Apurando
Ainda é objeto de apuração o desentendimento em bar entre subtenente do Corpo de Bombeiros e soldado da Polícia Militar lotado no 4º Batalhão. O PM, que fugiu do flagrante, teria tentado matar o graduado, que precisou sair correndo de onde se encontrava para não ser alvejado. O motivo da discórdia seria mulher.
Tragédia
Jovem que veículos de comunicação ainda ontem à tarde noticiavam como desaparecida foi encontrada morta em quarto de hotel no bairro São Benedito. Moradora do Jardim Induberaba, ela teria saído de casa indicando a disposição de se suicidar. Caberá à Polícia Técnica da PC determinar as condições da morte da mulher.
Bafafá entre professores
Entrevero entre duas professoras da UFTM, uma do curso de História e outra da Medicina, teve mais um round no Judiciário. Turma Recursal do Juizado Especial manteve sentença que inacolheu queixa-crime da professora de Medicina contra a colega, sua professora no curso de História. A aluna se sentiu ofendida pelo comentário de que teria feito uso de meios ilícitos em prova do novo curso que faz.
Devagar
Jurista uberabense se confessa indignado com a demora do julgamento, em Nova Ponte, de homem acusado de abusar sexualmente de jovem então com 14 anos. Processo iniciado em 2007 está concluso para sentença desde agosto de 2009 e pode prescrever.
Guarda-noturno
Guardas-noturnos voltam a ser alvo de críticas. A atividade é ilegal, mas são muitos os prestadores de serviços na área, esparramados em diferentes bairros com os seus apitos e, agora, motorizados. E, segundo um dos queixosos, nem “sensação de segurança eles dão”.
Jogo de empurra
Os órgãos de segurança pública estão de brincadeira. Caminhoneiro assaltado na BR-050, perto do Calcário, passou três horas em poder dos marginais e ainda fez via-crucis para registrar a ocorrência. Primeiro, foi refugado pela Polícia Rodoviária sediada em Uberlândia, mandada ao seu encontro por transeuntes da rodovia. PRF argumentou que o caso era para a Polícia Civil/Uberaba e para cá veio o cidadão já de madrugada.
Jurisdição ou desinteresse?
Na delegacia, também não acolheram sua pretensão. Justificativa: crime ocorreu em área (rodovia) de jurisdição da PRF. É incompreensível essa burocracia das polícias, fazendo com que o cidadão seja duplamente penalizado. Coube à PM livrar a pele do sistema, atendendo a vítima em uma Aisp.
Beneficiados
E, nesse “jogo de empurra”, certamente ninguém se preocupou em ir atrás dos ladrões, que lavaram o caminhão, as malas com roupas do motorista e ainda R$280 que ele tinha na carteira.
Mordomia
Em seus voos pela FAB, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comerá do bom e do melhor, se quiser. A boia contratada pela pasta inclui canapés de caviar, camarão e salmão defumado.
Câmera complica estagiária
Estagiária de Direito “caiu do cavalo” no Fórum “Melo Viana”. Lotada em gabinete de autoridade, ela teria sido flagrada mexendo na carteira da chefe, depois das desconfianças levantadas com o desaparecimento de dinheiro na repartição. O local passou a ser monitorado com câmera e as cenas que agora alicerçam a denúncia foram gravadas.
Recurso
Com condenação agravada pelo TJ, que o mandou devolver o dinheiro correspondente aos salários de contador contratado por cinco anos sem licitação, o prefeito Reinaldo Sebastião, de Veríssimo, anunciou que recorrerá do julgamento de 2ª instância.
Os Dez Mais
Vereador Elmar e os prefeitos Piau, Bruno Cordeiro (Sacramento) e Rui Nogueira (Pirajuba), mais o ministro Fernando Pimentel, o presidente da AL, Dinis Pinheiro, e a secretária de Estado Dorothea Werneck estarão na festa do JM com show de Ben Jor. É hoje!
Exagero prejudica cidadão
Merecem análise pronunciamentos feitos em curso sobre o Estatuto do Desarmamento da Escola Paulista de Magistratura. O desembargador José Pinheiro Cogan declarou exagerado o rigor da lei brasileira, maior que em qualquer outro País. Já o deputado Onyx Lorenzoni defendeu novas regras para a aquisição e circulação de armas, denunciando que, no Rio Grande do Sul, superintendente da PF ordenou aos psicólogos que reprovassem quem estivesse pleiteando porte de armas.
Efeito contrário
Uma demonstração da ineficácia da lei em vigor foi comentada pela ONG Viva Brasil. Segundo Renê Barbosa, em 2010 havia 8,9 milhões de armas de fogo com registro ativo e, atualmente, apenas 1,2 milhão. Em outras palavras, 7,6 milhões passaram para a clandestinidade. Culpa também do excesso de burocracia e falta de estrutura do órgão encarregado dos registros – frisou.
Uma e outras
Usuário de drogas e morador de rua, de 40 anos, foi socorrido ontem por guarnição dos bombeiros, na rua Goiás. Apresentava ferimentos e disse ter sido espancado por três desconhecidos.// Está para sair o relatório final da auditoria feita na Prefeitura.// Uberabense advogado e perito judicial Lázaro Elveci faz palestra no Seminário Acidente do Trabalho, do TRT/SP, neste sábado.
"Os homens ofendem mais os que amam do que os que temem.”
(Maquiavel)