FALANDO SÉRIO

Jammal submete notas fiscais de asfalto à PC e pede investigação

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 03/04/2024 às 20:53Atualizado em 04/04/2024 às 20:43
Compartilhar

Da tribuna do Legislativo, Marcos Jammal denunciou nesta 4ª feira o que seria a existência de inúmeras notas fiscais aparentemente frias dando suporte à composição de preço do asfalto fornecido à Prefeitura para o recapeamento. Segundo ele, os documentos sob suspeita estavam em gaveta de secretaria sem que se saiba da adoção de qualquer providência. As NFs não foram emitidas diretamente para o município, mas para empresa contratada pela Prefeitura.

Investigação
Desta vez, Jammal não falou em procurar o Ministério Público para a apuração do que estava denunciando, mas que iria ao delegado Felipe Colombari, chefe do 5º Departamento da Polícia Civil. E que faria isso ainda nesta 4ª feira, considerando a gravidade do caso diante de outras informações que passaria diretamente para o policial.

CEI
Vereador China, depois de ouvir a denúncia, propôs que, na segunda-feira, seja apresentado pedido de instalação de mais uma CEI. Lembrando as que já estão em curso no Legislativo (e não chegam ao fim), Jammal sentenciou: “seria aprovada somente no dia em que o sargento Garcia prender o Zorro”.

Entrevista
Nesta 5ª feira, Marcos Jammal detalha a própria denúncia em entrevista ao JM News 1ª edição, que começa às 7h e termina às 8h30. Entrevista do vereador está marcada para as 8h.

Divórcios
Dos divórcios registrados em Uberaba nos últimos três anos, cerca de 50% deles puseram fim a casamentos que sequer completaram 10 anos. E entre 22% e 26% não chegaram aos 4 anos de duração. Os dados foram levantados pelo IBGE, que, entre 2020 e 2022, registrou 1 mil 950 separações formalizadas.

Duas décadas
E nesses mesmos três anos, de 13% a 16% dos divórcios separaram casais com mais de 26 anos de união. Na outra ponta, 55 casamentos não completaram sequer um ano.

Deu nó
Depois de mais de duas horas de discussões sobre o reajuste dos servidores, a vereadora Rochelle deu “um nó” na mesa diretora da Câmara ao pedir vistas do projeto em razão da falta do impacto que a correção de 3,71% provocará nas finanças do Instituto de Previdência (IPSERV).

Ganha, mas... 
Sem ser ouvida pelo presidente em exercício naquele momento, pastor Eloísio, para que houvesse recomposição do quórum (muitos vereadores de situação não estavam em plenário), o seu pedido de vistas foi tecnicamente aprovado. Houve apenas 8 votos contra em um quórum no painel de 20 edis.

Esperneou
A situação esperneou contra, acreditando que, com base no número de presentes, a vitória era sua. Foi preciso recorrer ao procurador geral da Casa, que esclareceu: se no painel consta um determinado número de presentes, mesmo que haja vereadores ausentes (como era o caso), o que prevalece para a determinação do quórum é o painel.

Foi aí...
Foi aí que o líder do Executivo, Almir Silva anunciou que estaria sobrestando o PL até segunda-feira. De qualquer forma, Rochelle alcançou o seu objetivo: ganhar tempo para que o impacto financeiro no IPSERV seja inserido nos anexos da matéria. Não seria a primeira vez que correção salarial seria aprovada sem ouvir o IPSERV.

Barrado
Secretário do Agronegócio foi mais um da Prefeitura que passou por constrangimento na visita de Bolsonaro a Uberaba. Agnaldo Silva tentou participar do encontro do ex-presidente com lideranças do agro e de outros segmentos, no Sindicato Rural, e foi barrado.

Fora da lista
O controle de presença foi feito por cerimonial contratado e rigorosamente cumprido. Quem não estava na lista, com cadastramento feito com antecedência, não entrou. 

O único
Mesmo precisando de apoios e votos para a campanha eleitoral que se aproxima, o PL fechou as portas para a classe política não filiada ao partido, na terça-feira. Apenas Franco Cartafina figurava na lista dos que foram convidados seriam bem recebidos.

Faz sentido
Não é de se estranhar. Afinal, segundo o próprio Samir Cecílio, há conversas encaminhadas entre os dois para uma composição. O pré-candidato do PL foi além: conversa também com Paulo Piau. E se diz um homem sem inimigos que não sejam gratuitos. 

Trio
Mesmo que a união não se revele ao público externo como feita para ser cumprida, Piau e Tony voltaram a se reunir na noite de terça-feira. Franco não participou, preocupado com a repentina internação de sua avó, a ex-1ª dama Terezinha Cartafina.

Feijoada
Aproxima-se o dia da 5ª Feijoada do Hilário com arrecadação destinada a obras sociais. A Fraternidade Cristã Hilário Silva é a promotora do evento, que se estenderá das 13h às 18h no sábado, na rua Baldomiro Franco, 44, Jardim Maracanã.

Corta, corta!
Na presidência da Câmara, no rodízio desta 4ª feira, Luciene Fachineli foi surpreendida com o teor da fala do professor Danilo Sampaio, convidado para ocupar a tribuna por 5 minutos. Integrante do comando de greve dos servidores, o mestre disparou uma série de críticas ao Executivo e ao próprio Legislativo. 

Bobo da corte
Referindo-se ao PL retirado de pauta pela falta de impacto financeiro do reajuste no IPSERV, Danilo sentenciou que os trabalhadores muitas vezes são tratados como bobos da corte. Vencidos os 5 minutos, Lu cassou a palavra do professor, frisando que ele havia se desviado do objetivo do tempo concedido à sua manifestação.

Fique esperto
Um alerta para fanáticos vem com decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Minas. Está reconhecida como justa causa a demissão de trabalhador que, em dezembro de 2022, apareceu para o serviço com camiseta de homenagem ao coronel Brilhante Ustra, um dos militares mais citados por tortura de presos políticos pós-1964.

Apologia
Comportamento do funcionário de hospital em BH foi considerado de apologia ao crime e ofensivo ao ordenamento jurídico sustentado no Estado Democrático de Direito.

Merenda
Promotor José Carlos Fernandes ainda não concluiu o procedimento instaurado no ano passado para aferir a qualidade da merenda escolar. Da compra dos produtos, o seu armazenamento, às condições de higiene das instalações em que é confeccionada a alimentação servida aos alunos da rede municipal.

Pânico 
Rancheiros das imediações do Ubatã estão assustados. Mesmo com o desbaratamento da quadrilha “piratas do rio”, as propriedades continuam sendo invadidas e saqueadas. Nas últimas semanas os ladrões carregaram três Jet Skis e outros objetos de valor. Prejuízos são calculados em cerca de R$ 1 milhão.

Corregedor
Depois de ter deixado o comando da Delegacia Regional da PC em Uberaba, o delegado Rodolfo Rosa Domingos assume uma das mais espinhosas atividades da instituição: a de corregedor. Função a ser desempenhada em todo o Triângulo Sul, área do 5º Departamento de Polícia Civil comandado por Felipe Colombari.

Remanejado
Para a vaga de Armando Papacídero na Delegacia de Vigilância Geral vai o experiente Luís Fernando de Paula Bernardes, que estava como corregedor. Papacídero substituiu Rodolfo na chefia da Delegacia Regional.

Seguranças
Guardas Civis, Policiais Militares e Penais foram a base da segurança “privada” oferecida a Jair Bolsonaro em Uberaba. Todos os agentes estavam de folga ou gozando período de férias, segundo informações levantadas pela coluna. Em Uberlândia, nesta 4ª feira, teria ocorrido a mesma coisa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por