87,9% de cobertura. A vacinação de 2024 teve início agora e ainda não existem números para comparação. Vale lembrar que a SMS recebeu até agora somente 10% das doses programadas para a imunização do público alvo.
Mais denúncia
Pais de alunos chamaram o vereador Túlio Micheli ao CEMEI “Maria Emerenciana Cardoso” (no Maracanã), nesta terça-feira, para mais uma denúncia de falta de servente no estabelecimento. A diretora (Tati) teria, inclusive, pedido para sair da escola em razão de estar também fazendo a limpeza do CEMEI com a ajuda de mães.
Pegou mal
O convidado pode até não ter se sentido constrangido, mas pegou mal, na segunda-feira, o esvaziamento do plenário do Legislativo para a exposição do coronel Flávio Aquino sobre a ONG “Visite Uberaba”, voltada para fomentar o turismo. O autor do convite, cabo Diego, não escondeu a sua decepção.
Na mosca
Ismar Marão sempre deixou claro que o PSD somente aceitaria mais um vereador candidato em seus quadros se pudesse escolher qual, e não simplesmente ceder aos interesses do Executivo. E até chegou a citar que o pastor Eloísio seria bem recebido. Não deu outra.
No script
Possibilidade aventada pela coluna está se confirmando. Exonerados de cargos em que (eventualmente) eram ordenadores de despesas, comissionados possíveis candidatos a vereador começam a ser reconduzidos a postos intermediários na administração. Os primeiros decretos saíram nesta terça-feira. Casos de Sônia Manzan, na Feti, e Lizandra Abreu, na SeFaz.
Incompatível
E de nada adiantou Eloísio afirmar que permaneceria no PRD. Ele vislumbrou a possibilidade de ser barrado na chapa de candidatos da sigla e pulou fora enquanto era tempo. Entre o vereador e o comando do PRD existe o fantasma de um cachorro.
Ingratidão
O ativista político e pré-candidato a vereador Ildeu Menezes divulgou nas redes sociais texto em que critica a “ingratidão partidária” de que foi vítima o Solidariedade entre as eleições de 2022 e agora. Uma referência direta a quem foi acolhido pelo partido depois da “implosão” das candidaturas do Novo.
Nominalmente
A única pessoa citada nominalmente na reflexão foi a prefeita Elisa, reprovada no processo seletivo do Novo, mas abrigada no SDD e vencedora da disputa pela Prefeitura. Mas, não foi Elisa a única a deixar a sigla por outra para o pleito deste ano. Na lista estão Caio Godoi, a ex-secretária Sidinéia e outros.
Curioso
Mas, o que mais chama a atenção na publicação é ter partido de Ildeu Menezes, levado para a Prefeitura para o Programa Todos por Uberaba e, posteriormente, galgado a condição de secretário adjunto do Agronegócio. E com a missão de organizar chapas de candidatos a vereador pela situação.
Substituído
Ao deixar o staff municipal, Ildeu também foi substituído na organização das chapas, que passou a ser incumbência dos secretários Celso Neto, Caio Presotto e Beethoven de Oliveira.
Fazendo o quê?
Delegado Eduardo Garcia Alves, presidente do inquérito das eventuais notas fiscais frias denunciadas por Marcos Jammal, foi visto no Centro Administrativo na tarde desta terça-feira.
Explicação
Juiz de 1ª instância do processo em que a uberabense Mariana Ferrer figura como vítima de estupro em clube de luxo de Florianópolis (em 2018) é chamado a dar explicações ao Conselho Nacional de Justiça. Rudson Marcos está acionando judicialmente dezenas de pessoas que, nas redes sociais, usaram o #estuproculposo.
Absolvição
O empresário acusado de estuprar a uberabense foi absolvido ao argumento de que não teve a intenção de praticar o crime, originando jocosamente o “estupro culposo” nas redes sociais. O magistrado se sente ofendido com a hashtag e quer indenização por danos morais.
Afastamento
A média de servidores municipais afastados das suas atividades aumentou 30% no segundo semestre do ano passado, se comparada com a média do primeiro semestre. Foram 1,6 mil os afastados mensalmente de janeiro a junho e outros 2,1 mil de julho a dezembro. Os dados mensais são acumulativos.
Crescente
No ano passado, os números foram crescentes no segundo semestre, registrando-se mais de dois mil afastamentos em quatro dos seis meses.
Parklet
Mais um bar, agora na avenida Almirante Barroso, ganha autorização para instalar parklet em área de estacionamento diante do estabelecimento. Na avenida Alexandre Barbosa com a rua Jaime Francisco de Mendonça, outro bar tem permissão para ocupar o passeio com 25 mesas e 50 cadeiras, deixando corredor de um metro para os pedestres.