FALANDO SÉRIO

Juiz articula novos Cartórios de Notas e Registro de Imóveis

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 08/06/2024 às 18:39Atualizado em 11/06/2024 às 07:14
Compartilhar

Ainda este ano Uberaba poderá ter novos cartórios de Notas e de Registro de Imóveis. Gestões com este objetivo têm sido feitas junto ao Tribunal de Justiça pelo juiz Fabiano Veronez, presidente do Foro da Comarca. 

Em estudo
A instalação das futuras serventias extrajudiciais dependerá dos estudos de viabilidades sob a responsabilidade da Corregedoria da Corte, instalada em Belo Horizonte.

Prejudicial
A demora da expedição de certidões pelos cartórios de registro tem, há tempos, provocado reclamações e queixas de perda de transações imobiliárias encaminhadas. Há relatos de espera de mais de 30 dias por um documento oficial necessário à lavratura de escritura.

Central
E, com a concordância da maioria dos seus colegas no Foro de Uberaba, Veronez aguarda também a aprovação da criação da Central de Audiência de Custódia. Ela serviria a Uberaba e a Conceição das Alagoas, como forma de não sobrecarregar nenhum dos magistrados.

Acumula
Atualmente, a distribuição diária pode levar a essa situação, no caso dos juízes das Varas Criminais, de Execução e de Família. Há dias em que esse modelo prejudica a agenda previamente organizada e interrompida para que seja ouvido o preso sob custódia. 

Plantão
Com a Central, os juízes dessas Varas e todos os demais que dela se dispusessem a participar concorreriam a uma escala de plantão. No sistema, o magistrado saberia com antecedência a data do seu plantão e poderia se organizar de forma a não prejudicar a agenda ou audição do preso que o aguarda na expectativa de ser posto em liberdade.

Fila grande
Dados inseridos no último relatório quadrimestral da Secretaria Municipal de Saúde confirmam afirmação do promotor Eduardo Fantinati ao procurar na Justiça determinação para que exista um plano de redução na fila de pacientes à espera de consulta com um gastroenterologista do SUS. São 4 mil 19 nessa condição.

Marcha lenta
Entre o terceiro quadrimestre de 2023 e o primeiro de 2024 houve a redução de 309 pacientes. Nesse ritmo de atendimento serão necessários cerca de 50 meses (mais que um mandato eletivo de quatro anos) para zerar a fila. Sem nenhum paciente novo.

Muito pior
Mas, o relatório quadrimestral mostra também a existência de números ainda piores em outras áreas. Na oftalmologia, por exemplo, são 8 mil 370 pessoas à espera de uma consulta. Houve aumento de 303 pacientes de um quadrimestre para o seguinte. Na ginecologia geral, 390 pacientes novos engrossaram a fila.

Acelerou
Houve, porém, avanços em outros procedimentos especializados como a redução de 820 pacientes no programa Saúde na Escola (consultas oftalmológicas), 1 mil 489 nas consultas neurológicas e as consultas de triagem de cabeça e pescoço foram zeradas. Em mastologia foram atendidas 216 de 278 pacientes. 

Exames
E quando se trata de exames bancados pelo SUS os números também impressionam. No começo de maio, 19 mil 303 pacientes aguardavam por uma ultrassonografia (em quatro meses houve a redução de 714, pois eram 20 mil 017 no início de janeiro). Outros 4 mil 996 cidadãos precisam de eletrocardiograma.

Fatais
De janeiro a abril, as doenças do aparelho circulatório foram as que mais causaram mortes em Uberaba com 135 registros. As neoplasias (tumores) apareceram em segundo lugar com 88 ocorrências, ficando as doenças infecciosas e parasitárias em 3º com 37.

Por sexo
As neoplasias mataram mais homens (50) do que mulheres (38), enquanto entre as vítimas fatais do sistema circulatório as mulheres foram em maior número (70 a 65).

Faltosas
Nos primeiros quatro meses de 2024, quase 20% das mulheres com atendimento programado no CAISM não apareceram para o procedimento (2 mil 497 de 12 mil 490). Os maiores números de faltosas ocorreram no ambulatório de ginecologia (763) e na enfermagem (562).

Sumidos
Muitos dos protagonistas das eleições municipais de 2020 simplesmente saíram de cena. Entre eles estão Lerin, coronel Peres, Marcelo Marques e até Heli Grilo. O presidente do União Brasil tem optado pelos bastidores e foi o responsável pela costura da sigla com Elisa Araújo.

Publicidade
Lerin, um dos principais atores de 2012 e 2016 agora tem se dedicado aos seus negócios no praça Shopping. Usa as redes sociais exclusivamente para anunciar o prato do dia do seu restaurante, frequentado por todas as tribos. 

Inversão
Em 2020, a presidente da FIEMG, Elisa Araújo, era, entre os candidatos a prefeito, a de menor índice de rejeição. No máximo 7%, enquanto o seu hoje parceiro Grilo tinha 31%. Agora, como apontou o instituto F5, o maior índice é exatamente o da chefe do Executivo. O poder faz estragos.

Indeciso
Depois de apontar em relatório apartado da CEI do Lixo o que seriam R$ 9 milhões de prejuízos para a Prefeitura, Caio Godoi está indeciso sobre o que fazer com o documento. A Câmara não o incluiu no processo produzido pela CEI da qual foi o autor e membro.

Falsificação
Autuada por vender sabão em pó falsificado, rede supermercadista de Uberlândia, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e pagará multa de R$ 746 mil. A autuação ocorreu em dezembro de 2023 e exames de laboratório atestaram a falsificação. Foram retiradas de circulação 2 toneladas do produto.

Futebol
Manhã de futebol no Campeonato Pré-Mirim da LUF. Vão se enfrentar a partir das 8 horas:
Vila Nova x Independente
Vila Esperança x Nacional
Boca Júnior x Fabrício
Ipiranga x Bom Retiro
Corinthians x Beira Rio
Mangueiras x Atlético

Semifinal
E quatro times estarão disputando duas vagas nas finais do Campeonato Amador Módulo B, a partir das 10h:
No “Glayer Leite”:
Costa Teles x Leblon
No “Zé Galinha”:
Água-compridense x Santa Fé.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por