Abacaxi
A Polícia Judiciária inicia o ano com outro “abacaxi” nas mãos: as armas apreendidas que não figuram em inquéritos de crimes dolosos contra a vida.
Depósito
No mês passado, o Tribunal de Justiça de Minas aprovou resolução dizendo que a guarda dessas armas deve ser feita pela própria autoridade responsável pela apreensão.
Ao pé da letra
Como a “autoridade policial”, ao pé da letra, é o delegado, a responsabilidade fica com a PC, que, em Uberaba, não tem depósito para isso.
Imbróglio
A Polícia Civil se apega à lei para dizer que sua obrigação é entregar o inquérito e a arma eventualmente apreendida ao Judiciário. E resolução não é superior à lei.
Drogas
Esse tipo de problema já é enfrentado pela Polícia Civil em relação às drogas, que não ficam armazenadas no fórum.
Segurança
O TJ alega necessidade de “segurança dos servidores e demais frequentadores” para tirar as armas das suas representações.
Inversão
Diz policial que o Brasil convive há anos com resoluções e portarias passando por cima da lei, o que representa um “legislativo paralelo”.
Decepção
Filiados do PEN em Uberaba se confessam decepcionados com Jair Bolsonaro, que optou pelo PSL depois de ter “segurado” a sigla por vários meses.
Papelão
A pedido de Bolsonaro, o PEN mudou o nome, promoveu alterações em seu estatuto e entregou o comando de mais de vinte diretórios para o grupo do deputado.
Cirurgia
Médico Constantino Calapodopulos foi submetido a cateterismo e passou o fim de semana em UTI.
Pois é!
Governador Pimentel argumentou que a lei contrariaria o interesse público para vetar a proibição do uso de celular em salas de aulas.
Obrigação
Para a Secretaria de Estado da Educação, o professor deve encontrar meios para lidar com os avanços tecnológicos.
Economia
Estado resolveu economizar desativando o projeto Fica Vivo em Uberaba e os indicadores das consequências atestam o erro da iniciativa.
Incoerência
Encerrou o projeto aqui, em 2014, mesmo a Prefeitura pagando as despesas com o imóvel que o abrigava no bairro Abadia, mas o abriu em outras cidades.
Sem atitude
Cobrança da Unimed para servidores da Prefeitura continua chegando com atraso pelos Correios, impondo encargos extras aos contratantes do plano de saúde.
Demais
Somente no sábado é que um deles recebeu a futura vencida em 20 de dezembro. A multa é de R$ 2,27 por dia de atraso.
Custos
Os salários, as verbas indenizatórias e o auxílio-moradia dos 77 deputados estaduais custam R$ 4,3 milhões mensais aos contribuintes mineiros.
Estrutura
A essa despesa somam-se os custos com a manutenção de toda a estrutura da Assembleia Legislativa colocada à disposição dos parlamentares.
Aprovação
No ano passado, um único Centro de Formação de Condutores de Uberaba (Rezende) aprovou mais de 30% de seus candidatos à CNH na categoria B.
Baixo índice
Todas as demais autoescolas aprovaram abaixo dos 30% e o mais baixo rendimento ficou em 14,3%, segundo o Detran.
Lista é grande
Nove outras ficaram abaixo dos 20% de aprovados.
Motociclistas
Entre os candidatos à CNH A, o melhor índice de aprovação foi obtido pelo CFC Medalha Milagrosa com 73,8%.
Acima
Um único CFC não aprovou mais de 50% dos seus inscritos.
Legislação
O índice de aprovados nos exames de legislação supera os 60% na maioria absoluta das autoescolas.
Sempre assim
Pagamento do IPVA parcelado no cartão de crédito poderá ser feito já, mas apenas em Belo Horizonte. O Detran não tem calendário de ativação do serviço para o interior.
Nome social
Se a CCJ da Câmara Federal aprovar, irá ao Senado o projeto que permitirá o uso do nome social também em documento de identidade.
Popular
Como “nome social” entende-se aquele pelo qual a pessoa é conhecida ou que usa profissionalmente.
Culpado
Novo diretor do Detran mineiro culpa o órgão pelo fato de ter acumulado 120 pontos por infrações de trânsito em sua CNH, entre 2014 e 2017.
Notificação
Delegado César Augusto Monteiro alega não ter sido notificado das infrações, o que impossibilitou sua defesa. E também não respondeu a processo de suspensão da CNH.
Protestos
Em Uberaba e Uberlândia houve protestos em postos de gasolina no fim de semana. É crescente a indignação com os preços dos combustíveis.