FALANDO SÉRIO

Justiça condena três homens a mais de 280 anos de prisão

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 20/02/2026 às 21:03Atualizado em 21/02/2026 às 18:30
Compartilhar

Três homens (dois deles irmãos), acusados de roubos majorados e latrocínios tentados foram condenados a mais de 290 anos de prisão pelo juiz Gustavo Moreira, da 2ª Vara Criminal de Uberaba. Os crimes ocorreram em 25 de junho de 2025, na rua Rui Mesquita (Vila Raquel).

Dinâmica
Conta a sentença que os três acusados, depois de um deles programar encontro com uma das vítimas, adentraram o imóvel, que abrigaria uma casa noturna, e renderam as pessoas que lá estavam. Durante cerca de 24 minutos, as vítimas ficaram sob a mira de armas de fogo e amarradas.

Ao vivo
Alertada por uma das vítimas, a dona da casa constatou por câmera de monitoramento o que ocorria. E imediatamente entrou em contato com a Polícia Militar. De início, uma viatura foi direcionada ao imóvel. Nela estavam três PMs, que iniciaram a perseguição aos assaltantes, àquela altura já em fuga.

Feridos
Os acusados, ocupando uma moto, atiraram contra os policiais, atingindo a viatura. O motorista perdeu o controle de direção e houve capotamento. Todos os PMs ficaram feridos, um deles em estado mais grave (traumatismo craniano, edema cerebral e fraturas).

Culpados
Com prisão preventiva decretada, os três investigados foram considerados culpados em manifestação do Ministério Público e sentença do juiz Gustavo Moreira. As defesas pediram absolvição, alegando falta de provas contra os acusados.

Penalidades
A menor pena coube a Marcelo Ormindo dos Santos: 46 anos e 8 meses. Lucas Henrique Ribeiro de Giovanni foi condenado a 141 anos e 4 meses, e seu irmão, Fagner Vinícios Ribeiro de Giovanni, a 106 anos. Todos eles podem recorrer, mas não em liberdade, segundo a sentença.

Audiência
Na próxima semana, os empresários Eurípedes Carvalho e Tânia Maria estarão diante do juiz Marco Antônio, da 1ª Vara Criminal. Terá início na terça-feira a audiência de instrução e julgamento do casal, acusado da prática de golpe em dezenas de clientes da empresa Móveis Basílio.

Demorada
Audiência promete ser das mais demoradas, em razão do número de pessoas a serem ouvidas. Estão relacionadas cinquenta e cinco vítimas, muitas delas de outras cidades, e inúmeras testemunhas da defesa e do Ministério Público.

Não vingou
Antes de programar a audiência, o titular da 1ª Vara Criminal recusou petição da defesa para que a denúncia da promotoria não fosse aceita. O inquérito que apurou os delitos foi presidido pelo delegado Eduardo Garcia.

Interrogatório
Na Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil a semana também será de muito trabalho. Uma das investigações em curso é contra vereador e ele terá de comparecer à RISP para ser ouvido oficialmente.

Motivação
Vereador é suspeito de exercer tráfico de influência, em investigação a que está submetida, também na condição de suspeita, uma ex-diretora de creche comunitária. A expectativa do delegado é ouvir todas as pessoas que tiverem relação com o caso em apenas uma semana, o que sinaliza relatório final para março.

Tarifa
Uberaba tem apenas a 16ª tarifa de água comercial mais barata dentre os trinta e cinco municípios mineiros que aderiram à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico. Nenhuma empresa recorreu a reajuste de tarifa em 2026. Em Uberaba, a sinalização é de correção de 17%.

Industrial
Em todo o Estado, somente seis cidades cobram valores menores que Uberaba na chamada tarifa industrial. Na categoria social, os valores praticados por Uberaba estão entre os 19 maiores.

Caça-fantasmas
Câmara Municipal requisitou e recebeu da Polícia Civil cópia do relatório completo do inquérito batizado “Caça-Fantasmas”. Ao concluir pela existência de irregularidades, o presidente da investigação não fez qualquer sugestão de providências a serem tomadas pelo Legislativo.

Identificação
Sem divulgar aos cidadãos os lugares que são, a Secretaria de Saúde apresentou aos agentes comunitários, enfermeiros e gerentes de Unidades de Saúde o Estudo de Vulnerabilidade Respiratória do município. Dados facilitarão o planejamento de ações de prevenção, incluindo monitoramento dessas regiões.

Posse
Programada para segunda-feira, no Tribunal de Contas de Minas, a posse simbólica da nova diretoria do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais, presidido pela uberabense Júnia Cecília, controladora geral da Prefeitura.

Condenação
Pelo furto de trinta e seis caixas de carnes nobres estocadas em rancho do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado, no Rio de Janeiro, um aspirante a oficial e um cabo foram condenados pela Justiça Militar. Furto ocorreu em 2019. Oficial pegou 5 anos e 4 meses de prisão e o cabo, 3 anos. Penas mantidas pelo STM.

Covid
De sessenta e quatro pacientes testados na semana passada, em unidades de saúde de Uberaba, 12 estavam positivos. Município completou 132 mil 142 contaminados desde o 1º caso de Covid registrado na cidade em 2020.

Insegurança
Persistem as reclamações contra a insegurança reinante no terminal rodoviário. A abordagem a passageiros por moradores de rua é constante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por