Furado
Não procedem as informações segundo as quais duzentos presos já foram colocados em liberdade em Uberaba, em cumprimento de portaria do Tribunal de Justiça.
Levantamento
Acatando determinação da juíza Letícia Castelo Branco, a direção da penitenciária fez detalhado levantamento dos presos dos regimes aberto e semiaberto.
Na frente
Magistrada está analisando o documento, mas já estabeleceu que os beneficiados serão, inicialmente, aqueles que já trabalham fora do presídio durante o dia.
Para poucos
Dos 1,7 mil detentos, somente setenta estão na primeira leva em análise. E somente deixarão a penitenciária com tornozeleiras, equipamentos indisponíveis.
No aguardo
As autoridades esperam pela chegada das tornozeleiras, de instalação complicada. É um trabalho que exige especialidade técnica.
Ficha
Não irão para a prisão domiciliar aqueles que têm histórico de indisciplina no cumprimento da pena.
Bom senso
Houve recepção aos poucos visitantes que foram à penitenciária ontem, mas a partir de então isso não mais é permitido.
Desencontro
A informação da proibição decidida pela Secretaria de Justiça e Segurança, veiculada no período da tarde, quinta-feira, não havia chegado a muita gente.
E agora?
Além dos profissionais da Saúde, quem está 24h no ar e nas ruas quando é recomendado à população que fique em casa? Os homens da segurança pública.
Os próprios
Aqueles da recomposição salarial negociada e prometida em mesa de negociação, mas depois brecada em palácio.
Na esteira
No âmbito da SDS, a Guarda Municipal e Posturas têm atividades intensificadas a partir de agora para tentar fazer cumprir os decretos do chefe do Executivo.
Pior momento
Pela rede social, Piau disse à noite que passa pelo pior momento de sua vida pública ao ter de restringir a circulação de pessoas e o funcionamento de empresas.
Necessidade
“Interferir dessa forma na vida das pessoas é o que o momento exige para se evitar mortes” – disse ele ao assinar o decreto que endurece as restrições.
Jogo duro
Responderá a processo criminal, em Uberaba, quem retornar do exterior e, mesmo sem sintomas do coronavírus, não se isolar por sete dias.
Ampliado
O confinamento deve ser ampliado para 14 dias, caso essa pessoa apresente sintomas detalhados pelo Ministério da Saúde.
Contágio
Nos termos do decreto, o autor do descumprimento das normas oficiais fica sujeito a processo por propagação de doença contagiosa.
Não fecham
Entre outros estabelecimentos, não estão obrigados a fechar as portas temporariamente em Uberaba: supermercados, padarias, varejões, farmácias, comércio de água e gás.
Combustíveis
Também ficaram de fora da proibição os postos de combustíveis, a indústria da construção civil, hotéis e instituições financeiras.
Suspensos
Por determinação do Contran estão suspensos prazos de procedimentos no âmbito dos órgãos gestores de trânsit de apresentação de multa a renovação de CNH.
Indignado
Leitor se diz indignado com funcionária de uma panificadora das mais frequentadas.
Acredite!
Em época de coronavírus, ela abriu saquinho plástico molhando o dedo com saliva. Há quem o faça recorrendo aos pulmões.
Oração
Aviso aos fiéis. Líderes religiosos estão suspendendo os cultos, mas não as rezas, uma arma poderosa em qualquer língua. E que pode ser usada em casa mesmo.
Denúncias
Procon municipal já recebeu quatrocentas denúncias contra estabelecimentos comerciais no contexto do coronavírus.
Abusos
Convenhamos, realmente existem empresários que estão explorando os consumidores, elevando os preços muito acima do aceitável para o momento.
Complicou
Produtora rural tentou invadir reunião do comitê gestor de crise, na Prefeitura, e precisou ser contida. Mas, criou tanta confusão que precisou ser algemada e levada à delegacia.
Repeteco
A mulher teria feito o mesmo no dia anterior em outra cidade, desacatando o prefeito de Nova Ponte.
Coronavírus
Unimed sediou reunião – que só terminou à noite – entre autoridades, promotores, médicos, gestores de operadoras e profissionais da área da rede de assistência à saúde.
Socorro
Foram analisados os fluxos para atendimentos em situação de urgência e emergência e comitês de especialidades foram criados para o enfrentamento da pandemia.
Importante
Presidente da Unimed, o médico Wilson Adriano Abrão, sua diretoria e o infectologista Vitor Maluf reforçaram a importância da ação coordenada.
“Saber o que é correto e não fazer é falta de coragem.”
(Confúcio)