De janeiro a 8 de novembro deste ano, a Justiça Criminal em Uberaba condenou 3 mil 222 acusados de algum tipo de delito. E aos três tipos de regime para o cumprimento de pena: fechado, semiaberto e aberto. São centenas os cumpridores de penas em liberdade, submetidos à restrição de direitos e até ao uso de tornozeleira.
Oficial
O número de condenados na comarca, que inclui Uberaba (sede), Delta, Veríssimo e Campo Florido, são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Lembrando que Uberaba conta com três Varas Criminais.
Merenda
Investigação do promotor José Carlos Fernandes sobre a qualidade da merenda escolar em Uberaba vai chegando ao momento de a “onça beber água”. Controladoria Geral do Município tem colaborado com a busca da verdade por recomendação de Elisa.
Inspeção
Como era esperado, o reitor Marcelo Palmério deu o “sim” da UNIUBE ao pedido de inspeção feito pelo promotor do Patrimônio Público. Nutricionistas e universitários farão a “prova dos 9” pretendida por José Carlos, envolvendo não apenas a alimentação servida. Há outros aspectos levados em consideração.
Santuário
Mais um incidente levou a Polícia Militar ao Santuário Ecológico. Desta vez, o morador da Fazenda Zebu e cuidador dos animais exóticos lá existentes, Reginaldo de Melo Fernandes, queixou-se de novos danos em cerca do santuário que teriam sido produzidos por contratados de arrendatário das terras para o plantio de cana.
Frequente
Reginaldo ainda disse aos PMs que danos desse tipo acontecem todos os anos, por ocasião da colheita de cana, sem que o arrendatário pague pelos prejuízos. Diante de todas as afirmações, os militares entraram em contato com o próprio José Humberto da Silva.
Dono
Consta do REDS que José Humberto se identificou como dono das terras (Fazenda Zebu), alvo de disputas judiciais. Mas, que, apesar da judicialização, o Ministério Público e o IBAMA confiarão a ele a guarda dos animais exóticos. E que, se a decisão for pela manutenção dos animais na propriedade, ele os castrará.
Defesa
Está também no REDS que José Humberto se defendeu da acusação de Reginaldo, quanto aos danos na cerca do santuário. Quando eventualmente isso ocorre, nas palavras dele, ela repara os estragos.
Poderoso
Em bem-humorada e esclarecedora entrevista (sob alguns aspectos) ao “Pingo do J”, o secretário Celso Neto disse que acompanhou a realização do concurso público da Educação na Escola Santa Maria. E até conseguiu, segundo ele, tirar a ansiedade explícita de uma candidata ao conversar com ela.
Foi aula
Professora universitária que se referiu a Guido Bilharinho como “um advogado que se diz historiador” deveria ter ouvido a entrevista dele, 4ª feira, também no “Pingo” (JM). Além de dar uma verdadeira e respeitosa aula de história, o mestre ofereceu a mão à palmatória.
Mea culpa
Não escondeu ter o seu escritório participado, de alguma forma, da elaboração da lei de 2008 sobre o patrimônio histórico em Uberaba. E frisou que os tempos eram outros; a discussão sobre o tema era fato novo determinado aos municípios. Sinceridade a toda prova.
Provincianismo
Citado vez ou outra em razão de a lei questionada ter nascido em sua gestão como prefeito, Anderson foi incisivo ao rebater um dos críticos diretamente para ele. Frisou que o posicionamento do interlocutor é de pessoa provinciana e não viajada.
Esvaziamento
Segundo Anderson, o esvaziamento e a degradação de centros de cidades é um fenômeno nacional. “O povo foi para as periferias e os ricos para os condomínios” – disse ele, ressaltando que, na ausência de uma lei de preservação, a sua gestão teve a coragem de produzir uma (essa de 2008).
Excesso
O ex-prefeito se colocou à disposição para discutir o texto e, se houve algum excesso de sua parte na produção da lei, ele será o primeiro a dar o próprio testemunho de que há necessidade de mudança. Comentários feitos dias antes da audiência pública de 4ª feira.
Sem multa
Aprovado pela Câmara projeto oriundo do Senado eliminando a multa da Justiça existente para advogado que abandona processo penal sem comunicação prévia. Como houve alteração no texto do Senado, o PL voltará àquela Casa. A multa a ser extirpada da legislação é de 10 a 100 salários mínimos.
Recurso
Condenado na segunda-feira a 13 anos e 6 meses de prisão sob acusação de assassinato, Wellington Luiz dos Santos apresentará recurso ao Tribunal de Justiça. O criminalista Leuces Teixeira, que assumiu o caso um mês antes do julgamento, voltará a defender a inocência do seu cliente.
Confissão
Diz ele que o outro condenado no mesmo julgamento confessou, em meio à sessão do Tribunal do Júri, ter sido o autor do crime.
Bate boca
E nesta 5ª feira foi dia de Leuces Teixeira bater boca com o delegado federal Mário Veloso, que foi regional em Uberaba e agora está em Ipatinga. O desentendimento ocorreu durante audiência por videoconferência, em que o policial ouvia ruralista de Santa Juliana, investigado no inquérito do 8 de janeiro.
O motivo
Na quebra do sigilo bancário de investigado de Araxá por contratação de ônibus para levar manifestantes a Brasília teria sido encontrado pagamento de R$ 200 feito a ele pelo santa-julianense. O depoente admitiu o contato, mas que foi simplesmente para comprar um boné e uma bandeira do Brasil.
Imbróglio
Leuces conta que o delegado teria sorrido durante explicações do seu cliente, o que considerou desrespeitoso. O criminalista disse a Mário Veloso que poderia encerrar o depoimento, pois o seu cliente não falaria mais nada a partir daquele momento. E assim foi feito.
Acontece...
Sem entrar em detalhes sobre o ocorrido, o ex-delegado regional da PF em Uberaba, ouvido por FALANDO SÉRIO, disse que atritos acontecem entre advogado e autoridade policial quando estão em lados opostos. E que toda a audiência está gravada.
Atestado
Maridos acusados de violência doméstica têm recorrido a atestados de “surto psicótico”, com internação, para evitar a prisão em flagrante alicerçada na lei Maria da Penha.
Lavagem
Investigações que levaram à Operação “Contra-Ataque”, deflagrada pela FICCO na 4ª feira, sinalizam que alguns dos presos responderão também por lavagem de dinheiro, e não apenas por tráfico de drogas. “Laranjas” foram identificados.
Conferindo
Denúncia do ativista política Rodney Lemes, que, de trena na mão, aferiu a espessura de 1,5 cm em recente recapeamento da rua dos Cravos, no Bairro de Lourdes, como relatou a coluna na edição da 4ª feira, levou servidores da Prefeitura ao local nesta 5ª feira. Acompanhados pela GCM, eles foram conferir o dado.
Em detalhes
No início da noite, a SeCom divulgou que o próprio secretário da Sesurb esteve no Bairro de Lourdes para uma aferição dos serviços. Na matéria, que não faz referência à rua dos Cravos, coronel Antônio relata em detalhes como se dá a fiscalização rotineira ao trabalho da empresa contratada para a execução do recapeamento.
Aprovado
A SeCom também usa a aposentada Maria Inês da Silva Albuquerque, moradora há 26 anos do Bairro de Lourdes, como convidada para acompanhar a qualidade do asfalto.
E a nota é encerrada com afirmação da cidadã de que é “serviço de qualidade. Passou no teste”.
Castração
Mutirão de castração promovido pela vereadora Denise Max já atendeu a quase setecentos animais. Somente nesta 5ª feira foram castrados cento e sete cães e gatos. Conta Denise ter recebido do Executivo, dias atrás, oferta para que indicasse nome para ocupar a chefia da Superintendência de Polícia Animal. “Não quero esse Titanic” – respondeu.
E agora?
Com o Patriota/Uberaba confiado a ela, Denise não foi pega de surpresa com a aprovação pelo TSE, nesta 5ª feira, da fusão do seu partido com o PTB, em que está filiado o pastor Eloísio. Isso era esperado desde outubro do ano passado, quando, em convenção nacional, as lideranças nacionais das duas siglas se entenderam. A fusão dá origem ao Partido Renovação Democrática.