(Foto/Ilustrativa)
A gravidez na adolescência é uma das várias preocupações do juiz Marcelo Geraldo Lemos em Uberaba, que, no ano passado registrou 226 partos de adolescentes. E, de acordo com a Secretaria Regional de Saúde, o número de gestantes menor de idade pode ter sido ainda maior. Não há como quantificar os abortos (provocados ou espontâneos) eventualmente ocorridos.
Exploração
Submetidas a uma adolescência de pobreza e até de maus-tratos físicos em casa, muitas dessas mocinhas vêem na prostituição a “libertação” e a “independência”, sem saber, na sua imaturidade, que estão adentrando em um mundo ainda mais perigoso. Algumas delas passam a ter “donos”. Um mal que atinge não apenas as adolescentes das periferias, em especial quando há envolvido o componente droga ilícita.
Entrevista
Na quarta-feira, o juiz da Vara da Infância e da Juventude estará no JM News 1ª edição (das 7h às 8h30, de segunda a sexta) para abordar o cenário uberabense e apontar as políticas públicas necessárias para minimizar tudo isso.
Reeleição
Depois de abortar a própria filiação no Novo, ao perceber que o partido definiria por apoio à Elisa, o vereador Caio Godoi já se definiu pelo PP, de Franco Cartafina. E confirma que buscará o segundo mandato.
Onde passou
Eleito na onda da renovação em 2020, ele acredita que haverá mudanças tanto na Câmara quanto no Executivo, mas não necessariamente com o surgimento de nomes novos, como ocorreu com ele, outros colegas de Câmara e até para a Prefeitura. Entende que para prefeito a disputa estará centrada em Elisa e dois candidatos de oposição, com a eleição de opositor.
Aprovação
Em razão das peculiaridades do Novo, ele não acredita que algum colega de Câmara irá para a sigla, pois há processo seletivo. Ele próprio teve de se submeter às regras e ser aprovado, mesmo com mandato de vereador. “Mas, com as imposições vistas, não duvido de mais nada” – ressalvou, sugerindo que, olhando para a gestão, nem a prefeita seria aprovada no processo seletivo, reprisando 2020.
A contragosto
Caio lamenta o rumo tomado pelo Novo de Uberaba, em uma situação que considera “patética”. Bem relacionado na sigla, o vereador diz que o Novo marchará com Elisa a contragosto. Afirma que o que se viu aqui, com a interferência de BH, foi “estelionato político, como quase todo partido opera nos bastidores”.
Vaquinha
Caio lembra que o pessoal precisou fazer “vaquinha” para bancar as despesas de reformulação do Novo em Uberaba. Ele próprio contribuiu, pois estava praticamente certa a sua filiação, que só não aconteceu em razão do impedimento de troca de partidos por detentor de mandato. Estava à espera da “janela”, que agora o levará ao PP.
Aumento
Projeção feita pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto sinaliza com 18% de aumento nas tarifas de saneamento em razão da reforma tributária. Os impostos incidentes sobre o serviço passarão de 9,25% para cerca de 27%, mas não se sabe a partir de quando.
Revisão
De qualquer forma, a Codau tem revisão de tarifa a ser feita com base nos custos do período de julho de 2023 a junho de 2024. A encarregada dos estudos é a ARISBN, agência reguladora com sede em Belo Horizonte. Na primeira revisão, em meio à crise da troca de hidrômetros, houve redução de tarifa, pois havia gordura.
Cerol
A fabricação e o uso de cerol em pipas e brinquedos semelhantes poderão ser punidos criminalmente, independente das consequências. O produto representa alto risco contra a vida e já deixou inúmeras pessoas feridas em Uberaba. A vedação ao cerol foi aprovada pela Câmara dos Deputados e ainda precisa passar pelo Senado.
Cadeia
O texto prevê para os infratores pena de 1 a 3 anos de detenção, multa de R$ 2 mil a R$ 30 mil e ainda a cassação de alvará da empresa.